Quais linguagens de programação aprender?

Quais as prioridades em termos de escolha de linguagens de programação uma pessoa deve ter? Aqui, mostro uma lista com as principais delas, como PHP, Python, Javascript, C# e outras.

Home » Tecnologia

Uma das áreas profissionais bastante cobiçada, especialmente por jovens é na área de programação de computadores. Existem diversos cursos superiores, cursos técnicos e livres que oferece formação nesta área, bem como os inúmeros artigos, tutoriais e vídeos sobre diversas linguagens de programação.

A razão por esta procura é justificável, pois devemos considerar que a internet e todos os sistemas de computadores precisam ser desenvolvidos e este desenvolvimento é feito com uso de uma ou mais linguagens de programação.

Mas para aqueles que pretendem entrar na área, nem sempre é fácil discernir o que deve ser estudado primeiro ou quais as prioridades devem ser adotadas, pois existem inúmeras linguagens e nem sempre fica claro o que é conveniente estudar primeiro.

Para ajudar nesse sentido, mostrarei abaixo uma pequena lista de linguagens que considero cruciais para qualquer pessoa que queira começar a trabalhar com desenvolvimento e programação.

HTML e CSS

Embora não seja necessariamente linguagem de programação, HTML e CSS são duas tecnologias fundamentais para você começar a estudar se quiser trabalhar com desenvolvimento web.

Explico: essas duas tecnologias são a base para os sites que acessamos diariamente. Em outras palavras, elas são linguagens indispensáveis para se produzir tanto um site simples de um estudante, como um grande portal ou um site de governo, por exemplo.

HTML é uma linguagem de marcação de texto e com ela é feito a estruturação de todas as páginas, isto é, através de tags ou marcações cria-se a estrutura onde será inserido os conteúdos como texto, fotos e imagens, vídeos, tabelas, dentre outros.

CSS é uma linguagem de estilo, isto é, ela é usada para prover a formatação do HTML ou criar a apresentação desse HTML de uma maneira mais amigável ao usuário.

Desta forma é possível concluir que HTML e CSS são linguagens para serem estudadas juntas, pois uma depende da outra para se produzir um website.

Aprenda HTML aqui

Aprenda CSS aqui

Javascript

Se o HTML e CSS é obrigatório para você construir uma página web qualquer, o Javascript, embora não seja obrigatório, é bastante requisitado e usado em quase todos os sites que conhecemos.

A função do Javascript e trabalhar junto com HTML e CSS provendo a camada de interação, validação, bem como outros tipos de recursos que não são possíveis de serem feitos em HTML e CSS.

Através dele é possível também estabelecer comunicação com o servidor, fazer chamadas assíncronas, leituras de arquivos externos, dentre outros recursos complementares.

Eu particularmente acredito que a combinação HTML, CSS em Java script deve ser considerada como obrigatória para a criação de um site.

Aprenda Javascript aqui

PHP

As tecnologias anteriores que citei aqui são responsáveis por criar a parte do site que nós chamamos de front end, ou seja, é a parte que usuário tem interação e que executada no navegador do usuário.

Mais um site que se preze, vai precisar contar com recursos do servidor e aí que entra a necessidade de trabalhar com uma linguagem de programação do lado do servidor ou back end.

Embora existam muitas linguagens que comprem este papel, o PHP é certamente a mais popular delas e amplamente utilizada em boa parte dos sites que você encontra na internet.

Desta forma estudar PHP é uma estratégia segura, primeiro pelo fato dela ser muito popular, depois que ela é uma linguagem relativamente simples de aprender e por fim que ela é facilmente suportada em praticamente boa parte dos serviços de hospedagem de web sites.

Veja aqui a documentação oficial do PHP.

Python

Além do PHP, existem outras tecnologias e linguagens de programação de servidor que também podem ser consideradas. Dentre elas, eu acredito que o Python seja uma boa opção e portanto deve constar na sua lista de linguagens de programação que você pode aprender.

Desta forma a construção de um site ficaria com HTML, CSS e Javascript no front end e pelo menos uma linguagem de servidor no back end, que pode ser o PHP, Python ou outra linguagem de servidor qualquer.

Veja aqui a documentação do Python

React Native ou Flutter

Com ascensão do uso em massa dos dispositivos móveis, em especial os smartphones, surgiu também um novo mercado que é o de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Desta forma, surgiram também linguagens e tecnologias que tem como finalidade suprir esta necessidade.

A lista também é grande, mas como aqui estou fazendo um resumo e apontando aquelas que julgo ser as mais recomendáveis para quem está começando, creio que o React Native ou Flutter deve ser considerado para esta função.

Com essas tecnologias você consegue criar aplicativos para dispositivos móveis e neste caso não estou dizendo que você deva aprender as duas linguagens, mas fazer opção por uma delas, porque afinal de contas elas acabam sendo concorrentes, ou seja, são usadas para fazer a mesma coisa.

Qual delas escolher? Bem eu optei pelo Flutter, mas o mercado de React Native e também é bastante expressivo. Eu recomendo você fazer uma boa pesquisa sobre cada uma delas e assim tomar uma decisão mais assertivo.

Saiba mais sobre React Native

Saiba mais sobre Flutter

C# (C Sharp)

Saindo um pouco do desenvolvimento web propriamente dito, precisamos considerar o uso de outra linguagem que é o C Sharp.

C# é uma linguagem de programação da Microsoft e é possível usá-la como linguagem servidor no caso dos websites ou para construir aplicações para Windows.

É uma linguagem bastante robusta e moderna, sendo uma excelente alternativa para quem quer começar a fazer programação para Windows, uma vez que ela conta com muito suporte em função do grande número de desenvolvedores que trabalham com ela.

Veja aqui a documentação oficial do C Sharp

Java

Java é uma tecnologia que você não deve desprezar, ela é multiplataforma, isto é, serve para diversos tipos de plataformas sejam elas Windows, Linux, Android e outros.

É uma linguagem bastante usada em ambiente acadêmico e também em grandes empresas, portanto não acredito que você já deva começar por ela, mas ela precisa fazer parte da sua pretensão se quiser ir mais fundo em programação.

Site do Java

C++

Já falamos de desenvolvimento web, programação para dispositivos móveis, programação para o Windows e também multiplataforma. A linguagem C++ é bastante utilizada na automação e portanto ela é importante sobretudo para quem pensa em trabalhar nesta área bastante promissora.

Documentação da linguagem C++

Outras

A lista de linguagens de programação é grande, por esse link dá para perceber que existem mais de 300 linguagens conhecidas e obviamente que é impossível aprender todas e também absolutamente desnecessário.

Mas eu acredito que a lista que coloquei acima atenda a maioria das necessidades que você venha ter em termos de programação e é um bom roteiro para você começar a estudar e aprender um pouco sobre esta empolgante área da tecnologia.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.