Educação e Utilidade Pública Educação e Utilidade Pública

Curso Técnico em Saúde Bucal: Veja onde encontrar

Conheça as informações sobre o Curso Técnico em Saúde Bucal, como carga horária, atuação e responsabilidades do profissional no mercado de trabalho. Lista de escolas com o curso.

O Curso Técnico em Saúde Bucal é voltado para a formação de profissionais que atuarão na promoção e prevenção em saúde bucal, anatomia e fisiologia bucal e humana, também poderão estar incluso no curso questões de biossegurança que são ações voltadas à proteção do trabalhador, ergonomia e técnicas de instrumentação, entre outros assuntos relacionados.

A carga horária mínima recomendada para esse curso é de 1200 horas, mas poderá ser maior, dependendo da escola e da proposta do curso. Essa carga horária é a recomendação do MEC.

Perfil do profissional

O profissional técnico em saúde bucal deverá estar preparado para atuar no controle de doenças bucais ou na prevenção das mesmas, também poderá atuar na educação das pessoas quanto aos cuidados com escovação e higiene bucal. Sua atuação em consultório dentário e em outras atividades envolvendo o restabelecimento da saúde, estética, entre outros, deverá ser feito sob supervisão do cirurgião dentista.

Curso Técnico em Saúde Bucal

Onde fazer o Curso Técnico em Saúde Bucal

Existem inúmeras escolas técnicas no Brasil, mas nem todas oferecem o curso de saúde bucal, por isso consultei as principais escolas do Sistema S e as escolas da Rede Federal de Educação Tecnológica e encontrei o curso em algumas regiões como pode ser visto abaixo:

Você deve consultar os sites acima e verificar em quais cidades as inscrições estão abertas. Lembrando que isso poderá mudar de cidade para cidade e de período para período, portanto consulte os links regularmente.

Objetivo técnico em saúde bucal?

O objetivo é deixar o aluno apto para exercer a função na área, sob supervisão e orientação de um cirurgião-dentista. O aluno deverá aprender tudo sobre combater e prevenir doença bucais realizará atividades clínicas, e no começo atuará como auxiliar de saúde bucal.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a área oferece ao profissional da saúde a oportunidade para atuar em clínicas ou consultórios odontológicos, seja ele privado ou por meio do SUS.

Programa de auxilio de mercado

O mercado auxilia o técnico que atua no ramo de saúde bucal, e vem se expandindo cada vez mais, para conseguir controlar um problema que muitos pacientes vêm enfrentando á cárie. Essa doença de acordo com pesquisas atinge um número muito grande de brasileiros, e o mercado de saúde visa combater isso, junta mentes a esse fato surgem oportunidades de trabalho ao profissional.

Métodos

São propostas de aproximação dos alunos na área odontológica, para enfrentarem situações verdadeiras de atuação, para isso são utilizados manequins odontológicos e na clinica realização de atendimento á pacientes juntamente com o doutor.

Módulos do programa (exemplo apenas)

Perguntas e respostas

O que estuda um Técnico de Saúde Bucal?

Por se tratar de um curso de cunho Técnico, a maioria do cronograma de estudos impostos pelas instituições de ensino será bem focada na realização do trabalho em si, na parte prática, no que o profissional vai fazer quando concluir o processo de estudos que o curso propõe.

Mas, em geral, podemos especificar algumas matérias de estudos que são comuns aos cursos de Técnico de Saúde Bucal oferecidos dentro do Brasil, como:

Qual a diferença do Auxiliar de Saúde Bucal para o Técnico de Saúde Bucal?

Podemos dizer que um bom consultório de dentista deve ter os dois ao lado do cirurgião responsável sempre um paciente for ser atendido. A relação que eles exercem é de hierarquia, o Auxiliar de Saúde Bucal está subordinado ao Técnico, que está subordinado ao Cirurgião-Dentista.

O Auxiliar vai realizar aquelas tarefas mais simples sempre supervisionado pelo Técnico, como: limpeza e esterilização dos materiais, registros de dados, preparação de moldes específicos, entre outros.

O técnico, por sua vez, tem um trabalho mais ligado ao lado teórico e funcional da profissão, ele deve supervisionar o Auxiliar e sempre estar tentando se atualizar e desenvolver técnicas e meios melhores para o seu trabalho.

O Técnico de Saúde Bucal pode trabalhar de forma autônoma?

Infelizmente, não. A possibilidade de colocar o próprio negócio e geri-lo sozinho ocupando o cargo de Técnico de Saúde Bucal é algo vetado à esse profissional.

Além disso, existem outras restrições à profissão, como prestar assistência à pacientes sem a supervisão e conhecimento do Cirurgião-Dentista, realizar procedimentos no paciente que não foram discriminados ou necessários e fazer propagandas de seus serviços em qualquer lugar que seja.

O que faz um Técnico de Saúde Bucal?

O profissional que trabalha como Técnico em Saúde Bucal exerce uma série de atividades ligadas à área da limpeza, tratamento e manutenção da saúde da boca de diferentes pacientes.

Ele é alguém que atua na promoção, prevenção e controle de doenças bucais, orienta pessoas sobre a necessidade de cuidar da higiene bucal e participa de eventos de cunho educativo sobre temas referentes à sua profissão.

No exercício físico da profissão ele realiza atividades voltadas para o conforto, estética e saúde bucal dos seus pacientes, lembrando que tudo isso deve acontecer com a supervisão do Cirurgião-Dentista.

Qual perfil preciso ter para fazer o curso?

Para que você possa ter uma experiência bem boa com a profissão e se identifique com o curso e o seu desenvolvimento, vai precisar se encaixar em certo perfil.

O Técnico em Saúde Bucal precisa ser alguém que goste de sempre estar sendo atualizado com novas notícias sobre a sua área, além de ser capaz de trabalhar com a área da saúde bucal, gostar disso, e se identificar com o que ela traz e necessita, como a responsabilidade exigida em cada tarefa.

Ele deve prezar pela higiene, prevenção, limpeza e orientação de cuidados, além de controle de doenças, ligadas à área bucal de cada paciente.

Veja também