10 itens sobre a Nota Fiscal Paulista: Cadastro, sorteios, CPF e mais

Como funciona este programa do governo que pede o CPF na nota toda vez que é feito uma compra no supermercado, lojas ou outros estabelecimentos comerciais? Entenda sobre o cadastro, sorteios, utilização dos créditos e outras informações pertinentes.

Home » Educação

O que é

A Nota Fiscal Paulista é o nome de um programa do governo de São Paulo que tem como intuito estimular os consumidores a requerer a emissão da nota fiscal ou o cupom fiscal, diminuindo assim a sonegação de impostos. Para isso toda vez que você faz uma compra e coloca seu CPF na nota fiscal comum ou no cupom fiscal, o governo propõe restituir ou devolver para você parte do imposto que foi gerado naquela compra.

Quem pode usar

O programa Nota Fiscal Paulista pode ser usado por qualquer pessoa que realize uma compra em um estabelecimento comercial no estado de São Paulo e que sua categoria esteja obrigada o participar do programa. Ao efetuar a compra o consumidor deve solicitar a inclusão do seu CPF na nota fiscal e com isso parte do imposto gerado por aquela venda pode voltar para você em forma de reembolso ou créditos como o governo costuma chamar.

Como participar

Ao realizar uma compra em estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo, solicite a inclusão do seu CPF na nota fiscal ou no cupon fiscal. Depois, você deve cadastrar-se no site do programa para acompanhar seus créditos e fazer a requisição deles, quando eles estiverem disponíveis.

Não consigo fazer o cadastro, o que eu faço?

Se por qualquer motivo você não conseguir fazer seu cadastro deverá ir pessoalmente a um posto fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo ou entrar em contato pelo telefone 0800 170110.

O que fazer para cadastrar o CPF na NF?

Quando fizer uma compra no estado de São Paulo é quase de praxe que o vendedor irá perguntar se você deseja colocar o CPF no nota, neste caso basta informar o número do CPF e depois conferir se ele foi mesmo emitido pelo vendedor. Quando não solicitado, você mesmo poderá sugerir o seu cadastramento.

Cadastrar o CPF errado

É pouco provável que isso aconteça, isto porque os estabelecimentos comerciais, em sua maioria, utilizam software para o fechamento da venda e a emissão do documento fiscal e neste caso o próprio programa de computador verifica se o número do CPF é válido ou não, evitando assim que um erro de digitação pudesse levar ao cadastramento errado. É claro que se você informar o CPF de outra pessoa ai o crédito seria gerado para ela.

O que é a nota fiscal?

Uma nota fiscal é um documento que é de emissão obrigatória em muitos estabelecimentos comerciais, em outros casos pode ser emitido apenas o cupom fiscal que tem o mesmo valor para efeitos tributários que a NF. Este documento é bem antigo e usado em todo pais, cuja finalidade é informar ao governo todas as operações comerciais para apuração dos impostos a serem pagos, principalmente o ICMS que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Consultar créditos ou saldo

Para consultar seus saldos na Nota Fiscal Paulista é necessário que esteja cadastrado no programa. Depois é necessário acessar o login através do link: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx e informar seu CPF e a senha que informou na ocasião do cadastro. Este é o caminho correto para poder entrar e consequentemente consultar seu saldo, solicitar o resgate dos créditos disponíveis, entre outros.

Sorteios

Além dos créditos gerados e que podem ser sacados ou utilizados para pagamento do IPVA, por exemplo, existe ainda os sorteios que são feitos e que beneficiam os participantes do programa.

A cada R$ 100,00 em compra, o consumidor tem direito a 1 bilhete. Também é necessário fazer o aceite do termo do regulamento dos sorteios.

Os sorteios são mensais e os prêmios podem chegar até 2 milhões de reais.

Como resgatar os créditos

A utilização desses créditos pode ser feito por abatimento do valor do IPVA ou crédito em conta corrente ou poupança, desde que esteja em seu nome. A utilização poderá ser feita em até 5 anos.

Para isso, basta acessar o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx e caso tenha créditos, poderá solicitar o resgate.

Encerramento da conta

Esta opção não existia, mas agora existe. Para descadastrar e não participar mais do programa Nota Fiscal Paulista, basta acessar o site do programa, entra na opção Configurar e depois em Descadastramento. O sistema irá informar que:

  • O recadastro não pode ser desfeito pelo consumidor sem comparecer ao Posto Fiscal ou conforme procedimentos informados no portal da Secretaria da Fazenda.
  • O descadastramento desabilita o login. Porém não altera o destinatário nos documentos fiscais passados nem futuros.
  • O consumidor ficará fora dos sorteios.
  • O sistema continuará contabilizando créditos de documentos fiscais com o CPF/CNPJ do consumidor.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.