Como fazer 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4 no celular iPhone e Android?

Será que é possível representar as diversas frações matemáticas nos teclados dos principais modelos de celulares, como aqueles que usam Android e também nos sistemas iOS da Apple?

Home » Tecnologia

Quem usa computador, celular ou tablet, usa também o teclado desses dispositivos, pois é através dele que inserimos a maior parte do conteúdo que interagimos com o computador.

É verdade que usamos também o mouse para o caso dos computadores e comandos de voz e movimentos de tela para o caso de celulares e tablet, mas ainda assim o uso do teclado é bastante intenso.

Para quem é usuário do sistema Android presente em boa parte dos celulares, bem como os usuários dos iPhones, talvez muitos ainda não tenham percebido uma particularidade nos teclados de seus respectivos dispositivos: a questão das frações.

Você já precisou digitar frações no teclado do celular? Se precisou, conseguiu fazer o uso delas?

O que são frações?

Frações são representações matemáticas usadas para trabalhar com uma parte de um todo. Com certeza no dia-a-dia é comum usarmos as frações em forma de fala, como quando dizemos que queremos um quilo e meio de carne no açougue ou quando dizemos que a garrafa tem três quartos de água.

Mas uma coisa é usar isto na linguagem oral, outra coisa é digitar no teclado, afinal tanto no computador como nos celulares não existe uma tecla específica para cada tipo de fração.

Mas como usar nos celulares?

Bem, primeiro precisamos separar os celulares agora, afinal, Android e iPhone lidam de forma diferente com este problema e a solução também é diferente para cada caso.

Curiosamente o Android trata melhor a questão e de maneira mais natural. Já o sofisticado iPhone... bem a solução para ele não é tão simples, mas funciona também.

Vamos a elas.

Como fazer 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4 no teclado do Android?

Como já antecipado acima, no teclado do Android existe uma tecla para representar as funções e isto não chega a ser um problema, pois existem diversas outras necessidades que não existem no teclado, mas ainda assim podemos usar.

No caso das frações o recurso existe de forma nativa basta aprender como usar. Como acontece com outras representações que não tem no teclado, a solução é apelar à aquilo que podemos chamar de extensão do teclado. Veja abaixo:

Se você precisa digitar ¾ por exemplo, basta pressionar a tecla com o número 3 e segurar um pouquinho, logo aparecerá aquilo que chamo aqui de extensão do teclado que são várias outras representações do número 3, incluindo o ¾. Aí basta selecionar.

O mesmo acontece se precisar digitar ¼. Neste caso pressione a tecla com o número 1 e mantenha pressiona até aparecer as opções do número 1, incluindo o ¼.

Na verdade o caminho é o mesmo que você já utiliza para letras acentuadas por exemplo, onde é necessário pressionar a tecla com a letra e escolher uma das extensões que ele mostra. Só que aqui fazemos com os números.

Atenção: Este exemplo foi testado em um aparelho com Android e acredito que a função esteja disponível em todas as versões, até porque a celular que utilizei para testes nem é dos mais recentes.

Como fazer 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4 no teclado do iPhone?

No iPhone a história é um pouquinho diferente e o recurso que expliquei acima para Android não se aplica aqui. Ele aceita o mesmo comando, ou seja, você pode pressionar uma tecla com o número, mas nas extensões que ele mostra, não há frações.

Mas aqui vai uma observação: O testes foi feito em três modelos de iPhone e em nenhum deles havia o recurso nativo.

Como proceder então?

A solução é utilizar um recurso de substituição de caracteres através de uma tecla de atalho. Isto pode ser feito para resolver o problema das frações e outras coisas que você queira incluir.

Faça o seguinte:

No iPhone, entre em Ajustes

Ajustes em iPhone

Depois entre em Teclado:

Ajustes em iPhone - teclado

Dependendo da versão do iOS o caminho pode ser diferente. Neste caso encontre o caminho para te levar até o teclado.

Estando no teclado, entre na opção Substituição de Texto:

Substituição de textos no iPhone

Agora clique no sinal de + para incluir um novo atalho.

Criar atalhos para frações no iPhone

Agora você precisará copiar uma fração pronta de um website ou outro local. Veja alista abaixo que já fiz para você.

Você vai digitar como aparece na imagem abaixo: Em frase você deve color a fração pronta que copiou daqui (ou de outro local) e em atalho digite o texto que será substituído pela fração.

Xxxx

Depois de salvar, basta ir ao teclado e digitar 3/4 e ele abrirá no teclado a opção para incluir a fração. Você deve repetir este passo para cada uma das frações que quiser inserir.

Como você irá precisar das frações já prontas, para te ajudar vou colocar algumas aqui:

  • ½
  • ¼
  • ¾

Você poderá pegar uma tabela mais completa neste link na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII

Conclusão

Como vimos é possível sim usar as frações 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4 no teclado dos celulares, mas é preciso aprender a usar corretamente.

O fato de não existir essas teclas nativas certamente está relacionado ao fato de não haver espaço para todas as necessidades. Então, letras, números e alguns símbolos que são bastante usados ficam ali e outros recursos menos usados devem ser acessados através dessas extensões

Vale lembrar que como existem inúmeros modelos de celulares e com versões diferentes de sistemas operacionais, pode ser que em alguns casos os caminhos sejam um pouco diferentes, mas de qualquer forma, creio que a ideia possa ser aplicada a quase todos os casos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.