Como voltar a estudar com o EJA - Educação de Jovens e Adultos?

O EJA - Educação de Jovens e Adultos é um programa que vem beneficiando milhões de pessoas em todo o território brasileiro que não concluíram seus estudos. Veja o que é e o que fazer para voltar a estudar com a Educação de Jovens e Adultos.

Home » Educação

A educação sempre foi fator principal no desenvolvimento social do país como um todo e a cada ano essa importância vem aumentando seu espaço entre a sociedade que está se preocupando com o seu futuro, particularmente, o futuro profissional. Muitas dificuldades podem ser encontradas por pessoas que não possuem uma boa escolaridade em relação não apenas a cursos técnicos e superiores, mas também uma educação do ensino fundamental e médio que são as bases para o desenvolvimento das etapas seguintes a serem percorridas.

Diante disto o programa Educação de Jovens e Adultos – EJA cumpre um importante papel ao atender pessoas que não tiveram a oportunidade de realizar o ensino fundamental bem como o ensino médio e atualmente diante das dificuldades que estão tendo de enfrentar no tão concorrido mercado de trabalho,  voltam a se interessarem a retornar aos estudos. Essa oportunidade de voltar a estudar proporciona uma maior auto estima e prepara melhor o aluno para enfrentar o concorrido mercado de trabalho.

O EJA - Educação de Jovens e Adultos é um programa que vem beneficiando milhões de pessoas em todo o território brasileiro, oferecendo novas oportunidades de realizar um ensino de qualidade aos muitos que não o tiveram quando na idade certa, é um curso totalmente gratuito em que os critérios de participação são que para os interessados em cursar o ensino fundamental tenham no mínimo 14 anos de idade completos e, para os interessados em cursar o ensino médio é exigido que os candidatos tenham completado no mínimo 17 anos de idade.

Perguntas e respostas

Onde estudar?

Procure uma escola pública mais próximo de sua casa ou a secretaria de educação do seu município e informe-se sobre as localidades em sua cidade que oferecem o curso do EJA – Educação de Jovens e adultos.

Há também a opção pelo Encceja que é um exame nacional e as informações podem ser lidas no final deste artigo.

Existe alguma forma de apenas fazer a prova para a certificação?

Infelizmente esta opção de certificação pelo ENEM descrita abaixo foi descontinuada e não está mais disponível, restando agora a opção pelo Encceja (veja abaixo).

Sim. Desde 2010 o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usado para certificação do ensino médio por aqueles que não o concluíram. Assim, você deseja fazer isso, basta se inscrever na próxima edição do ENEM e na inscrição informar que deseja usar o resultado da prova para certificação do ensino médio.

Mas não é preciso estudar neste caso?

Você precisa estudar como qualquer aluno que vá prestar o ENEM, mas se não quiser frequentar aulas específicas do EJA, poderá estudar por conta própria e assim se preparar para o exame.

Neste caso quem fará a emissão do certificado de conclusão do ensino médio?

Normalmente eles colocam as opções para você escolher, mas geralmente é a própria secretaria de educação do seu estado que faz isso.

Ao fazer o EJA ou a certificação pelo ENEM, posso fazer faculdade depois?

Sim. Uma vez que você tenha o certificado de conclusão do ensino médio, poderá dar sequência aos seus estudos no ensino superior como todos os direitos que são comuns aos concluintes deste nível educacional.

Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - Encceja

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  é um exame aplicado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (órgão do MEC) que visa certificar pessoas que na idade própria não concluíram o Ensino Fundamental. O Encceja é aplicado no Brasil apenas para o Ensino Fundamental, o antigo primeiro grau de 5ª a 8ª série. Para os brasileiros residentes no exterior, o Encceja é aplicado para o Ensino Fundamental é Médio.

As disciplinas que compõe a estrutura das provas são:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação.
  • Matemática
  • Historia e Geografia
  • Ciências Naturais

E para o ensino médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior):

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Poderá  participar do Encceja as pessoas que não concluíram seus estudos em idade própria. Para quem tem no mínimo 15 anos completos (na data de realização do exame) e não concluiu o ensino fundamental, o exame possibilita a certificação nesse nível de ensino. Já para os brasileiros residentes no exterior, o exame possibilita a certificação do ensino fundamental (15 anos completos na data do exame) e do ensino médio (18 anos completos na data do exame).

Para quem deseja estudar e se preparar para as provas o INEP disponibiliza no site do Encceja os materiais de estudos para o ensino fundamental e médio, separado por matérias. O Link para acessar os materiais de estudos é:  https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja

É importante observar que o Encceja não é o único exame supletivo no Brasil. Se por algum motivo você não pode participar do Encceja, procure outras modalidades certificadoras do EJA, entre elas existem as provas das próprias Secretarias de Educação dos estados.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil faz as seguintes afirmações sobre a Educação de Jovens e Adultos:

A idade mínima para a conclusão do Ensino fundamental na modalidade EJA é de 15 anos e 18 anos para o Ensino Médio;

Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames;

Os concluintes no do Ensino Médio pelo supletivo estarão habilitados a prosseguir seus estudos em cursos técnicos ou no nível superior.

Para outras informações sobre o exame, acesse o site do Encceja: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.