10 itens sobre tipos de blogs: educacional, corporativo e outros

O que é e para que serve um blog? Existem diversas finalidades que são possíveis de se atingir com o uso de um blog, como para fins educacionais, projetos pessoais ou no ambiente empresarial, por exemplo.

Home » Educação

O que é um blog?

Inicialmente um blog era um ambiente bastante pessoal onde você podia expressar duas ideias de forma espontânea e sem a preocupação de cumprir alguma etiqueta ou compromisso com alguma formalidade. Geralmente nos blogs seus idealizadores se expressam de forma bastante espontânea.

Tecnicamente ele é um website como qualquer outro e existem algumas plataformas bem populares, como o Wordpress e Blogspot, por exemplo.

Um blog serve para divulgar algo, um produto ou serviço, por exemplo. Você pode usar também para criticar algo, mas tome cuidado aqui, critique com responsabilidade, pois a internet não é terra de ninguém e você pode ser responsabilizado por aquilo que escreve. Veremos abaixo algumas ideias que podem ser aproveitadas como temas de vossos blogs:

Promoção pessoal e marketing pessoal

Muitas pessoas usam blogs para se promoverem ou para promover suas habilidades, competências e conhecimentos acerca de vários temas. Palestrantes, artistas, conselheiros, religiosos, consultores, entre outros podem beneficiar bastante de blog para o marketing pessoal.

Diferente das redes sociais, um blog é mais apropriado para quem tem algo a escrever e não a mostrar ou dizer como é comum nas redes sociais. Portanto, pessoas mais intelectuais podem encontrar nos blogs um ambiente mais apropriado para expor suas ideias.

Educacional

Um blog educacional pode ser entendido de várias formas não sendo possível exemplificar todas as possibilidades de exploração, já que educação é um conceito muito amplo e entendido de várias formas. Contudo alguns exemplos que poderemos aplicar são:

  • Criado com conteúdo educacional, como geografia, história, matemática, etc;
  • Criado para promover discussões acerca da educação em geral;
  • Criado por uma Instituição de ensino com informações voltadas à seus alunos;
  • Criado por professores ou alunos com o objetivo de usá-lo como ferramenta de ensino e aprendizado na sala de aula, como é a proposta do Programa Internet na Educação.

Divulgação de produto ou serviço

Os produtos e serviços precisam de promoção e divulgação, quer seja para o conhecimento do público ou para reforçar sua participação no mercado. Um blog é útil para situações como esta pois permite fazer várias publicações sobre um mesmo produto ou serviço, expandindo assim a explicação sobre ele.

Esta divulgação pode ser associada ao produto na loja virtual por exemplo. Isto porque um texto escrito sobre um produto pode chamar mais a atenção do Google nas buscas do que o produto em si no site da empresa.

Divulgação de evento

Eventos precisam de muita divulgação para funcionar bem e ter um blog pode ser um caminho barato e ao mesmo tempo eficiente para este fim. O ideal é que seja feito com bastante antecedência para permitir que as postagens sejam indexadas e assim possa aparecer nas buscas do Google quando alguém pesquisar sobre o assunto.

Exposição de pensamentos e ideias

Uma pessoa pode querer expor seu pensamento sobre determinado assunto ou mesmo expor suas ideias sobre temas em específico. Neste caso o foco não é a pessoa ou o marketing pessoal, mas sim a ideia ou o tema que ela quer explorar. Este tipo é bastante comum e resume uma boa parte dos blogs existentes.

Crítica ou sugestão acerca de produtos, serviços, empresas ou pessoas

Existe ainda casos em que pessoas usam um blog para críticas, isto no sentido correto da palavra, para produtos, serviços ou mesmo empresas. É um tipo bem especializado e carece de bastante conhecimento sobre o tema.

Imagine que você gosta muito de carro, trabalha no segmento e é bastante envolvido com este segmento. Criar um blog para fazer reviews e análises críticas de carros, peças e outros assuntos relacionados pode ser um bom caminho. Assim, as pessoas começaram a acompanhar seu blog para ver as novidades e entender sobre aqueles assuntos.

Dicas de sites, serviços ou tutoriais sobre algum assunto específico

Esta é uma área que muitos tem usado também para criar um blog. Tutoriais são coisas muito procurados, dicas de tecnologia ou de como usar determinado produto é muito bem-vindo.

Este segmento é bem interessante pois apesar de existir milhares e milhares de sites é bem óbvio que as pessoas não conhecem todos. Então fazer listas de sites por segmentos é uma boa estratégia.

Corporativo

Usado pelas empresas para comunicar com clientes, fornecedores e outros, seus produtos, novidades, dados técnicos, entre outros.

Os blogs corporativos são boas estratégias que as empresas podem explorar. Eles podem estar associados ao site da empresa e servem como um complemento. Geralmente escrever sobre os produtos e serviços da empresa é um bom caminho. Não basta colocar o produto na loja virtual, em muitos casos é importante falar mais sobre ele, dar informações técnicas, mostrar como usa, dentre outras ideias.

Para que não serve um blog

Um blog não deve ser usado para assuntos irrelevantes, sem sentidos ou que não agregue algum valor ao usuário. Um exemplo seria um blog onde o autor exponha os acontecimentos da sua vida. A menos que a vida desse indivíduo seja uma lição de vida para os demais, este caso não agregaria nenhum valor.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.