Como calcular o IMC – Índice de Massa Corporal e o Metro Quadrado

Como é feito o cálculo do metro quadro ou de áreas e espaços retangulares? Qual a fórmula para calcular o IMC e verificar se uma pessoa está acima, abaixo ou com o peso ideal. IMC ou Índice de Massa Corporal é muito usado para determinar se a pessoa está acima do seu peso ideal, se está abaixo dele ou está dentro da faixa que é considerada normal.

Home » Cidadania

Neste artigo irei mostrar como é feito para calcular o IMC – Índice de Massa Corporal que mostra se uma pessoa está como o peso ideal. Mostrarei ainda como é feito o cálculo do metro quadrado, áreas, objetos e outros espaços retangulares. E para aqueles que não querem fazer o cálculo, criei uma ferramenta que irá calcular seu IMC, bastando informar seu peso e altura.

IMC – Índice de Massa Corporal

O IMC ou índice de Massa Corporal é encontrado através de uma fórmula matemática que leva em consideração o peso e a altura de uma pessoa e é usado para determinar se essa pessoa está magra, obesa ou no peso ideal. Esta conclusão é feita considerando o resultado do cálculo e submetendo este resultado a uma tabela fixa de valores.

O IMC é sigla de índice de Massa Corporal, é usado pela Organização Mundial da Saúde para medir se uma pessoa está no peso ideal, acima ou abaixo do peso. Para encontrar o IMC de uma pessoa basta dividir o peso pela altura quadrada, isto altura x altura. Veja o exemplo abaixo:

  • Peso: 68 kg
  • Altura: 1,70 m

Usando os valores acima, o IMC seria encontrado desta forma:

68 / (1,70 x 1,70) = 23,52

O IMC encontrado foi de 23,52. Mas o que isto significa? Uma vez encontrado o IMC, basta verificar na tabela abaixo em qual faixa você está:

IMCClassificação
Abaixo de 18,5Abaixo do peso
De 18,6 até 24,9Peso ideal
De 25 a 29,9Sobrepeso
De 30 a 34,9Obesidade
De 35 a 39,9Obesidade severa
Acima de 40Obesidade mórbida

Resumindo temos

A fórmula do cálculo do IMC é a seguinte: Peso / (altura x altura) = IMC

Exemplo:

Imagine uma pessoa com 68kg e com 1,66 metros de altura. Neste caso a fórmula ficaria assim: 68 / (1,66*1,66) = 24,67 de IMC.

Agora que temos o valor do IMC basta comparar com os valores disponíveis em uma tabela fixa que leva em consideração o seguinte:

Uma pessoa com valor abaixo de 18,5 é considerada magra e quanto mais baixo o valor, maior será o índice de magreza.

Uma pessoa com um valor entre 18,5 e 25 é considerada com peso ideal ou normal.

Uma pessoa com valor acima de 25 é considerada obesa e quanto mais alto o valor, maior será o índice de obesidade.

Calcule Aqui seu IMC

Para calcular seu IMC, informe seu peso em kg e sua altura, depois clique no botão calcular IMC.

Limitações e observações

O IMC como visto acima não deve ser usado para crianças, já que neste caso os médicos usam também a idade da criança para ajudar a avaliar se ela está com o peso ideal. Pessoas de idade também recebe classificação diferenciada.

Metro Quadrado

Outra possível dificuldade que algumas pessoas possam encontrar é com o metro quadrado ou com medidas quem envolva o cálculo de metragens, seja de áreas como terrenos ou cômodos de uma casa, tamanho de um móvel, entre outros.

O metro quadro é definido por uma área com largura e comprimento de 1 metro cada, ou seja, 1 metro de largura e 1 metro de comprimento. Veja o exemplo abaixo:

Como calcular o Metro Quadrado

Mas quando você precisa descobrir qual a metragem quadrada de uma área, espaço ou objeto maior, basta multiplicar a largura pelo comprimento. No exemplo abaixo a área tem 5 metros quadrados, pois tem 2 metros de altura e 3 metros de comprimento.

Como calcular o Metro Quadrado de áreas

O cálculo de metro quadrado é importante em muitas situações, mas é na construção civil que ele ganha muita força, sendo um item importantíssimo para a determinação do tamanho de uma casa, uma vez que esta será a soma dos tamanhos de seus cômodos.

Mas esse cálculo vai muito além do tamanho de cômodos, já que ele pode ser usado em outras aplicações. Um bom exemplo é o caso de você dimensionar o ar condicionado, já que cada aparelho atende a espaços definidos, sendo que a fórmula é mais ou menos assim:

Quantidade de BTUs = 600 x tamanho do ambiente

Se um quarto tem 20 metros quadrados, então teríamos: 20 x 600 = 12.000 BTUs

Como calcular metro quadrado e metro cúbico?

Em construção civil e em outras áreas é muito comum o uso do metro quadrado que pode ser usado para calcular diversos tipos de áreas. O metro cúbico é usado para calcular volumes e também é amplamente usado, mas como fazer esses cálculos na prática?

O metro quadrado m/2 é usado não só na construção civil, mas em diversos segmentos da sociedade. A forma de calcular é muito simples, bastando apenas considerar a largura e o comprimento da área em que deseja obter a metragem quadrada. Uma vez que você tem esses valores, basta multiplicar um pelo outro para encontrar o resultado final.

Exemplo: Uma sala mede 5 metros de comprimento e 3 de largura. Multiplicando 5 por 3 chegaremos a 15 metros quadrados.

Assim você poderá usar o mesmo método para medir um terreno, uma casa, uma mesa e outros objetos ou áreas.

O metro cúbico segue o mesmo princípio descrito acima, com a diferença que aqui é necessário incluir a altura da área ou objeto em que se deseja obter a medida. Ele é usado para medidas de volumes que pode ser líquido ou sólido. Para entendermos melhor vamos considerar o exemplo de uma caixa com as seguintes medidas:

  • 3 metros de comprimento
  • 2 metros de largura
  • 1,5 metros de altura

Para encontrarmos o metro cúbico devemos multiplicar os três valores acima. 3 * 2 * 1,5 = 9 metros cúbicos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.