10 itens sobre o Menu Iniciar do Windows

Lista de aplicativos, itens recomendados e fixados, posição no lado esquerdo ou ao centro? Essas é outras questões serão apresentadas nesses 10 itens sobre o Menu Iniciar do Windows

Home » Educação

O que é o Menu Iniciar

O Menu Iniciar é um dos itens mais importantes do sistema operacional da Microsoft. Como o próprio nome sugere, ele pode ser usado como um ponto de partida para quase tudo que você pretende fazer no Windows.

Seja para localizar um programa que foi instalado, para acessar recursos do próprio Windows, dentre outros, o Menu Iniciar atende bem a todos esses casos.

No Windows 8, quando a Microsoft realizou algumas mudanças muito significativas na interface do seu sistema operacional, houve quem estranhasse bastante o novo Menu Iniciar, que realmente fugiu bastante das versões anteriores.

É possível que a Microsoft tenha sofrido bastante críticas, pois na versão 10, ele voltou de maneira mais parecida que o que havia antes da versão 8.

Esquerda ou centro?

No Windows 11 houve outra mudança que é facilmente percebida, pois na maioria das versões anteriores, o Menu Iniciar ficava no canto esquerdo da tela, mas no Windows 11 os ícones da barra de tarefas foram para o centro e junto deles, o Menu Iniciar.

Embora seja possível colocar os ícones no lado esquerdo, o padrão deles é centralizado.

Para alterar, siga esses passos:

  • Clique com o botão direito na barra de tarefas
  • Selecione: Configurações da barra de tarefas
  • Na tela que abrir, vá até a opção: Comportamentos da barra de tarefas
  • Em Alinhamento da barra de tarefas, escolha: Centro ou Esquerda

Botão de acesso

Como explicado acima, o botão de acesso ao Menu Iniciar fica na barra de tarefas e pode ser clicado com o mouse. Ao clicar uma vez ele será aberto e se clicado novamente, ele será fechado.

Então, no Windows 11 este botão ficará junto com os demais ícones da barra de tarefas.

Tecla Windows

Além do botão de acesso na barra de tarefas é possível acessá-lo via teclado, usando para isso a tecla Windows, que fica geralmente localizada entre as teclas CTRL e ALT na parte inferior esquerda do teclado.

Ao usar esta tecla o efeito é o mesmo de usar o botão, ou seja, clicando uma vez o menu será aberto e se clicar uma segunda vez ele será fechado.

Veja aqui imagens da tecla Windows

Busca

Ao abrir o Menu Inicial uma das alternativas que podem ser usadas é a opção de busca. Neste caso e logo após o menu se abrir, basta digitar o que deseja buscar que a opção de busca já é acionada. Não precisa clicar no campo de busca para iniciar a digitação.

Usar a busca irá tornar mais rápido o acesso ao que você precisa. Nem precisa digitar o nome completo do aplicativo ou recurso desejado, ao começar a digitação, será mostrado as primeiras opções que contém o que já foi digitado.

Aplicativos

As vezes chamados de programas, mas no Menu Iniciar o termo que o Windows usa é aplicativos para designar os próprios recursos do Windows, bem como programas que foram instalados.

Assim, logo que entrar no menu aparecerá a opção “Todos os aplicativos” (Windows 11) e ao clicar nesta opção ele irá colocar em ordem alfabética os programas disponíveis.

Fixados

Antes de entrar em Todos os aplicativos, você poderá consultar a lista de “Fixados”. Esses itens incluem alguns que já devem vir fixados por padrão, mas você poderá incluir outros itens ali. A ideia é ter um acesso rápido aos aplicativos mais comuns e assim poder abri-los sem precisar ficar procurando por eles na lista de todos os aplicativos.

Para fixar um item qualquer (arquivos, pastas ou programas) no Menu Iniciar, basta clicar com o botão direito sobre o item desejado e escolher: Fixar em Iniciar.

Recomendações

Também existe ali outra opção chamada de “Recomendações”, que na verdade é uma lista dos últimos arquivos e pastas que você acessou ou usou com mais frequência.

A ideia é também promover o acesso rápido à aquilo que possivelmente o Windows julga que você ainda esteja usando ou que é mais comumente usados por você.

Todos esses recursos são facilitadores de acesso e que de alguma forma tem o objetivo de tornar o trabalho mais simples no Windows.

Desligar e reiniciar

As opções de desligar, reiniciar e suspender o computador estão também presentes no Menu Iniciar e localizados no canto inferior direito deste menu.

Para usar basta abrir o menu e clicar no ícone na parte inferior direita que as opções aparecerão.

Opções da conta

Para finalizar, temos ainda a opção de conta do usuário que fica na parte inferior esquerda do menu. Ali, além do nome do usuário e o ícone da conta, existe um menu que ao abri-lo, terá ainda as opções de:

  • Alterar configurações da conta. Permite modificar foto e outras informações da conta.
  • Bloqueio. Bloqueia temporariamente o uso do computador naquela conta. Opção que pode se usada quando você quer sair da sua mesa e evitar que outras pessoas usem sua conta.
  • Sair. Sai da conta e volta à tela inicial para fazer um novo login

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.