Anhanguera Unopar: a segunda maior universidade EAD. Qual era a primeira?

De acordo com o Censo do Ministério da Educação a Anhanguera aparece entre as maiores do país quando o assunto é educação a distância ou modalidade EAD.

Home » Educação

A universidade anhanguera é uma das maiores do país com forte presença em diversas cidades brasileiras na educação presencial e também na educação a distância.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2021 do Ministério da Educação, a Anhanguera Unopar aparece em segundo lugar na lista de faculdades e universidades com maior número de alunos matriculados na educação a distância no Brasil.

Vale lembrar que nesse mesmo ranking, a primeira colocada e a Uniasselvi.

Embora esse seja um dado meramente estatístico, ele é significativo para mostrar as maiores instituições de educação superior e quão abrangente é atuação dessas instituições em todo país.

Veja a lista com as 20 instituições com maior número de alunos:

As 20 maiores faculdades EAD no Brasil

Então segundo este relatório, em 2021, as 20 maiores instituições era:

  • Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Universidade Anhanguera
  • Estácio
  • Unicesumar
  • Unip
  • Centro Universitário Internacional
  • dentre outras

Caso queira ver o relatório completo com essas e outras informações, acesse neste link do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação.

Anhanguera Unopar?

Sim. Pelo visto o MEC usou dados consolidados para gerar este relatório e consequentemente gerar o ranking visto acima.

O que acontece é que tanto a Anhanguera como a Unopar são masrcas do mesmo grupo, a Kroton Educacional. Além dessas duas instituições, na lista da Kroton há ainda a Fama, LFG, Pitágoras, Unic, Uniderp e Unime.

Observe que para gerar a tabela cima com o ranking o MEC cita a Anhanguera, Pitágoras e Unopar com dados consolidados.

Lista de cursos

Um dos diferenciais da Anhanguera é a quantidade de cursos que ela oferece na modalidade e EAD.

Fiz uma pesquisa no site do Ministério da Educação que tem o catálogo dos cursos superiores e das instituições que elas oferecem para extrair dele a lista de cursos que Anhanguera oferece na moralidade a distância. Mas como eles tem diversas instituições, provavelmente com credenciamento diferentes, ficaria difícil consolidar todos aqui.

Sendo assim, segue um link para o site da Anhanguera onde você poderá ver os cursos EAD, bem como os preços de cada um deles. Acesse aqui: https://www.anhanguera.com/cursos?preco=1160&modalidade=EAD

Polos de atendimento presencial

Para chegar ao posto de segunda maior instituição em número de alunos, certamente um dos diferenciais que a Anhanguera teve foi ampliar a sua rede de atendimento pelo país e isso pode ser visto abaixo.

Neste link https://www.anhanguera.com/unidades/ você terá a lista de unidades ou polos de atendimento presencial da Anhanguera em todo o Brasil. É muita coisa.

Conclusão

Mas o que significa ser a segunda maior universidade em educação a distância no Brasil?

Creio que para Anhanguera significa muito. Para os estudantes que são os alvos deste artigo que eu estou escrevendo, creio que seja um parâmetro para ser analisado na hora de escolher o curso superior e a instituição que desejam estudar.

Vale lembrar que conforme visto acima existem outras instituições também de grande porte e com forte atuação na área de educação a distância.

Isto é bom para o estudante, pois oferece alternativas para que ele possa então avaliar e escolher aquela que melhor lhe atende.

Algumas perguntas e respostas

Se eu fizer faculdade a distância, serei menos qualificado?

Este um mito de que a faculdade a distância é diferente da presencial no sentido de qualidade. Não acredito que isto seja verdadeiro em todas as formas, muito embora, pode ser que em alguns casos, de fato seja.

O que acontece que um curso EAD e um presencial precisam ser o mesmo, mudando é claro a modalidade em que cada um é feito. Por exemplo: um curso de administração a distância e um de administração presencial na mesma instituição é o mesmo curso.

Mas porque então eles tem preços diferentes?

Porque a modalidade EAD é mais enxuta o por isso mais barata para quem a opera. Imagina uma faculdade presencial e os custos que ela precisa ter para manter a unidade funcionando? Agora imagine isto na modalidade a distância? Percebe a diferença.

Sem conta que pela modalidade EAD um mesmo custo pode ser aplicado em todo o país, atingindo assim um contingente muito grande e permitindo com isso absorver proporcionalmente os custos de manutenção daquele custo.

É uma questão econômica e não tem haver com a qualidade do curso.

O diploma de quem faz curso EAD é diferente?

Não que eu saiba. Eu fiz faculdade a distância. Faz bastante tempo, logo que o modelo ganhou força no Brasil e no meu diploma não consta nada de que o curso foi feito a distância. Por isso, creio que não há diferença alguma em termos de diploma.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.