Curso técnico de enfermagem ou radiologia? Qual é melhor?

Entre fazer um curso técnico de enfermagem ou radiologia, qual deles é melhor? Como saber a melhor maneira de proceder na escolha entre esses cursos?

Home Educação

Fazer um curso técnico é sempre uma boa escolha. Porque, requer menor investimento, menor tempo para conclusão e as expectativas do mercado estão sempre crescendo.

Em pesquisa do IBOPE, contratada pela FIESP, os cursos técnicos na área de saúde têm crescido bastante. Portanto, se você tem afinidade com algumas dessas áreas, não perca tempo. Procure o curso mais próximo de você que ofereça condições que mais estejam afinadas com seus interesses e condições.

Escolher o curso técnico que uma pessoa irá fazer é algo realmente bastante complicado e muitos fatores podem ser considerados antes de se tomar a decisão pelo curso certo. A escolha entre radiologia e enfermagem certamente não é diferente e pode causar dúvidas em diversas pessoas sobre qual deles é a melhor opção para a formação técnica. Abaixo mostraremos algumas informações que podem ser úteis na escolha o melhor curso técnico a fazer.

Diferenças da profissão de radiologia e enfermagem

Acredito que o primeiro ponto a ser considerado e você analisar a profissão e não necessariamente o curso em si, afinal depois do curso terminar você irá trabalhar na área portanto conhecer como é cada uma das profissões já é o primeiro passo para você escolher o curso certo. O profissional de radiologia trabalha com imagens radiológicas ou raio x e portanto tem uma atuação bastante específica, embora existam várias aplicações dentro desta área. Já o profissional de enfermagem trabalha diretamente com o cuidado de pessoas doentes, auxilia médicos que profissionais de saúde no tratamento de doentes, faz triagem e acompanhamento de pessoas doentes, entre outros. Acredito que a enfermagem tenha um campo em um pouco mais amplo para se trabalhar, enquanto que a radiologia parece ser um pouco mais específica e mais bem definido no mercado de trabalho. Mas como eu não sou um profissional de nenhuma dessas áreas, esta é apenas a minha opinião é o meu ponto de vista.

Mercado de trabalho e salário

Creio que outro ponto que as pessoas devam considerar é como é o mercado de trabalho em termos de contração e principalmente de remuneração salarial, afinal de contas se você pretende trabalhar espera receber um salário digno para o exercício da sua profissão. Abaixo está o resultado de uma consulta que fiz no site Salariometro da Fundação FIPE que publica a remuneração paga a profissionais de todas as áreas, levando em consideração as contratações formais realizadas nos últimos 6 meses em todo o Brasil.

Técnico em radiologia

Deve-se considerar que o mercado do técnico em radiologia está em crescimento, mas cada vez mais exigindo aperfeiçoamentos teóricos e práticos, podendo atuarem em hospitais e indústrias farmacêuticas e equipamentos.

Esse profissional atuará na operação dos equipamentos e preparação dos pacientes, principalmente com relação às medidas de proteção radiológica.

Além da maioridade o técnico deverá aprender:

  • Anatomia humana;
  • Física das Radiações;
  • Fundamentos de enfermagem, proteção e higiene;
  • Radiologia medica digital;
  • Radioterapia,
  • Medicina nuclear e ressonância magnética.
  • Entre outras.

São muitas as escolas que se destinam à ministrar o curso de técnico e tecnólogo em radiologia

Técnico em enfermagem

Talvez devido à grande exigência de pessoal especializado, o ramo da saúde está em constante crescimento e portanto, exigindo mais pessoal.

O técnico em enfermagem é o profissional que mais se aproxima do paciente em um hospital, seja para prepará-los para os exames, administrar medicamentos, fazer curativos e outros cuidados pessoais. Por essa razão, a competência técnica com ações humanizadoras são indispensáveis para a aplicação correta do tratamento prescrito pelo médico.

Os alunos deste curso irão aprender:

  • anatomia;
  • farmacologia;
  • ética;
  • tratos e assistência à pacientes;

Outras informações sobre o curso técnico de enfermagem é o curso técnico de radiologia você poderá encontrar nos links abaixo:

Curso técnico em enfermagem no Senac

Curso técnico em radiologia no Senac

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio