Mulheres na Política: Deputadas, senadoras, prefeitas, presidenta, entre outras

Dilma Russeff, Roseana Sarney, entre outras. Veja as mulheres que estão na política brasileira e ocupam cargos de destaques, como senadoras, deputadas e outros.

Home » Cidadania

As mulheres sempre exerceram um papel importante não só na vida doméstica, mas também no mercado de trabalho, embora o reconhecimento e oportunidades sempre foram menores em relação à mulher. Mas nos últimos anos muita coisa tem mudado no cenário brasileiro e em muitos paises também. Na política não poderia ser diferente, a grande necessidade da presença das mulheres e também é claro o espaço que elas querem ocupar, mas essa luta ainda tem muito chão pela frente, pois na política o numero de mulheres ainda é muito pequeno, e segundo pesquisas feitas de 192 países apenas 12 deles possui mulheres como chefe de Estado, e mais, o numero de mulheres eleitoras no Brasil é de 52% do total dos eleitores e mesmo sendo mais da metade do eleitorado, o numero de mulheres eleitas não chega a ocupar nem 30% dos cargos.

Veja abaixo as mulheres que foram eleitas para cargos públicos recentemente.

Senadoras

No Senado, em 2014, havia apenas onze mulheres, sendo elas:

Ana Amélia (PP);

Ana Rita (PT);

Ângela Portela (PT);

Katia Abreu (DEM);

Lídice da Mata (PSB);

Lúcia Vânia (PSDB);

Maria do Carmo Alves (DEM);

Gleisi Hoffmann (PT);

Marisa Serrano (PSDB),

Marta Suplicy (PT) e

Vanessa Grazziotin (PC do B).

Neste link é possível consultar detalhes sobre cada uma dessas mulheres guerreiras, e se informar sobre o trabalho de cada uma delas.

Deputadas

Ainda em 2014, ocupando o cargo de deputadas são no total 47 mulheres, são elas:

Alice Portugal (PCdoB) – BA

Aline Correa (PP) – SP

Ana Arraes (PSB) – PE

Andrea Zito (PSDB) – RJ

Antônia Lúcia (PSC) – AC

Benedita da Silva (PT) – RJ

Bruna Furlan (PSDB) – SP

Carmen Zanotto (PPS) – SC

Celia Rocha (PTB) – AL

Cida Borghetti (PP) – PR

Dalva Figueredo (PT) – AP

Elcione Barbalho (PMDB) – PA

Eliane Rolim (PT) – RJ

Erika Kokay (PT) – DF

Fátima Bezerra (PT) – RN

Fátima Pelaes (PMDB) – AP

Flávia Morais (PDT) – GO

Gorete Pereira (PR) – CE

Iracema Portella (PP) – PI

Iris de Araújo (PMDB) – GO

Jandira Feghali (PCdoB) – RJ

Janete Rocha Pietá (PT) – SP

Jaqueline Roriz (PMN) – DF

Jô Moraes (PCdoB) – MG

Keiko Ota (PSB) – SP

Lauriete (PSC) – ES

Liliam Sá (PR) – RJ

Luci Choinacki (PT) – SC

Luciana Santos (PCdoB) – PE

Luiza Erundina (PSB) – SP

Manuela D’Ávila (PCdoB) – RS

Mara Gabrielli (PSDB) – SP

Marina Santana (PT) – GO

Marinha Rupp (PMDB) – RO

Nive (DEM) – MA

Nilda Gondim (PMDB) – PB

Perpétua Almeida (PCdoB) – AC

Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) – TO

Professora Marcivania (PT) – AP

Rebecca Garcia (PP) – AM

Rosane Ferreira (PV) – PR

Rose de Freitas (PMDB) – ES

Rosinha da Adefal (PTdoB) – AL

Sandra Rosado (PSB) – RN

Solange Almeida (PMDB) – RJ

Sueli Vidigal (PDT) – ES

Teresa Surita (PMDB) – RR

Detalhes e informações sobre o trabalho de cada uma dessas mulheres que são Deputadas você encontra neste link.

Governadoras

Tendo 2014 como ano base, no Brasil havia apenas duas mulheres ocupando o cargo de governadoras, podendo elas ser consideradas mulheres realmente  vencedoras por terem alcançado um cargo de muita importância na politica, elas são:

Roseane Sarney, governadora do estado do Maranhão pela quarta vez, ela também já foi eleita Senadora e Deputada Federal.

Rosalba Ciarlini, governadora do Rio Grande do Norte, foi a primeira Senadora do estado do Rio Grande do Norte, e ainda já foi prefeita da cidade de Mossoró - RN por 12 anos.

Presidenta da República

E é claro que não poderia deixar de falar da nossa Presidenta Dilma, que se tornou a primeira mulher a assumir o cargo máximo da nação brasileira. As mulheres realmente estão querendo e conquistando seu espaço na politica brasileira.

Não sei se todos sabem, mas Dilma Rousseff foi afastada do cargo em 2016.

Como está atualmente a participação feminina na política

Apesar do cargo mais importante ser ocupado por uma mulher a participação feminina ainda é bastante fraca na política brasileira. Embora as mulheres representem 51,7% dos eleitores brasileiros a participação das mulheres é de apenas 9%.

Lei criada em 2010 para aumentar a participação feminina na política

Em 2010 foi criada uma emenda na lei que obriga a participação de pelo menos 30% de mulheres nos congressos, mais os partidos políticos falam sobre a dificuldade e desinteresse das mulheres para participar.

Qual a alegação das mulheres não participarem da política?

Todo o trabalho político acaba dissimulando as mulheres, pois não existe o devido apoio para as candidatas em 2010, a relação de candidatas à Câmara Federal e às Assembleias Legislativas e aquelas efetivamente eleitas foi de 4,9% - em 1994, a taxa atingiu 17%.

Pioneiras na Política

A luta das mulheres para enfrentar um lugar na política já é antiga, desde 1880, a dentista Isabel de Mattos Dillon convocou a Justiça para que pudesse se integrar na política. Nos anos seguintes foram feitas várias tentativas para que se conseguisse o direito ao voto político, em 1894 foi o ano em que elas ganharam o direito ao voto.  Em 1905 três mulheres conseguiram votar, em Minas Gerais.

Primeira mulher eleita no Brasil

Em 1928 no Brasil foi eleito a primeira prefeita mulher seu nome era Alzira Soriano de Souza o fato aconteceu no Rio Grande do Norte. Porem o voto feminino só foi considerado de nível nacional em 1932.

Atualização em 2020

Neste ano com a eleição americana, o fato de uma mulher ter se tornado a primeira vice presidente dos Estados Unidos chamou a atenção de muita gente, especialmente da imprensa. Trata-se de Kamala Harris que foi eleita na chapa com Joe Biden na vitória sobre o então presidente Donald Trump.

Ainda no cenário internacional é importante destacar a chanceler alemã Angela Merkel que ocupa o cargo desde de 2005 e é visto como uma das maiores lideranças governamentais do mundo.

No cenário nacional destaca-se ainda algumas mulheres na atualidade como as deputadas Joice Hasselmann, Tabata Amaral, as ministras Damares Alves (Mulher, família e direitos humanos), Tereza Cristina (agricultura) e ainda das ministras do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber e Carmen Lúcia, dentre outras.

Porque 8 de março é o dia internacional da mulher?

Por que o dia 8 de março foi instituído como o dia internacional da mulher? Existe algum motivo em específico para ter sido escolhido esta data ou foi apenas uma escolha aleatória?

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada em boa parte dos países no dia 8 de março e a razão que levou a adotar esta data não é necessariamente específica, mas a causa da comemoração está ligada aos esforços feitos especialmente no início do século passado por melhores condições de vida e trabalho das mulheres. A revolução de 1917 na Rússia é um exemplo.

Nos países do ocidente a data é comemorada desde o início do século passado, mas foi a partir da década de 1960 que ganhou mais atenção, sendo liderado pelo movimento feminista.

A data deve ser considerada importante, mas longe das aberrações feministas e machistas. O reconhecimento é muito válido e esforços sempre precisam ser feitos para a melhoria de vida, trabalho e outros direitos, sejam de homens ou mulheres.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.