3 perguntas sobre comunicação, internet e redes sociais

A internet é um meio de comunicação e mesmo não sendo criada para este fim, adaptou-se como meio de comunicação como a conhecemos. Veremos neste artigo três perguntas e suas respectivas respostas.

As redes sociais como o Facebook, Twitter e outras são muito usados pelas pessoas para relacionar-se com as pessoas, mas nas empresas elas nem sempre são bem-vindas. É verdade que este cenário muda com bastante frequência, pois é sabido tanto a internet como suas diversas aplicações já fazem parte da vida das pessoas.

Mas será que existe alguma importância das redes sociais também nas empresas? Veremos mais a fundo este importante tema.

1 - O que é a comunicação pela internet?

Fui convidado para ministrar uma aula sobre internet e comunicação pela internet para uma turma do curso de rádio no Senac. A aula foi fundamentada na ideia da internet como meio de comunicação, sua influência na sociedade atual, bem como as mudanças de comportamentos dos indivíduos perante a esta nova forma de comunicação e relacionamento entre as pessoas. Os principais tópicos que abordei foram:

• Informação livre

A internet nasceu para ser livre. Ela é o que é porque é livre. A informação também é livre, na verdade, a informação é livre por natureza, mas por muito tempo ela não estava acessível a todos. A internet acabou com isso. Hoje qualquer pessoa pode ter acesso a qualquer tipo de informação. A Wikipedia é um exemplo disso. Ela é a maior enciclopédia do mundo.

• Sem geografia

A geografia sempre foi uma barreira muito grande para o homem. Ouvi um palestrante dizer que no passado as pessoas iam a Nova Iorque para estar na frente, buscar as novidades. Hoje, isso não faz mais sentido, Nova Iorque está na mesma distância que o site da loja da esquina.

• Novos modelos de trabalho

Pessoas trabalham pela internet ou usam a internet como ferramenta de trabalho. Pela internet posso estar aqui no Brasil e trabalhar para uma empresa que está em Londres, Jacarta ou Moscou. Um dos modelos de trabalha que tende a crescer muito é o Home Office, onde as pessoas trabalham em casa para empresas em qualquer lugar do mundo.

A pandemia do Coronavírus em 2020-2022 impulsionou muito o trabalho remoto ou home office, como é também conhecido.

• Novo modelo de escola

A escola ainda não descobriu todo o potencial da internet para a educação, mas alguns sinais já são positivos. Blogs, e-mails e redes sociais estimulam a leitura e a escrita. Embora a leitura não seja muito profunda, arrisco a dizer que no Brasil nunca se leu tanto como agora. Isto é muito positivo para a educação.

• O indivíduo passou a ser participante e não expectador

Na comunicação do passado, os indivíduos eram apenas expectadores e imóveis diante de uma notícia no rádio, na TV, jornal ou revista. Pouco ou nada poderia ser feito. Com a internet, a comunicação passou a ser interativa, isto é, dupla. Da mesma forma que recebemos uma mensagem, temos a opção de participar, discutir, opinar e em muitos casos decidir sobre um tema proposto. Não é à toa que a internet atrai tanto as pessoas. Isso também é o resultado da internet livre e informação livre.

• Criou uma euforia pelo consumo digital

Tudo isso, trouxe também uma euforia pelo consumo digital. Compras, informação, comunicação e uma necessidade de estar sempre informado são algumas características que encontramos facilmente nas pessoas atualmente. Minha conclusão é que a internet contribuiu muito para a comunicação e muito ainda fará. As pessoas estão sempre buscando novas formas de usar a internet e tudo isso vai mudando aos poucos a maneira de relacionarmos com as pessoas, sempre encurtando mais as distâncias.

2 - Qual a importância redes sociais nas empresas e na comunicação?

A comunicação não é mais a mesma depois das redes sociais, pois estas mudaram muito a maneira das pessoas se comunicarem e também as organizações como um todo. Desta forma é possível determinar que a importância das redes sociais na comunicação das empresas tornou fundamental em muitos casos, embora existam muitos que olham com certo receito para esta “novidade”.

Na empresa e para a empresa

Precisamos saber diferenciar o uso das redes sociais nas empresas e pela empresa. O primeiro caso diz respeito ao uso das redes sociais pelos colaboradores de uma empresa no ambiente interno ou até mesmo fora dele. Neste caso a situação nem sempre é bem recebido e em muitos casos o uso de Facebook, Twitter, Instagram, dentre outros. Pode até existir situações em que eles são na verdade bloqueados e seu uso interno dentro das empresas não é permitido. Em outros casos existem até recomendações de como funcionários e colaboradores poderiam usar as redes sociais mesmo fora das empresas, como acontece no caso de celebridades ou pessoas que têm uma forte ligação com as empresas

Já o uso das redes sociais pelas empresas tem como forte argumento o apelo de marketing e o uso dessas no relacionamento com clientes e possíveis clientes. Contudo existem muitas dificuldades em boa parte das empresas em encontrar um caminho para estabelecer a melhor forma de comunicação, embora muitos saibam a importância desses canais de comunicação e as mudanças que as redes sociais têm provocado na comunicação entre clientes e empresas.

A conclusão é que elas são importantes tanto para a empresa como para as pessoas que trabalham na lá e portanto encontrar o meio termo entre usar e usar com sabedoria talvez seja o grande desafio das pessoas e gestores.

3 - A comunicação pela internet, como nas redes sociais é um fenômeno passageiro?

Não acredito que seja um evento temporário. Se analisarmos bem, a transformação que a internet trouxe é profunda demais para pensarmos que ela desaparecerá e que as pessoas adotarão outras formas de se comunicar.

As empresas foram muito beneficiadas com mais eficácia nas comunicações com clientes, fornecedores e parceiros, bem como, bem mais barato.

As pessoas igualmente perceberam isso e exploram o máximo que redes sociais aplicativos sociais têm a oferecer em termos de comunicação.

Podemos sim esperar mudanças e adaptações ao longo do tempo. Isto é normal e tende a ir se ajustando na medida em que as pessoas vão descobrindo novas maneiras de usar tais recursos.

Quem viver, verá.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.