Qual faculdade fazer para trabalhar na construção civil?

Saiba quais são os cursos superiores mais indicados para quem deseja trabalhar com a construção civil, seja na elaboração de projetos, gerenciamento ou execução de obras de construção.

Home » Educação

Trabalhar é preciso escolher a área em que você deseja atuar é uma das decisões importantes que temos que tomar. Um bom exemplo disso é o mercado da construção civil que oferece diversas oportunidades para quem deseja trabalhar nesta área.

Mas quando falamos na construção civil é preciso levar em conta que não é apenas oportunidade de trabalho como pedreiros, mestre de obras, serventes e afins. Afinal, uma obra precisa de projetos, gerenciamento, planejamento, fiscalização, dentre outras. Para isso é preciso pensar em formação superior.

Veremos abaixo quais as faculdades que você pode fazer com intuito de trabalhar direto ou indiretamente com a construção civil.

Engenharia civil

A primeira faculdade que você deve considerar e a engenharia civil. Um engenheiro civil é responsável pelo projeto estrutural de uma obra qualquer, seja uma casa pequena até uma grande edificação, como um prédio de apartamentos, viaduto ou outras obras de grande porte.

Assim, a engenharia civil é uma profissão bastante interessante quando se pensa neste mercado.

O curso de engenharia civil tem duração de cinco anos e pode ser encontrado em diversas universidades pelo Brasil, tanto em instituições públicas como particulares.

Arquitetura

A faculdade de arquitetura é uma alternativa para quem deseja trabalhar com projetos para a construção civil.

O arquiteto elabora o projeto arquitetônico que envolve projetar um ambiente, seja ele é pequeno ou grande, de forma harmoniosa e levando em conta os aspectos funcionais, estéticos, termodinâmicos, dentre outros.

A faculdade de arquitetura, assim como engenharia civil, também tem cinco anos de duração e é uma opção bem interessante para quem deseja atuar nesta área.

Apenas para efeito de entendimento, na construção de uma casa por exemplo, normalmente você precisa tanto do engenheiro civil como do arquiteto.

O engenheiro civil é responsável pelo projeto estrutural e o arquiteto pelo projeto arquitetônico. Uma coisa complementa outra, logo os dois são boas opções para quem deseja trabalhar com a construção civil.

Cursos superiores de tecnologia

O curso de engenharia civil e arquitetura citados acima, são bacharelados, isto é, um curso de formação mais completa e que em ambos os casos têm duração de cinco anos. Mas existem os cursos superiores de tecnologia que são aqueles de curta duração e que focam em um aspecto um pouco mais específico.

Segundo o catálogo Nacional de cursos superiores de tecnologia há pelo menos três opções que poderíamos considerar para quem deseja trabalhar com a construção civil. São eles:

Construção de edifícios

De acordo com o catálogo, este curso visa formar um profissional que gerencia, planeja e executa obras de edifícios. Fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de obras de edifícios. Elabora orçamento e planejamento de obras. Gerencia resíduos de obras. Projeta estruturas em concreto armado. Gerencia aspectos relacionados à segurança, otimização de recursos, respeito ao meio ambiente e manutenção de edificações. Executa desenhos técnicos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Controle de obras

De acordo com o catálogo, este curso visa formar um profissional que supervisiona e coordena a qualidade das obras. Executa e gerencia atividades em canteiros de obras e em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, cerâmica. Supervisiona aspectos de segurança. Executa e avalia instalações laboratoriais e calibragem de equipamentos. Avalia resultados de ensaios. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Material de construção

De acordo com o catálogo, este curso visa formar um profissional que coordena equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Gerencia processos produtivos de materiais. Fiscaliza obras. Desenvolve pesquisa de produtos de materiais de construção. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Ainda segundo o catálogo, esses três cursos têm como sugestão de 2400 horas.

Você poderá consultar outras informações sobre esses cursos diretamente no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 3ª edição, que foi a fonte das informações acima.

Onde encontrar esses cursos?

A melhor alternativa para saber onde esses cursos são ofertados é consultar o E-MEC, que é o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação. Lá você poderá consultar pelo nome e filtrar por estado, cidade, gratuidade do curso, dentre outros filtros que a ferramenta oferece.

Cursos técnicos

Mas para quem não quer fazer uma faculdade, uma alternativa seria um curso técnico na área da construção civil. Evidentemente que esse curso tem uma formação mais específica e visa atender aqueles que desejam aperfeiçoar ou aprender alguma profissão dentro da área da construção civil.

Uma boa sugestão são os cursos do Senai na área da construção civil. Este link que é do Senai São Paulo mostra as opções que você pode encontrar de cursos técnicos destinados a quem deseja trabalhar na área da construção.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.