A tecnologia tem ampliado as possibilidades dos estudantes de todas as idades em forma ilimitada. Com a educação a distância (EAD), as opções atuais se expandem fora de fronteiras. Segundo a pesquisa realizada, estudantes brasileiros podem assistir a aulas em forma virtual em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido e França, e obter seu título de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado sem problemas.
Esse artigo expõe os principais resultados da minha pesquisa sobre faculdades com EAD no exterior, e inclui algumas vantagens, desvantagens e questões a serem analisadas no momento prévio a tomar uma decisão.
De acordo com o site Study Portals, em julho de 2020 havia programas ou cursos de educação a distância em 87 países, alguns deles pouco conhecidos por aqui em termos de educação, especialmente no modelo EAD. Ainda segundo o mesmo site, os 20 países com maior quantidade de programas de educação a distância eram por ordem, os seguintes:
Nos Estados Unidos, por exemplo a quantidade de programas (cursos) a distância chega a quase dez mil em várias regiões dos Estados Unidos. Embora com menor quantidade,
A Universidad Nacional de Educación a Distancia, popularmente conhecida como UNED oferece programas de estudo de graduação, pós-graduação, MBA, cursos de língua e de especialização. Seus programas integram 25 cursos em diferentes áreas. A universidade opera desde 1972 e aqui assistem anualmente um importante número de estudantes estrangeiros mediante aulas virtuais. A Universidade conta com um escritório representativo no Brasil, dirigido por Maria Cibele Gonzalez Alonso. Ela confirma que são poucos os cursos que requerem a presença do aluno, os que devem visitar a universidade só duas vezes ao ano para exames finais. Nos casos de cursos que preveem práticas laborais, em oportunidades existem convênios com instituições brasileiras que evitam que o aluno deva viajar a Espanha.
De acordo com o Study Portals, em julho de 2020, havia 262 cursos a distância na Espanha, em pelo menos 16 cidades diferentes. Os destaques eram as cidades de Madrid, a capital do país, com 13 instituições e Barcelona com 14 instituições que oferecem cursos EAD. Abaixo a lista de instituições de Madrid, segundo o site.
Fonte: Escolas e Universidades na Espanha em Study Portals (acesso em 28/07/2020)
No país norte americano existe a possibilidade de ingressar no sistema de EAD com acesso a programas fornecidos pela Harvard University, o MIT, entre outras instituições. Para conferir todas as oportunidades, recomendamos visitar a seção de extensão de EAD da Harvard https://www.extension.harvard.edu/distance-education e o programa Open Course Ware do MIT.
Para conferir todas as opções recomendamos ingressar ao site Petersons. Ali são exibidas as instituições e cursos disponíveis na modalidade a distância para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e PhD.
De acordo com o Study Portals, em julho de 2020, havia 9.504 cursos a distância nos Estados Unidos, em pelo menos 503 cidades diferentes. Os destaques ficavam por conta de São Francisco com 12 instituições, San Diego 8, Boston 12, Chicago 12, Los Angeles 7, Nova York 29, Philadelphia 10 e Washington 9 instituições com cursos EAD. Abaixo as universidades de Boston e a quantidade de programas de educação a distância que eles tinham:
Fonte: Escolas e Universidades nos Estados Unidos em Study Portals (acesso em 28/07/2020)
Os países do Reino Unido formaram uma das maiores redes de universidades que aplicam o sistema de educação a distância a nível mundial. O Conselho Britânico ou British Council é o promotor do site Education UK (https://www.educationuk.org/), portal online que concentra e organiza todos os cursos e instituições por áreas e categorias. Com uma simples busca você pode encontrar todos os cursos disponíveis, segundo sua área de interesse e nível acadêmico atual.
De acordo com o Study Portals, em julho de 2020, havia 5.876 cursos a distância no Reino Unido, em pelo menos 97 cidades diferentes. Os destaques eram as cidades de Manchester 8 instituições, Birmingham 7, Cambridge 6, Londres 60. Abaixo as escolas e universidades de Londres que tinham maior quantidade de programas EAD:
Fonte: Escolas e Universidades no Reino Unido em Study Portals (acesso em 28/07/2020)
No Canadá há diversas instituições de ensino superior que oferecem educação a distância com programas realizados totalmente online. Em ocasiões podem requerer um estagio em Canadá, mas isso aplica principalmente para MBA’s e pós-graduações. Para ingressar será necessário que o aluno conte com domínio do idioma inglês. O Centro de Educação Canadense conta com uma seção dedicada a estudantes brasileiros. Ingresse aqui (https://www.studycanada.ca/brazil/index.htm) ou envie um email a [email protected] para receber informações completas.
De acordo com o Study Portals, em julho de 2020, havia 477 cursos a distância no Canadá, em pelo menos 33 cidades diferentes. O destaque era Toronto, a maior cidade do país com as seguintes universidades e a quantidade de cursos disponíveis em cada uma delas:
Fonte: Escolas e Universidades no Canada em Study Portals (acesso em 28/07/2020)
Segundo as informações pesquisadas, o sistema de EAD na França está amplamente desenvolvido. Estudantes franceses e estrangeiros podem acessar a mais de três mil cursos em varias áreas de conhecimento e níveis de ensino. Os cursos são 100% online. Provas de final de ano podem ser negociadas entre a universidade e aluno para serem feitas no consulado ou embaixada. Para conferir todas as informações ingresse ao portal da Campus France para o Brasil aqui (https://www.bresil.campusfrance.org/).
De acordo com o Study Portals, em julho de 2020, havia 141 cursos a distância no Canadá, em pelo menos 11 cidades diferentes. O destaque era a capital Paris com as seguintes universidades e a quantidade de cursos disponíveis em cada uma delas:
Fonte: Escolas e Universidades na França em Study Portals (acesso em 28/07/2020)
Fontes: Universia
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp