Quais as etapas do processo de desenvolvimento de sistemas?

Projeto ou Análise, codificação, testes, Implantação, treinamento e manutenção. Veja esta proposta das possíveis etapas para o desenvolvimento de softwares. Quais vantagens o Linux tem sobre os outros sistemas operacionais?

Home » Tecnologia

O desenvolvimento de sistemas é um processo que ocorre em algumas etapas, como projeto ou análise, codificação, testes, implantação, treinamento e manutenção. A definição das etapas pode variar de caso para caso, mas de uma forma geral o processo de desenvolvimento está relacionado às seguintes etapas:

Projeto ou Análise

O projeto é a parte mais importante do sistema. Nele é definido o que, como, quando e porque será feito.

No projeto são realizados diversos tipos de análises, protopipação, desenhos de cenários, diagramas e outras representações para tentar aproximar ao máximo a expectativa e o resultado final do sistema.

Diversas metodologias ou paradigmas de projeto podem ser usados, creio que atualmente o paradigma mais adequado seja a Análise Orientada a Objeto.

Codificação

A codificação é o desenvolvimento propriamente dito. Aqui são escritas milhares de linhas de códigos que interligação o sistema com bancos de dados e outros dispositivos a fim de produzir o resultado que foi especificado no projeto.

A codificação é uma atividade subordinada no projeto.

Testes

A etapa de testes é importante para verificar a existência de falhas ou se o sistema está se comportando dentro dos princípios do projeto.

A realização de testes não deve ser feita de qualquer maneira ou por qualquer pessoa. Para obter um bom resultado, o ideal é estabelecer procedimentos para testes, que deverá incluir:

  • O que deve ser testado;
  • Qual dado deverá ser inserido;
  • Qual o perfil da pessoa que irá testar: amador, experiente, usuário, etc;
  • Se o procedimento deverá ser repetido com variações de dados;
  • Entre outros.

O relatório de testes deverá constar como e quando os testes foram feitos, bem como se o resultado foi satisfatório ou não.

Implantação e treinamento

Se aprovado nos testes, o sistema deverá ser implantado, isto é, colocar em produção. Em muitos casos a implantação é a etapa mais dolorosa do processo de desenvolvimento de sistemas, já que implicam movimentar pessoas, hardwares, softwares e muitas vezes com a empresa em pleno funcionamento.

Dependendo do tipo e tamanho do sistema é necessário determinar momentos estratégicos para a implantação a fim de provocar menos impacto nos procedimentos da empresa.

Paralelamente, temos também a etapa de treinamento que consiste em apresentar aos usuários o novo sistema e auxiliá-los nos procedimentos que cada um deverá realizar.

Manutenção

A última etapa do processo de desenvolvimento de sistemas é a manutenção. Ela inicia logo após a implantação e não terá fim, ou seja, existirá enquanto o sistema existir.

A manutenção é uma etapa de muitas controvérsias, por isto é importante existir um documento que regulamente o que é manutenção, quais as responsabilidades de clientes, usuários e desenvolvedores, bem como os custos envolvidos nessas atividades.

Quais vantagens o Linux tem sobre os outros sistemas operacionais?

Muitas pessoas afirmam que o sistema operacional Linux é melhor do que o Windows, mas a discussão é muito ampla nem sempre fica claro quais são as reais vantagens que ele apresenta em relação ao principal sistema operacional usado atualmente. Quais são as vantagens do Windows em relação aos outros sistemas operacionais?

O sistema operacional Linux pode apresentar algumas vantagens que muitas pessoas consideram, mas basicamente a principal delas é a questão do custo já que é o Linux é gratuito e os demais sistemas operacionais geralmente são pagos e portanto a grande bandeira que Linux pode levantar é a bandeira econômica. Algumas pessoas podem achar isso absurdo uma vez que o Windows custa menos de 500 reais a licença, mas geralmente no ambiente empresarial são necessárias uma licença para casa computador e aí a conta pode ficar cara devido ao fato de uma empresa ter muitos computadores.

Outras características apresentadas pelo Linux como vantagens é o fato dele ser de código aberto mas este é um item bastante complicado para a maioria das pessoas e creio que uma parte delas tem sabe exatamente como isso funciona na prática. Portanto eu ainda acredito que a questão econômica seja principal bandeira que os defensores do Linux tenha levantado ultimamente como sendo sua principal vantagem.

A principal vantagem do Linux é por ele ser um sistema operacional de código aberto e ter a sua distribuição gratuita. Quanto ao código aberto é uma vantagem que muitos não percebem ou nem fazem ideia para que isso serve, já quanto a gratuidade é um item interessante que atrai a atenção de grandes usuários como os governos, por exemplo. Outra vantagem está relacionado ao que você perguntou sobre vírus, já que a maioria dos vírus são produzidos para atacar o Windows que é mais popular, assim ao usar o Linux você acaba tendo uma proteção natural.

Como desvantagem está principalmente a falta de aplicativos de qualidade e compatibilidade com aquilo que as pessoas estão acostumadas a usar no Windows. Embora existam muitos aplicativos bons, na verdade eles são bem aceitos pela maioria dos usuários, especialmente os mais leigos que estão muito familiarizados com tudo aquilo que roda em Windows. Outra desvantagem é que o sistema Linux não é simples como o Windows ou pelo menos difere na maneira de operação e pensar cansa.

Embora a discussão entre Linux e Windows tenha sido bastante acirrada no passado, parece que as coisas acalmaram um pouco e não é de se estranhar que com o tempo tudo se ajusta e cada um vai para o seu devido lugar ou onde melhor se ajusta.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.