Quais as estações do ano no Brasil?

Saiba quais são as quatro estações do ano, quando começam e terminam no Brasil. As principais características de cada uma delas, como maior ocorrência de frio, calor, chuva e outros.

Home » Educação

As chamadas estações do ano são divisões que determinam os períodos de maior intensidade de chuva, calor, frio, estiagem e outros fatores climáticos que afetam a nossa vida de alguma forma.

Quando eu era criança e morava no sítio, basicamente considerávamos duas estações apenas: Uma das águas e outra da seca. Isto porque, como produtores rurais e sem muita informação naquela época, o regime de chuvas ou a falta delas, orientava todo o nosso trabalho e a vida como um todo.

Mas não é assim que se considera as estações do ano, já que na prática temos quatro, a saber: o outono, inverno, primavera e verão.

Apesar de esta divisão ser adotada em todo o mundo, na prática temos uma diferença importante, pois elas são diferentes no hemisfério norte em relação ao sul. Enquanto é verão aqui, no hemisfério norte é inverno, quando é inverno aqui é verão lá. O mesmo acontece com o outono e a primavera.

Esta diferença ocorre pois as estações são determinadas pela posição do sol e como a terra se inclina para o norte e para o sul, quando ela se inclina para o norte é verão aqui e inverno lá e quando ela se inclina para o sul é inverno aqui e verão lá.

As informações abaixo sobre as estações do ano podem variar muito de uma região para outra. Neste caso, como estou na região sudeste do Brasil, me oriento pelo que acontece por aqui. Portanto são informações mais aplicáveis às estações do ano no centro-sul do país.

Outono

Outono

A estação do outono inicia no equinócio de março, isto no hemisfério sul por volta do dia 20 de março.  Na prática cada ano tem o momento diferente que é considerado inclusive a hora em que se inicia ou termina as estações.

O equinócio é o momento em que devida a inclinação da terra, o sol cruza a linha do equador. No equinócio de março ele cruza do sul para o norte e em setembro é o inverso.

O outono é a estação onde as árvores geralmente liberam suas folhas, o clima é geralmente ameno e de transição entre o verão (quente) e o inverno (frio). Esta estação é marcada também pela diminuição da chuva em boa parte do Brasil, em especial na região sudeste do país.

Em alguns anos é possível identificar períodos de bastante seca e já no final da estação a presença das primeiras ondas de frios, especialmente marcada pela passagem das frentes frias no centro-sul do Brasil.

Algumas características do outono:

  • É o período de mudança de temperatura, do calor para o frio
  • Diminuição significativa das chuvas, especialmente na região sudeste
  • Queda das folhas das árvores
  • Época de colheita para várias culturas que aproveitam o verão para dar os frutos

Inverno

arvores congeladas

O inverno inicia no solstício de junho que acontece por volta do dia 21 de junho. O solstício é o momento em que o sol atinge o ponto mais ao sul ou ao norte. Em junho ele atinge o ponto mais ao norte e em dezembro o ponto mais ao sul.

O inverno é a estação fria, pois nesta estação o hemisfério recebe menos luz do sol, com noites longas e dias curtos. No Brasil as vezes ocorre a incidência de neve nos estados da região sul. Também é uma estação bastante seca devido a baixa umidade relativa do ar, como consequência, ocorrem muitas queimadas e as doenças respiratórias são bem comuns também.

Algumas características do inverno:

  • É o período mais frio do ano
  • É comum a ocorrência de geadas, especialmente na região da serra da Mantiqueira, terras altas de Minas e especialmente no sul do país
  • Frequentemente ocorrem quedas de neve ou chuva congelada na região sul do Brasil, especialmente nas serras catarinense e gaúcha.
  • No sudeste é um período muito seco, geralmente com baixa umidade do ar e pouca ocorrência de chuva
  • As noites são bem maiores e os dias bem menores

Primavera

Primavera

No hemisfério sul, a primavera inicia no equinócio de setembro por volta do dia 23 de setembro.

A primavera, também conhecida como a estação das flores é o período onde ocorre um reflorescimento das plantas, o aumento da unidade e consequentemente a chegada das primeiras chuvas. No Brasil, especialmente é uma estação quente.

Por conta da chegada da estação das chuvas é neste período também que é comum haver o período de plantio na agricultura, portanto ela é bastante especial para quem trabalha com a terra.

Outra característica desta estação é o aumento da temperatura, inclusive o mês de outubro já é considerado o mês mais quente do ano em boa parte do país.

Algumas características da primavera:

  • Aumento significativo de temperaturas, sendo o mês de outubro um dos mais quentes do ano
  • Transição para o regime de chuvas, onde elas começam a ficar mais volumosas, especialmente a partir de novembro
  • Época de plantio para muitas culturas que aproveitam a chegada das chuvas para prover a água que as plantas precisam
  • O verde aparece nos campos

Verão

Verão

No hemisfério sul, o verão inicia no solstício de dezembro por volta do dia 21 ou 22 de dezembro.

O verão é a estação das chuvas e do calor. Normalmente são registrados altos índices de chuvas e as temperaturas também são altas. No Brasil este é um período que também tem como característica do aumento de casos de dengue devido a alta proliferação do mosquito transmissor da doença.

Algumas características do verão:

  • Na maior parte dos casos é o mês mais quente, com noites abafadas
  • Muita chuva, inclusive com ocorrências de temporais e as chamadas pancadas de chuva, que são aquelas chuvas forte e rápidas que acontecem nos fins de tarde.
  • Os dias são mais longos e as noites mais curtas.
  • As contas de energia tendem a subir bastante, especialmente pelo uso mais constante do ar condicionado.

Com informações de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_do_ano

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.