Supletivo, concursos na educação e a lista de escolas em Minas Gerais

Veja como obter informações sobre concursos no governo de Minas, a relação de escolas estaduais de Minas Gerais, concursos públicos na área da educação, Educação de Jovens e Adultos, entre outras informações públicas em MG.

Home » Cidadania

Assim como em todo o país o Estado de Minas Gerais também tem como uma de suas prioridades para a população uma educação de qualidade em que nas escolas o ensino/aprendizagem seja realizados de forma eficaz e produtiva. Por isso o Estado vem procurando melhorar cada vez mais criando e oferecendo diversos programas e projetos de incentivo e conhecimento educacional para a sociedade, aumentando as possibilitadas em ampliar seus conhecimentos.

supletivo em MG

Supletivo

O supletivo consiste basicamente de uma avaliação dada aos cidadãos, normalmente para os que quando crianças não puderam realizar seus estudos de forma adequada, em que será exigido deles um conhecimento básico em determinas áreas e só terão a aprovação quando obtiverem ao menos 50% de acertos na prova, caso contrário terão que realizá-la novamente. Os candidatos interessados deveram se inscrever e atender à algumas exigências:

  • Possuir no mínimo dezoito anos completos para realizar a prova de aprovação para o Ensino Fundamental
  • Possuir no mínimo quinze anos completos para realizar a prova de aprovação para o Ensino Médio

Concursos

Os concursos realizados pelo estado de Minas Gerais se dividem em duas opções sendo concursos direcionados á estudantes e concursos direcionados á profissionais da Educação, em que objetivam dar oportunidades de atuação no mercado de trabalho no setor público. Mais informações e as listas completas dos concursos veja aqui.

Convênio para realização de estágio curricular supervisionado de 3° grau em escolas estaduais

O Estado de Minas Gerais na intenção de proporcionar aos estudantes das instituições de ensino superior estaduais incluindo o EAD, a oportunidades de conhecer gratuitamente de perto como funciona o trabalho no mercado e consequentemente dar experiência e mais conhecimento a eles, criou este convênio que só poderá ser usufruído após a instituição interessada realizar o convênio diretamente com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em que serão exigidos os seguintes documentos e para a realização do convênio com a modalidade do EAD é necessário incluir entre a documentação a Relação das instituições que mantêm parceria com a entidade para oferta de curso a distância, os documentos são:

  • Documento de criação da instituição (registrado em cartório, acompanhado de suas alterações).
  • Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
  • Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS).
  • Prova de regularidade relativo ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF/FGTS).
  • Cópia dos documentos pessoais do representante legal (CPF e Carteira de Identidade autenticados).
  • Documento autenticado que comprova poder de representação para assinatura do convênio;
  • Plano geral do estágio.
  • Documento que comprove o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Documento que comprove a contratação de seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.

Cursos técnicos profissionalizantes em nível médio para jovens e adultos

Intitulado por Programa de Educação profissional – PEP destinado a todos a todos os cidadão do Estado de Minas Gerais interessados em ensino técnico profissional para estar qualificado quando for procurar um lugar no mercado de trabalho que se encontra bastante concorrido, o programa é oferecido gratuitamente e após a aprovação realizarão os cursos nas instituições parceiras. Os alunos autorizados a participarem do PEP são os:

  • alunos regularmente matriculados no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais;
  • alunos regularmente matriculados no 1º ou no 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio, na modalidade presencial;
  • jovens que já concluíram o Ensino Médio, em instituições públicas ou privadas, desde que não estejam cursando o Ensino Superior.

Mais informações sobre esses e demais serviços oferecidos pelo Estado de Minas Gerais, acesse: https://www2.educacao.mg.gov.br/cidadao/lista-completa-de-servicos

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/

Perguntas e respostas

Preciso pagar taxas para me inscrever em algumas dessas modalidades?

Para o supletivo não há pagamento de taxas.

No entanto, quando o assunto é concurso temos que levar em conta a regra geral: todos pagam as inscrições, a não serem aqueles que alegarem carência, mediante apresentação de documentação exigida pela banca realizadora das provas.

Quando o assunto são os cursos técnicos, disponibilizados também pelo Governo através do programa PEP (já citado no post), a gratuidade é garantida. Informe-se mais no site, através desse link, ou na Secretaria de Educação de MG presencialmente.

Em quais locais do Estado eles são oferecidos?

Eles estão sendo oferecidos em praticamente todo o estado, para que a população que necessite de algum deles tenham a disponibilidade de fazê-los sem muitos transtornos.

Você pode se informar sobre a localização dos pólos nas Superintendências Regionais de Ensino distribuídas em muitas cidades referenciais no estado, tais como: Almerana, Barbacena, Campo Belo, Juiz de Fora, Leopoldina, Diamantina, Governador Valadares, entre outros. Para ver a lista completa acesse o link.

 

Como a prova do Supletivo está dividida?

No Supletivo, geralmente, existem dois modelos de provas bem parecidos. A avaliação para aqueles que desejam o complemento do fundamental e a daqueles que optaram por fazer o ensino médio.

Para o ingresso no Ensino Fundamental há 04 provas com 30 questões objetivas cada uma. Além de uma redação. No caso dos candidatos ao Ensino Médio no Supletivo há 04 provas também, só que com 44 questões cada uma (objetivas). Contando com a presença de uma redação.

As provas seguem um padrão de orientações metodológicas especificados no CBC (Conteúdos Básicos Comuns), da Secretaria do Estado de Educação.

Note, contudo, que essas provas podem sofrer alterações e portanto o que informamos aqui não é uma regra.

Outra informação importante é que existe outras modalidades para conclusão dos estudos, como é o caso do ENEM e ENCCEJA.

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.