Consulta no Detran-RJ. Multas e pontos na carteira no Rio de Janeiro

Dica de consultas no Detran-RJ. Multas de veículos e pontos na carteira nacional de habilitação no Rio de Janeiro. Confira o tutorial passo a passo para consultar e um tira-duvidas para explicar diversos temas relacionados.

Home » Cidadania

Multas de trânsito são comuns especialmente para quem viaja muito ou usa muito algum tipo de automóvel dentro das cidades. Na prática uma multa só será aplicada se houver uma violação a alguma norma de trânsito e portanto não tem nada a ver com a quantidade de tempo que passa nas ruas ou rodovias e sim como você obedece as leis de trânsito, mas infelizmente as vezes levamos multa por pura falta de atenção.

A multa além do prejuízo financeiro tem também o prejuízo de pontos na carteira e se você não sabe se seu automóvel levou uma multa ou se houve débito de pontos na carteira, você poderá consultar no site do Detran do seu estado.

Consulta de pontos na carteira de habilitação no Detran-RJ

Assim como ocorre em outros Detrans, o estado do Rio também tem este recurso na internet. Para consultar pontos na CNH, acesse o link no site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br), e siga os passos abaixo:

  • Clique na opção Habilitação (item A na figura abaixo);
  • Consultas (item B)
  • Pontos (item C)
  • Informe os dados da sua CNH que serão solicitados na tela a seguir. Tenha em mãos os dados da sua carteira.

Consulta pontos CNH Rio de Janeiro

Observação: Na data em que realizei esta consulta o link para consulta de pontos, bem como para consulta de links não estavam funcionando. Mas certamente foi um problema localizado e já deve ter sido resolvido.

Consulta de multas no Detran-RJ

Assim como os pontos na CNH, para consultar multas (nada consta do veículo) no Detran do estado do Rio de Janeiro, você deve acessar o mesmo link mostrado acima e seguir os seguintes passos:

  • Clique no menu Multas (item A na figura abaixo);
  • Consultas (item B)
  • Multas do Veículo / Nada Consta (item C)
  • Informe os dados do veículo que serão solicitados na tela a seguir. Tenha em mãos o nº do Renavam e o CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel.

consulta multas detran Rio de Janeiro

Se houver divergência nas informações mostradas, tanto no prontuário da carteira, como no nada consta do veículo, procure o Detran do Rio de Janeiro para o devido esclarecimento.

Algumas perguntas:

Tenho multas na carteira, posso parcelar o pagamento?

No Detran do Rio de Janeiro o parcelamento de multas existe, mas apenas para as multas já transitadas em julgado (ou seja, aquelas onde não cabem mais recursos), aplicadas pelo Estado do Rio de Janeiro. Multas aplicadas em outros estados não podem ser parceladas.

Quais os efeitos das multas no prontuário do condutor?

O excesso de multas e consequentemente a pontuação na carteira de habilitação poderá levar o condutor a ter sua carteira suspensa ou até cassada.

O que é a suspensão da CNH?

A suspensão será aplicada sempre que o condutor atingir 20 ou mais pontos em infrações de trânsito, no período de 12 meses, ou caso cometa infrações que por si só prevejam a aplicação da Penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir. A CNH entregue fica acautelada até o término do cumprimento das penalidades de suspensão e aprovação no curso de reciclagem para condutores infratores - CRCI.

O que acontece quando há a cassação da CNH?

Com a cassação o condutor perde a CNH e não poderá dirigir qualquer veículo por um período de 2 (dois) anos e para que possa voltar a dirigir deverá ser aprovado no curso de reciclagem para condutores infratores - CRCI e nos exames necessários à obtenção de CNH da categoria que possuía, ou de categoria inferior, preservada a data da primeira habilitação.

É possível recorrer de uma multa e evitar o pagamento dela, bem como a perda de pontos na carteira?

Sim. O direito a defesa é constitucional e isto inclui motoristas e proprietários de veículos quando a aplicação de multas. Para recorrer de uma multa é preciso juntar os seguintes documentos:

  • Cópia da multa;
  • Cópia da carteira de habilitação – CNH;
  • Cópia do documento do automóvel ou CRLV.

Quantos pontos vou ter na certeira quando eu receber uma multa?

Depende da gravidade da infração. Existe uma tabela fixa. Veja a seguir:

  • Multa leve: 3 pontos;
  • Multa média: 4 pontos;
  • Multa grave: 5 pontos;
  • Multa gravíssima: 7 pontos.

Outras perguntas e respostas

Quanto tempo os pontos permanecem na CNH?

Os pontos que você recebe na sua carteira, em conjunto com algum tipo de advertência, levam cerca de 12 meses para saírem. O tempo começa a ser contado a partir do dia que se cometeu a infração.

Essa é uma das maiores angústias de quem acabou de ser autuado. Saber quanto tempo falta para saírem é essencial para um tráfego bem mais atento do que se você não tivesse sido multado.

Mas, vale lembrar que só por que recebeu pontos na carteira que é hora de ser alguém mais responsável no trânsito. A responsabilidade deve partir desde quando recebeu sua CNH, para que se possa ter mais segurança, e menos preocupações com pontos na carteira, ao trafegar.

Se, por acaso, alguém cometeu uma infração utilizando o meu veículo, posso transferir esses pontos para ele?

Sim, você pode. Caso o seu veículo foi autuado enquanto estava sendo dirigido por outra pessoa, você tem todo o direito de fazer uma transferência de pontos, da sua para a carteira do condutor momentâneo.

Para isso, é preciso solicitar a identificação do condutor infrator (quem estava com o veículo no momento da autuação) e fazer a transferência.

Atenção, isso é algo sério, pois pode chegar a comprometer sua CNH. Então, caso essa situação tenha acontecido com você, procure o órgão responsável pelo trânsito mais próximo e faça a transferência. Já que, caso não faça assim, você será considerado como o responsável pelos pontos, por ser o dono do veículo utilizado no momento da autuação.

Em quais casos a CNH pode ser cassada?

A sua CNH pode ser cassada se você se encaixar em algumas dessas especificidades:

  • Quando, depois de já ter recebido uma suspensão para não dirigir, você seja flagrado conduzindo algum veículo. Cassação na hora!
  • Outro caso seria se você reincidir, praticar novamente, num prazo de 1 ano, certas infrações. Caso já tenha sido autuado em algumas dessas características, fique bem atento a partir de agora:

    • dirigir embriagado
    • dirigir veículo de categoria diferente da qual está habilitado
    • utilizar o veículo para exibir manobras perigosas
    • entregar o veículo para quem não tenha CNH, e nem permissão para dirigir.
    • entre outros.

Além de multa, quais as outras penalidades que um condutor pode sofrer?

Além de receber uma multa por alguma infração cometida no trânsito você pode ter outras penalidades.

Uma das penalidades mais conhecidas é a apreensão do veículo por algum agente de trânsito responsável e designado para esse tipo de tarefa, há também a retenção e a remoção que são punições consideradas como medidas administrativas pelos agentes de trânsito.

Fique atento de como se comporta ao dirigir, leve sempre em mente que respeitar as leis e sinalizações asseguram sua segurança e a de quem está próximo de você, além de confortar seu bolso, é claro.

O que é um curso de reciclagem?

O curso é uma medida do código de trânsito para pessoas que receberam suspensão para dirigir. Ele serve como uma medida de reabilitação, uma readaptação, atualizando os conhecimentos de quem o faz prezando a segurança e conscientizando os condutores do porque de se respeitar as leis de trânsito.

O curso de reciclagem pode ser indicado como forma de uma medida punitiva ou cautelar. Cabe as autoridades verem a sua necessidade de aplicação em determinados condutores, exemplos são condutores:

  • Que se envolveram em acidentes graves
  • Que foram condenados judicialmente por algum delito no trânsito
  • Que colocaram em risco a segurança no trânsito

O que acontece se eu for pego dirigindo com uma categoria diferente da minha CNH?

Antes de tudo, você receberá uma multa referente à gravidade da infração. Mas, se por acaso, você for pego praticando o mesmo erro (dirigindo novamente em um veículo que não é específico da sua CNH) você passará a ter abertura em um processo de cassação da sua Carteira Nacional de Habilitação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.