Resumo crítico do filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin

Veja a análise e trailler de um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin: Tempos modernos. Qual foi o assunto do filme e que mensagem ele passa para nós hoje. Veja um vídeo com o trailer do filme e uma crítica que faço a ele.

Home » Cidadania

Na época da faculdade é comum precisarmos fazer a chamada as atividades complementares que são aquelas extra classe e que compreende participar de atividades culturais, teatros, cinemas, feiras, dentre outros eventos de natureza diversa. A ideia é que essas atividades complementares irão agregar conhecimento e enriquecer a aprendizagem.

Na minha época de faculdade, eu assisti alguns filmes e fiz um resumo crítico de cada um deles. Apesar de fazer um pouco de tempo, os filmes não perdem a validade e portanto resumo crítico abaixo do filme Tempos Modernos ainda é válido para aqueles que pretende entender melhor o que é o filme do Charles Chaplin.

Resumo crítico:

Tempos modernos é um filme antigo, com uma linguagem antiga, mas trata de um tema muito atual para a época do filme. Embora não tenha nenhuma produção, o filme conta com recursos disponíveis na época para retratar um tema da época.

O filme mostra no início um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a desenvolver uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e consigo mesmo.

Esses distúrbios o leva ao hospital onde depois de um tempo de tratamento ele se considera apto para retomar a vida. Mas não é isso que acontece, contando com uma série de fatores contrários ele acaba se envolvendo com o que não queria e vai preso. Depois de um tempo preso ele consegue a liberdade e a possibilidade de retomar, mas mais uma vez cria problemas contando sempre com sua natureza para a confusão.

Por fim, ele acaba se envolvendo com uma jovem de um caráter comprometido e seduzido por ela tem o seu próprio caráter também comprometido. Os dos terminam sem nada.

A mensagem do filme Tempos Modernos é um pouco obscura, mas creio que ela retrata os problemas causados pela pressão que cada pessoa sobre nas organizações. Se observado por este lado, o filme torna-se atual e embora vivamos a era da informação, da tecnologia e comunicação, a pressão pelo resultado parece não ter mudado muito desde que o filme foi lançado.

Um aspecto muito negativo do filme é que assim como ocorre em outras produções há uma apologia ao crime e isso quase passa como uma coisa normal e perfeitamente aplicável em situações de dificuldades. Acho que esse é um ponto a analisar com cuidado, especialmente se você pretende usar o filme em empresas, áreas motivacionais ou para fins pedagógicos. Não deixe de apontar este aspecto, caso o seu público não o perceba.

É um filme pouco empolgante e demasiadamente cansativo. Tive de usá-lo como atividade complementar na faculdade. Acho que muita gente faz isso, pois é um filme que dá para extrair diversas lições dele, especialmente  nas áreas administrativas, gestão de pessoas e correlatas.

Veja abaixo o trailler/introdução do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin:

Algumas informações complementares:

O filme Tempos Modernos é de 1936

O nome completo de Charles Chaplin é Charles Spencer Chaplin.

Ele nasceu em 16 de abril de 1889 e Londres na Inglaterra e morreu em 25 de dezembro de 1977 em Corsier-sur-Vevey, um município da Suíça.

Além de ator, Chaplin foi também diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico.

Seus principais filmes foram

  • O Imigrante
  • O Garoto
  • Em Busca do Ouro
  • O Circo
  • Luzes da Cidade
  • Tempos Modernos
  • O Grande Ditador
  • Luzes da Ribalta
  • Um Rei em Nova Iorque
  • A Condessa de Hong Kong.

Entre as controvérsias estão o fato de ele não ter alistado no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial, embora tenha se apresentado e foi recusado por sua estatura e baixo peso. Além disso, houve propagandas nazistas que o retratavam como de ascendência judaica (algo complicado para a época nos países europeus). Por fim, seus biógrafos atribuem a ele outra controvérsia que era o fato de sentir atração por mulheres mais novas.

Com informações de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.