Faculdade de medicina e psicologia a distância. Existe?

Existe mesmo faculdade de medicina a distância? E o curso psicologia na modalidade EAD já pode ser feita no Brasil? Veja as respostas para essas perguntas no artigo a seguir.

Home » Educação

A educação superior no Brasil foi tradicionalmente presencial, talvez ainda seja e até acredito que dificilmente deixará de ser. Contudo, não podemos deixar de considerar os enormes avanços que a educação a distância tem alcançado neste país. Localidades remotas, pessoas com maior idade e centenas de municípios brasileiros que não tinham universidades presenciais em suas localidades tem sido os mais beneficiados com o advento da educação a distância, também reconhecido pela sigla EAD.

Mas é possível fazer qualquer curso superior pela modalidade EAD? Seria possível fazer medicina ou psicologia, por exemplo, a distância?

Embora eu já conhecesse a resposta, resolvi certificar em uma fonte mais confiável, estou falando do Ministério da Educação. Vejam o print da tela que fiz do catálogo de cursos superiores do MEC quando consultei pelo curso de psicologia a distância.

curso medicina psicologia a distancia

Depois repeti a consulta para o curso de medicina e o resultado foi semelhante a este, ou seja, não existe curso superior de medicina a distância, nem de psicologia.

Por que não existe?

Poderíamos encerrar o assunto por aqui, afinal se o MEC falou que não existe é por que não existe mesmo. Mas sempre que ouvimos um não, a pergunta que vem a seguir quase que automaticamente é por quê?

No passado questionei isso em uma universidade particular que oferece cursos a distância e baseado na resposta que obtive e outros conhecimentos sobre educação a distância, posso concluir que há alguns motivos pelos quais dificilmente você verá um curso de medicina a distância.

Conceito lógico

Pense um pouquinho e você verá que um curso de medicina não teria como ser feito a distância, visto que exige muita prática laboratorial, experimental, entre outros. Tais atividades precisam ser feitas presenciais e com supervisão em muitos casos. Então não é uma coisa tão simples assim. Psicologia é um pouco diferente, mas ainda assim segue de certa forma o mesmo caminho da medicina, neste sentido.

Resistência dos conselhos

Outro ponto a considerar é que tanto medicina como psicologia são profissões regulamentadas por lei e tem os seus respectivos conselhos, a saber: CRM – Conselho Regional de Medicina e o CFP – Conselho Federal de Psicologia. Esses conselhos que são formados pelos profissionais já atuantes em suas áreas podem atuar de forma favorável a criação de cursos superiores a distância em suas áreas ou pode se posicionar de forma contrária. O Conselho de Serviço Social, por exemplo, tem se posicionado de forma contrária ao curso de serviço social a distância, embora o MEC o tenha autorizado e sustentado ele na modalidade EAD.

Dificuldade legal

Por fim existiria a questão legal que sinceramente não tenho nenhum parecer por não ter muito conhecido deste assunto. Mas seguindo um caminho lógico já apontado acima, para o Ministério da Educação autorizar um curso EAD é necessário algumas garantias de que é possível fazer este curso a distância, que haja instrumentos para a avaliação do aluno de forma a garantir que este aluno tenha condições de exercer a profissão com o conhecimento, práticas e habilidades necessárias. Então, para alguns cursos fica difícil imaginar como isto poderia ser feito.

Conclusão

Eu disse que seria difícil ver um curso de medicina a distância, mas isto não é impossível. Primeiro que já existem ações de educação a distância nessa área, com pode ser visto no vídeo abaixo, segundo que o curso de direito a distância, por exemplo, já está autorizado pelo MEC e foi de certa forma uma grande surpresa para mim, pois imaginava que isto não aconteceria tão cedo. Quem viver verá.

Telemedicina

Um exemplo interessante e inusitado ocorreu em 2020 por ocasião da pandemia do coronavírus que afetou de maneira muito intensa todo o planeta, em especial o Brasil. Diante da situação de profunda anormalidade por conta da necessidade de praticar o distanciamento social e o isolamento social, muitas coisas foram alteradas a fim de que as pessoas pudessem ter acessos a serviços sem precisar sair de casa.

Aulas remotas, intensificação do uso do delivery e inclusive o uso da telemedicina que foi regulada por uma portaria do Ministério da Saúde que permitiu, ainda que em caráter temporário, o uso da telemedicina onde médicos e pacientes não precisassem estar presencialmente um com o outro.

Assim e tendo este exemplo com um marco importante, podemos acreditar em mudanças bem significativas no casamento entre área da saúde e aprendizado a distância, isto graças aos enormes avanços na área de tecnologia da informação, que permite cada vez mais a interação de maneira muito assertiva e os constantes desafios que o país enfrenta para levar atendimento de saúde a todos os brasileiros.

Quem viver verá!

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.