Sites dos Principais Jornais do Brasil e do Mundo

Veja a lista dos sites dos principais jornais do mundo. Jornais americanos, na Espanha, Inglaterra, França, Alemanha no Brasil e outros países como Israel e Hong Kong. Veja a relação a seguir com os links para as versões online.

Home » Cidadania

Para quem gosta de ler ou ver jornais pelo mundo, resolvi fazer um apanhado dos principais jornais de alguns países. Quando uso o termo “principais”, quero dizer que são os mais conhecidos por aqui e no mundo ocidental ou pelo menos os que conheço. Seguindo a globalização e o predomínio do idioma inglês, a maioria é em idioma inglês, mas alguns em espanhol, francês e também em português.

Tendo em vista estas observações, segue abaixo a lista dos sites dos que considero os principais jornais do mundo.

Site dos principais jornais do Brasil e do mundo

Jornais americanos

The New York Times

https://www.nytimes.com – Site do principal jornal americano. O New York Times é também um dos mais respeitados jornais do mundo. Tem conteúdo em inglês, porém recentemente eles anunciaram que haverá uma versão online em português. Existe a versão em espanhol.

The Washington Post

https://www.thewashingtonpost.com - Site do não menos importante jornal americano, o The Washington Post. Talvez por estar na capital do país, ele tem como foco a atividade política nos Estados Unidos. Conteúdo em inglês.

The Wall Street Journal

https://online.wsj.com – O The Wall Street Journal é um jornal de foco em economia, mas destaca também em assuntos de tecnologia. Na verdade as duas coisas juntas né? É americano e conteúdo em inglês.

USA Today

https://www.usatoday.com - A Wikipédia cita o USA Today como o jornal de maior circulação nos Estados Unidos, talvez isto ocorra em termos numéricos. É sem dúvida uma dos mais importantes daquele país. Na internet ele se destaca por ter um layout bastante diferenciado.

Los Angeles Times

https://www.latimes.com – O Los Angeles Times é um jornal americano com sede em Los Angeles. Na internet ele se destaca com o layout limpo e bem organizado.

Cable News Network - CNN

https://edition.cnn.com/ - Este jornal online é da maior canal de notícias do mundo, é norte-americano e considerado como o primeiro do mundo á transmitir noticias 24h. O jornal pode ser acompanhado no mundo todo. Na TV, além da já tradicional versão em espanhol, em 2020, foi lançado o canal aqui no Brasil. A CNN Brasil é contudo uma franquia da empresa estadunidense, sua sede é em São Paulo e a versão online está disponível no site: www.cnnbrasil.com.br

Jornais na Europa

El Pais

https://www.elpais.com – Site El Pais, o principal jornal espanhol e muito citado por aqui na mídia, especialmente quando alguma coisa importante acontece no Brasil. Conteúdo em espanhol. Há uma versão dele em português, especialmente focado no Brasil.

Le Figaro

https://www.lefigaro.fr – Um dos principais jornais da França. Foi fundado em 1826 e é o segundo maior jornal do país. O Le Figaro é um jornal conservador francês. Língua: francês.

Le Monde

https://www.lemonde.fr – Este é outro jornal francês bastante importante, senão o mais importante da França. Idioma francês. Ele é mais novo do que seu concorrente, pois foi fundado em 1944 e segue uma linha mais central.

The Guardian

https://www.guardian.co.uk – Fundado em 1821, o The Guardian é um dos principais jornais da Inglaterra com sede em Londres. Idioma inglês

The Sun

https://www.thesun.co.uk – O The Sun é um jornal sensacionalista da Inglaterra. Não o conheço bem, mas pela capa lembra um pouco o antigo NP – Notícias Populares que havia em São Paulo.

The Times

https://www.timesonline.co.uk – O The Times é outro jornal importante da Inglaterra. Também em idioma inglês.

Financial Times

https://www.ft.com – O Financial Times é um jornal de economia e talvez seja o principal jornal de economia do mundo. Muito respeitado com suas análises. Invariavelmente eles citam o Brasil e não poupam críticas, quando necessário. Idioma inglês

Corriere Della Sera

https://www.corriere.it – Site do Corriere Della Sera, um dos principais jornais da Itália. Idioma italiano. Este jornal é de Milão.

Der Spiegel

https://www.spiegel.de - (Dica do César de Curitiba) O Der Spiegel é uma publicação semanal na Alemanha com sede na cidade de Hamburgo, sendo um dos principais semanários da Europa. O idioma é alemão.

DW - Deutsche Welle

https://www.dw.com - A Deutsche Welle é um canal de TV da Alemanha e com atuação online com seu tradicional jornalismo que abrange na versão online pelo menos 30 idiomas, dentre eles o português. Aqui, a versão em português: https://www.dw.com/pt-br

British Broadcasting Corporation (BBC News)

https://www.bbc.com/news- É responsável por transmitir informações para o mundo todo através da TV Rádio e Internet. É a maior organização para transmissão de noticias ao mundo. A BBC mantém uma versão em português que já é bem tradicional por aqui, com excelentes matérias, inclusive. O endereço da versão brasileira é bbc.co.uk/portuguese/

Jornais na América Latina

Clarin

https://www.clarin.com – O Clarin é o principal jornal da Argentina. É um importante jornal e se junta aos principais jornais brasileiros como os mais importantes e influentes da América Latina. Este jornal está disponível no idioma espanhol.

La Nacion

https://www.lanacion.com.ar - Este é outro jornal argentino de grande destaque naquele país. O idioma é o espanhol.

Folha de São Paulo

https://www.folha.uol.com.br - Este você conhece né? Principal jornal do Brasil, a Folha de São Paulo é também um dos principais jornais do mundo.

Estado de São Paulo (Estadão)

https://www.estadao.com.br - Assim como a Folha, o Estadão é um grande veículo de mídia em São Paulo e porque não em todo o Brasil. Fundado em 1875, o jornal segue uma linha de direita com liberalismo econômico e conservadorismo político.

G1

https://g1.globo.com - Versão online do sistema Globo. Abrange a programação televisiva dos seus canais e possui uma ampla cobertura nacional, através das afiliadas e representações em várias parte dos país.

O globo

https://oglobo.globo.com - É um jornal carioca com circulação nacional. Faz parte das Organizações Globo que envolve rádio, TV e jornais no país

Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br - A Agência Brasil é uma agência de notícias do governo federal que faz a cobertura oficial dos principais fatos ligados ao executivo federal, seus ministérios, agências e empresas ligadas ao governo.

Correio Brasiliense

https://www.correiobraziliense.com.br - Fundado em 1960, o mesmo ano que a capital federal, o Correio Brasiliense é um jornal de Brasília e já recebeu diversos prêmios de jornalismo.

Zero Hora

https://gauchazh.clicrbs.com.br - O Zero Hora é um jornal que faz parte do grupo RBS com sede em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.

O Estado de Minas

https://www.em.com.br - O Estado de Minas é o maior jornal de Minas Gerais e tem importância nacional. Com sede em Belo Horizonte, o diário foi fundado em 1928 e tem como slogan: O Grande Jornal dos Mineiros.

Jornal Nacional (JN)

https://g1.globo.com/jornal-nacional- Está no ar desde  1 de setembro de 1969, é um jornal de exclusividade brasileira que retrata tanto noticias do território quando acontecimentos importantes que ocorrem no mundo todo. Exibido no horário noturno, a partir das 20:30 (Horário nobre), e está sempre em primeiro lugar na audiência.

Universo Online (UOL Noticias)

https://noticias.uol.com.br/ - O jornal é um dos maiores do Brasil, e foi fundado pelo grupo folha, depois se uniu ao Portal Brasil. O jornal é bastante conhecido pois traz informações antes mesmo dos jornais da televisão, os acontecimentos podem ser acompanhado via internet.

Google Notícias

https://news.google.com - O Google Notícias não é um jornal em si, mas um agregador de notícias online que reuni as manchetes de uma infinidade de jornais pelo país a fora e pelo mundo. É uma boa opção para usar várias fontes de notícias.

Jornais de outras regiões

The Jerusalem Post

https://www.jpost.com/ - O The Jerusalem Post é um jornal de Israel, porém em língua inglesa. Como o principal aliado de Israel é o EUA, o jornal, pelo menos na versão online, parece seguir esta linha também.

SCMP - South China Morning Post

https://www.scmp.com - Este é um jornal em língua inglesa com sede em Hong Kong. Na versão online eles tem a edição internacional, Hong Kong, Ásia e Estados Unidos. Conteúdo em inglês.

Al Jazeera

https://www.aljazeera.com - Embora não seja um jornal no sentido que estamos usando aqui, pois é uma mídia televisiva, resolvi incluir a Al Jazeera aqui pela importância que ela tem em termos jornalísticos. Ela é bastante popular pois é uma voz jornalística em um país árabe. No site da Al Jazeera eles se posicionam como uma empresa privada estabelecida para o benefício público. Conteúdo em inglês

The Japan Times

https://www.japantimes.co.jp - É um jornal bastante antigo e pelo visto bem popular no Japão. No site deste jornal é possível ver uma cobertura bem ampla, tento em termos de conteúdo como de abrangência geográfica. Conteúdo em inglês.

Gostou da lista dos sites? não se esqueça de recomendá-la a seus amigos, em seu site, blog ou através das redes sociais. Use as opções para compartilhar este link com seus contatos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.