Faculdade boa e barata, como encontrar?

Será que existe alguma estratégia ou ferramenta que ajuda a encontrar uma faculdade ou curso superior que seja boa e tenha preços mais baixos? Veja aqui como realizar esta tarefa.

Home » Educação

Encontrar uma faculdade boa e barata pode ser uma dificuldade grande se você não tiver as ferramentas certas para isso e também sem o conhecimento necessário para realizar a busca da maneira certa.

Neste artigo vou mostrar como fazer isso para que você mesmo possa realizar esta busca e aplicar os filtros que achar mais pertinente ao seu caso.

Antes, vamos definir as coisas, tentando responder a duas perguntas.

O que é uma faculdade boa?

Esta é a primeira pergunta que precisamos fazer, afinal o que é bom para uma pessoa pode não ser boa para outra. Então sempre que julgarmos algo como bom ou ruim é preciso ter um indicador ou um referencial para então comparar as opções que temos a partir daquele referencial.

Se por faculdade boa entendermos que é aquela que tem o melhor ensino, ficaria muito complicado chegar a ela, pois para isso precisaríamos ter estudado em todas para descobrir qual é a melhor e obviamente isto não é possível.

Então temos de usar outro indicador.

A opção que temos são os conceitos do MEC, pois este avalia as instituições e atribuem a elas ou a seus cursos conceitos que determinam a qualidade de alguma forma.

Veremos isso abaixo.

O que é uma faculdade barata?

Aqui a definição é mais fácil já que temos um fator matemático, então basta encontrar os preços dos cursos e comparar qual é o mais baixo.

Ainda assim temos de levar em conta não a faculdade como instituição, mas um curso específico.

Em outras palavras, qual curso você está procurando e deseja encontrar? Temos de ter isso em mente para prosseguirmos.

Encontrando uma faculdade boa e barata

Entendido os pontos colocados acima, vamos colocar a mão na massa para tentar então encontrar a faculdade boa e barata. Como explicado acima, eu preciso primeiro definir qual curso eu quero encontrar e para este exemplo vou optar pelo curso de Sistemas de Informação. Você pode substituir pelo curso que desejar.

Vamos dividir este processo em duas etapas.

Etapa A: Encontrar a faculdade boa

Passo 1: Acesse o site https://emec.mec.gov.br Este site é o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação.

Passo 2: Você deverá preencher o formulário de busca de acordo com o modelo mostrado abaixo:

  • A: Escolha a opção Avançada
  • B: Escolha Curso de Graduação
  • C: Informe o nome do curso desejado
  • D: Caso desejar, escolha o estado para filtrar cursos mais próximos
  • E: Caso desejar, escolha se o curso deve ser presencial ou a distância
  • F: Aqui temos a questão do referencial que citei acima. Neste caso há vários conceitos que o MEC disponibiliza nesta opção. Eu optei pelo CC que é o conceito de Curso. Note que marquei a opção 5 que neste caso quero que ele mostre apenas os cursos com nota máxima.
  • G: Importante marcar a opção “Em atividade”

Observação: Note que não marquei nada na opção “Gratuidade do Curso”. Vou explicar abaixo o porquê.

Busca no e-MEC 1

Passo 3: Feito isso realize a busca. No meu caso o resultado foi o seguinte:

Busca no e-MEC 2

Pronto. Agora já temos a lista das “faculdades boas” para este curso, segundo o conceito do MEC e de acordo com os parâmetros que informei na busca.

Etapa B: Encontrar a faculdade barata

Com esta lista em mãos a segunda parte é encontrar as faculdades baratas ou as mais baratas para este curso.

Lembra da questão da gratuidade que comentei acima. Se você quiser, pode usar esta opção para filtrar os cursos gratuitos. Curso gratuito é melhor do que barato.

No meu caso, como não filtrei ele poderia trazer tanto cursos gratuitos como pagos. Olhando aqui a lista percebi que as instituições que ele listou, creio que em nenhuma delas este curso é gratuito. Então temos de encontrar a faculdade que é mais barata.

Neste caso a opção que temos é entrar nos sites de cada uma dessas instituições, encontrar o curso e verificar o valor. Vá colocando em uma planilha e depois que terminar poderá encontrar aquela que é mais barata.

Este site do MEC não mostra preços dos cursos, logo é preciso checar isso com as instituições.

Caso a informação não conste no site, basta entrar na opção de contato, fale conosco ou atendimento e solicitar a informação desejada.

Espero que este artigo tenha sido útil para você.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.