Quais faculdades aceitam o FIES e Prouni?

Veja como consultar as faculdades ou universidades em sua cidade ou região que aceitam o Fies e o Prouni – Programa Universidade para Todos. Leia o artigo.

Home » Educação

Alguns jovens já têm decidido, definido qual o curso que quer fazer, qual a profissão que quer seguir, mas uma grande parte ainda está em dúvida de qual curso lhe dará satisfação e estabilidade financeira. Já dizia Confúcio “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Ou seja, quando trabalhamos em uma profissão que combina com nossa personalidade e fazemos bem esse trabalho, a satisfação é tanta que nem parece que estamos trabalhando mas sim nos divertindo.

Profissão

Se você já escolheu a profissão dos sonhos e já está vendo em qual universidade fazer a inscrição para o vestibular, se vai ou já fez o Enem, você pode tentar uma bolsa em alguma universidade federal ou estadual através do Prouni ou entrar numa faculdade particular através do Fies.

Prouni

Mas como funciona o ProUni e Fies? Vamos lá! O ProUni é o Programa Universidade para Todos, um programa do governo federal brasileiro para estudantes do ensino médio e que tenham uma renda baixa, para a conquista de uma bolsa de 50% a 100% em universidades particulares em todo território brasileiro. O programa foi criado entre 2004 e 2005 e ajudou mais de 1 milhão de jovens de baixa renda a entrar em uma excelente universidade particular.

Fies

Já o Fies é um programa também do governo federal que financia a entrada de um aluno de baixa renda em uma universidade particular. Como é um financiamento, a ideia é você financiar todo curso, sendo que mensalmente que pagará a faculdade será o governo e no final do curso, você começa a pagar ao governo as parcelas para o governo e liquidando a dívida.

O Fies é um pouco mais antigo do que o ProUni, foi criado em 1999 e já beneficiou quase 1 milhão de jovens. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica, são os financiadores direto do sistema do Fies.

Quais faculdades e universidade aceitam o FIES

Bom, agora que você conhece os dois programas, saiba que independente de qual das duas modalidades você irá escolher ou que melhor combina com sua situação, você deve saber que nem todas as universidades particulares do Brasil aceitam os dois programas. No site do Fies https://fies.mec.gov.br/ você pode ver as instituições em sua região em qualquer lugar do Brasil que aceita o programa, sendo que algumas das mais famosas faculdades particulares como Universidade Mackenzie em São Paulo, a PUC do Paraná e a Universidade Católica de Salvador aceitam o Fies.

Quais faculdades e universidade aceitam o PROUNI

Já o ProUni algumas das principais faculdades do Brasil como a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina e  Universidade Católica de Brasília no Distrito Federal, aceitam o ProUni, para mais informações acesse https://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica

Quais outros programas do governo de estudos com bolsa de estudo estão disponíveis?

ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio, foi a partir de 2004 utilizado como método de avaliação para facilitar o ingresso nas universidades. São provas com cerca de 180 questões objetivas das disciplinas estudadas incluindo língua estrangeira pré-selecionada e uma redação sobre tema atual.

SISU

Sistema de Seleção unificada voltado para aqueles que almejam uma universidade pública. É aberto semestralmente e utiliza os critérios de seleção da nota no ENEM.

SISUTEC

Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica está voltado aos cursos técnicos no território nacional com uso das avaliações do ENEM.

ENCCEJA

Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. É uma prova para fornecimento de diploma de ensino fundamental e ensino médio para pessoas que estão acima da idade regular escolar.

www.querobolsa.com.br é uma plataforma que desde 2012 reúne ótimas condições para fornecimento de bolsas de graduação e pós graduação dividia por estado e programas. Na primeira página, há um cadastro que, inseridos os dados solicitados, busca as faculdades/universidades disponíveis no estado. São mais de mil instituições em todo Brasil com diversos cursos. Clicando em www.querobolsa.com.br/programas-do-governo é possível ter acesso às informações de outros programas como SISU, ENCCEJA, etc.

Portanto, os caminhos para a obtenção da graduação nos diversos níveis e cursos é uma realidade que é possível atingir. Basta apenas, desejo: vontade seguida de ação. E, finalmente, orientação.

Então, está esperando o que? Tua carreira está te esperando. Podemos ajudar a ser um profissional de sucesso. Faça contato.

Por Luis Ribeiro e Geraldo Martins de Souza

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.