Quais as diferenças entre Escola, Educação e Ensino?

Entenda as diferenças sobre escola, educação e ensino. Conceitos como ensino formal, não formal e informal e quando se aplica cada um desses termos.

Home Educação

Os termos acima as vezes são usados como sinônimos por estarem muito próximos, mas é importante lembrar que escola, educação e ensino são diferentes quando observados os conceitos que os definem. Tanto a educação quanto o ensino é muito importante para a formação do caráter e a formação intelectual de uma pessoa, principalmente durante a educação inicial, fundamental e media. Ambos estão ligados à imagem da escola. É normal dizer que educação e ensino se encontram na escola. Veja abaixo a diferença entre essas três palavras e seus significados:

Escola

É um local ou instituição concebida e direcionada para o aprendizado intelectual dos alunos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens e adultos. A escola é um local físico onde se aprende e onde se ensina, fazendo trocas de conhecimento, experiências e promovendo o desenvolvimento do educando. No Brasil, o termo “escola” é usado para identificar as instituições educacionais direcionadas para crianças e adolescentes, mas na verdade são todas as instituições, podendo ser públicas ou privadas. O conceito de escola está totalmente ligado ao de educação e ensino, porquanto não poderia existir uma escola sem educadores encarregados do ensino dos alunos.

Exemplos de escolas:

  • Escolas públicas estaduais;
  • Escolas municipais - creches;
  • Escolas particulares de ensino fundamental e médio;
  • Escolas de educação técnica;
  • Escolas de cursos profissionalizantes como inglês e informática, por exemplo;
  • Escola de educação superior, como as faculdades e universidades;
  • Escola Bíblica Dominical que é feita nas principais igrejas evangélicas do Brasil e do mundo;
  • Entre outras.

A escola é o local que reúne aquele que quer aprender chamado de aluno e o que se propõe ensinar ou transmitir seus conhecimentos, intitulado professor.

O processo de ensino tem fim definido com técnicas e recursos disponíveis na escola adequados para formar a competência do cidadão.

A competência do aluno é adquirida quando ele consegue adicionar aos conhecimentos adquiridos, a habilidade em saber usá-los e a atitude transmitida pela educação recebida de seu meio.

Educação

Educação é um termo muito amplo e é a palavra usada para definir o comportamento e o conhecimento de um indivíduo. A educação é algo que o ser humano pode adquirir ao longo dos anos, estudando, conhecendo e se aprimorando. Ela também pode ser diferente de acordo com a região, pais, cultura, sociedade e meio ambiente no qual o indivíduo está inserido.  Existe um tipo de educação que é universal, onde ela pode ser considerada padrão. Um exemplo: quando falamos, por favor, obrigado, desculpa e etc. Esses são alguns termos usados na educação padrão de comportamento e tratamento para com outras pessoas. É também a adequação do ser humano na sociedade em que vivi, integrando fatores como os costumes, cultura, tradições, etc. A educação dada na escola usa conhecimento e outras técnicas, e é chamada como “educação escolar”.

Exemplos de educação:

  • Educação a distância - modalidade que oferece cursos a distância e semipresencial;
  • Educação continuada - sem um currículo definido e ilimitado. Exemplo da Escola Bíblica Dominical;
  • Educação superior - Tudo que envolve os cursos de terceiro grau.
  • Educação infantil;
  • Educação técnica;
  • Educação especial;
  • Entre outras.

A educação é a base da formação do cidadão. Um conjunto subjetivo de aprendizagem para o convívio na sociedade, plenamente. É adquirida pela experiência dos pais e o meio em que vive. É o alicerce para a formação de atitudes que facilitarão o aprendizado passado pelo ensino das escolas.

Ter uma boa educação é acima de tudo ter valores éticos e morais, formadores da sua personalidade. A educação começa nos primeiros momentos de convívio social (na família) e perdura por toda vida, cada vez mais se aprimorando.

Ensino

É uma forma de transmissão de conhecimento, onde a pessoa chega a adquirir conhecimentos sobre determinadas matérias. O ensino é encontrado em escolas, faculdades e instituições que promovem o ensino. Não existe uma fórmula padrão sobre o ensino, ele poderá ser de qualquer finalidade ou assunto. As escolas são popularmente os centros de ensino designados.

Dentro deste parâmetro podemos encontrar três tipos de ensino: ensino-formal, ensino-informal e ensino não-formal.

  • O ensino formal é aquele que é trabalhado nas escolas e instituições de ensino. Normalmente ele tem um calendário e um currículo previamente definido, como ocorre na educação fundamental e ensino médio, cursos técnicos e superiores, entre outros.
  • Já o ensino informal é aquele que faz parte da sociedade e da formação do ser humano. O ensino não formal é aquele intencional, que faz parte do dia-a-dia do ser humano, um exemplo: questões políticas e sociais. Como ensino informal está toda a atividade cotidiana como assistir um documentário na TV, ler um livro, ouvir uma pessoa mais experiente, assistir uma apresentação, participar de um treinamento para um trabalho ou atividade profissional, entre outros.

O ensino é transmitido por algum meio para a formação da aprendizagem do discípulo. Atualmente, é adotado o binômio ensino-aprendizagem, pois de um lado há o ensino transmitido para alguém que aprende.

Todo estímulo externo é material de ensino, consciente ou não.

Entre os meios de ensino, o mais comum é em sala de aula em que há um profissional treinado utilizando de técnicas adequadas para a transmissão do conhecimento para o aluno.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio