Educação e Utilidade Pública Educação e Utilidade Pública

Quais as diferenças entre Escola, Educação e Ensino?

Entenda as diferenças sobre escola, educação e ensino. Conceitos como ensino formal, não formal e informal e quando se aplica cada um desses termos.

Índice deste artigo

Os termos acima as vezes são usados como sinônimos por estarem muito próximos, mas é importante lembrar que escola, educação e ensino são diferentes quando observados os conceitos que os definem. Tanto a educação quanto o ensino é muito importante para a formação do caráter e a formação intelectual de uma pessoa, principalmente durante a educação inicial, fundamental e media. Ambos estão ligados à imagem da escola. É normal dizer que educação e ensino se encontram na escola. Veja abaixo a diferença entre essas três palavras e seus significados:

Escola

É um local ou instituição concebida e direcionada para o aprendizado intelectual dos alunos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens e adultos. A escola é um local físico onde se aprende e onde se ensina, fazendo trocas de conhecimento, experiências e promovendo o desenvolvimento do educando. No Brasil, o termo “escola” é usado para identificar as instituições educacionais direcionadas para crianças e adolescentes, mas na verdade são todas as instituições, podendo ser públicas ou privadas. O conceito de escola está totalmente ligado ao de educação e ensino, porquanto não poderia existir uma escola sem educadores encarregados do ensino dos alunos.

Exemplos de escolas:

A escola é o local que reúne aquele que quer aprender chamado de aluno e o que se propõe ensinar ou transmitir seus conhecimentos, intitulado professor.

O processo de ensino tem fim definido com técnicas e recursos disponíveis na escola adequados para formar a competência do cidadão.

A competência do aluno é adquirida quando ele consegue adicionar aos conhecimentos adquiridos, a habilidade em saber usá-los e a atitude transmitida pela educação recebida de seu meio.

Educação

Educação é um termo muito amplo e é a palavra usada para definir o comportamento e o conhecimento de um indivíduo. A educação é algo que o ser humano pode adquirir ao longo dos anos, estudando, conhecendo e se aprimorando. Ela também pode ser diferente de acordo com a região, pais, cultura, sociedade e meio ambiente no qual o indivíduo está inserido.  Existe um tipo de educação que é universal, onde ela pode ser considerada padrão. Um exemplo: quando falamos, por favor, obrigado, desculpa e etc. Esses são alguns termos usados na educação padrão de comportamento e tratamento para com outras pessoas. É também a adequação do ser humano na sociedade em que vivi, integrando fatores como os costumes, cultura, tradições, etc. A educação dada na escola usa conhecimento e outras técnicas, e é chamada como “educação escolar”.

Exemplos de educação:

A educação é a base da formação do cidadão. Um conjunto subjetivo de aprendizagem para o convívio na sociedade, plenamente. É adquirida pela experiência dos pais e o meio em que vive. É o alicerce para a formação de atitudes que facilitarão o aprendizado passado pelo ensino das escolas.

Ter uma boa educação é acima de tudo ter valores éticos e morais, formadores da sua personalidade. A educação começa nos primeiros momentos de convívio social (na família) e perdura por toda vida, cada vez mais se aprimorando.

Ensino

É uma forma de transmissão de conhecimento, onde a pessoa chega a adquirir conhecimentos sobre determinadas matérias. O ensino é encontrado em escolas, faculdades e instituições que promovem o ensino. Não existe uma fórmula padrão sobre o ensino, ele poderá ser de qualquer finalidade ou assunto. As escolas são popularmente os centros de ensino designados.

Dentro deste parâmetro podemos encontrar três tipos de ensino: ensino-formal, ensino-informal e ensino não-formal.

O ensino é transmitido por algum meio para a formação da aprendizagem do discípulo. Atualmente, é adotado o binômio ensino-aprendizagem, pois de um lado há o ensino transmitido para alguém que aprende.

Todo estímulo externo é material de ensino, consciente ou não.

Entre os meios de ensino, o mais comum é em sala de aula em que há um profissional treinado utilizando de técnicas adequadas para a transmissão do conhecimento para o aluno.

Por Luis Ribeiro e Geraldo Martins de Souza

Veja também