10 itens sobre conexão à internet: Wi-fi, fibra óptica e outros

Existem várias opções de acesso à internet atualmente, como as conexões via rádio, cabo, satélite, entre outros. Dentre estas opções de outros existentes qual é a melhor internet atualmente?

Home » Educação

Conexão à internet

A internet é a rede mundial de computadores, na verdade não é uma rede, mas sim milhares e milhares de redes que se conectam e assim permite que você possa acessar sites e serviços que estão armazenadas em algum lugar em uma dessas redes.

Quando você acessa o Youtube, por exemplo, o que está fazendo na prática é acessando os servidores do Google onde o Youtube está armazenado. O mesmo acontece com as redes sociais, qualquer site ou serviço que dependa da conexão a internet para funcionar.

Conectar à internet nada mais é do que fazer com que o seu computador ou celular tenha acesso a esses servidores que estão em alguma rede e em algum lugar do planeta.

Como acessar internet de graça?

Acessar a internet de graça é uma coisa que muitos buscam fazer, especialmente quando estamos na rua ou em outros locais que não seja a nossa casa ou ambiente de trabalho.

O acesso à internet é pago em quaisquer situações, mas existem casos em que as pessoas ou as empresas disponibilizam o acesso à internet para que outras pessoas possam usar sem pagar nada e portanto com acesso gratuito. Isto acontece geralmente em locais públicos como shopping, cafés, restaurante, hotéis, aeroportos, entre outros locais.

Wi-fi aberto com autenticação

Nesses casos você precisa verificar se há uma rede wi-fi disponível para que você possa conectar e uma vez identificada você precisará observar se ele requer senha ou não. Se ela não precisar de senha você pode tentar conectar diretamente, mas se ela precisar de senha de acesso o que acontece na maioria das vezes, você deverá solicitar a senha no local onde você estiver. Imagine que você esteja em um restaurante e quer acessar a internet de graça usando a rede wi-fi do próprio restaurante, nesse caso você precisará solicitar ao garçom o número da senha para que você possa então conectar.

Wi-fi aberto sem autenticação

Em áreas abertas e públicas onde não é possível solicitar a senha, a saída encontrar uma rede que o acesso não requer senha, isto é muito pouco provável e bastante raro, mas existem algumas situações assim.

O grande problema desta conexão sem autenticação nenhum é a questão da segurança, logo, este tipo de uso, quando disponível, deve-se limitar a usos rápidos e sem acesso a questões mais sensíveis, como sua conta bancária, dentre outros.

Internet lenta

O fato de uma internet ficar limitada está relacionada com a rede wi-fi que você está utilizando, esse tipo de rede usar o status de limitada mostrar quando uma navegação está muito ruim e às vezes até interrompida. O fato de isso acontecer está ligado provavelmente a rede externa, já que quando você usar o wi-fi você está conectado do seu aparelho até um roteador e este roteador está conectado à internet através de outras redes. Quando o contato do roteador para rede externa é interrompido ou cai muito a velocidade pode ser que para você apareça o status de limitada.

Queda na conexão

Por que a internet cai? Por inúmeros motivos, mas boa parte de seus motivos está relacionado com mau serviço que os provedores de acesso têm oferecido no Brasil e são alvo de muitas reclamações dos usuários. Quem usa rede de conexão via rádio sabe quem dias de chuva a tendência é muito forte na internet cair por influência do mau tempo. Mas mesmo aqueles que usam internet por cabo, ainda assim não estão livres de problemas de conexão.

A conexão por fibra óptica é mais indicada para garantir uma conexão mais estável.

Se a sua internet cai muito, verifique a sua infraestrutura, como roteador, as instalações e outras estruturas internas, pois talvez o problema pode estar relacionado à sua infraestrutura e não necessariamente a do provedor acesso.

Como aumentar a velocidade da internet?

Quando a velocidade da internet está muito baixa é preciso partir do princípio se ela sempre foi baixa ou se é um momento ruim em que ela está operando muita abaixo do que é normalmente costumeiro. Se for o primeiro caso e se isto é o normal dela mesmo, mas que você considera que ela é muito lenta, então é necessário entrar em contato com o provedor de acesso que você assina para aumentar a velocidade da internet, provavelmente você precisará migrar para um plano de acesso com mais velocidade e portanto neste caso é uma questão econômica e comercial apenas entre você e a empresa que provê o acesso.

Planos

Mas se o plano de internet é bom ela está apresentando uma qualidade muito abaixo aquilo que você contratou, então você também deverá entrar em contato com a empresa que provê o seu acesso a internet para que seja feito uma análise e assim detectar qual é o problema que está causando a lentidão. Portanto não existe nenhuma técnica ou procedimento que possa melhorar a velocidade sem levar em consideração esses dois aspectos.

Internet nos celulares

A internet nos celulares pode apresentar problemas de funcionamento em algumas situações. A rede 3G, por exemplo, que foi de fato muito divulgada como sendo de extrema rapidez e pouco eficiente em alguns casos e em alguns locais.

A rede 4G ainda tem alcance limitado e funciona em alguns locais. A rede 5G estava sendo lançada no Brasil na publicação deste artigo, com isso ainda não era possível tecer comentários sobre ela.

Tipos de conexão

  • Discada: Era lenta, muito lenta. Foi bastante usada no começo, mas não vale a pena usar caso tenha qualquer outra alternativa. Pode ser usada só em casos de extrema necessidade.
  • Rádio: Foi bastante usada, mas é muito instável indo de momentos bons a quedas significativas. Acho que aqui entra o tipo de empresa que fornece o serviço, mas havendo alternativa eu prefiro não usar esta conexão com a internet.
  • ADSL por linha telefônica: Também já foi bastante usada. No estado de São Paulo tínhamos o famoso Speedy da Telefônica, agora Vivo. Era bom, mas dependia da linha telefônica e portanto não chega a todos os lugares, mas ao analisar custo benefício eu diria que foi uma alternativa viável para acesso a internet em sua época. Mas não sem problemas.
  • 3G, 4G, xG: Como já explicado acima, o funcionamento no celular irá depender do local onde você está, da rede em que está conectado, dentre outros. Funciona bem nas cidades e deixa a desejar em locais mais afastados. 5G é uma grande promessa, veremos.
  • Cabo: É a conexão que é feita através de um cabo que conecta o seu modem à rede de dados da empresa contratada. Foi bem popular e funcionava bem, mas creio que a opção pela fibra óptica seja melhor.
  • Fibra Óptica: De longe esta é a melhor alternativa para conexão à internet. A fibra é usada para conexão em longas distâncias e serve naturalmente também para conexão em curtas distâncias. Mais estável e permite altas velocidades.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.