Quais oceanos banham o continente americano e a América do Sul?

Quais são os oceanos que banham o continente americano com o mundo, como por exemplo na América do Norte, Central e América do Sul? Quais e quantos são os oceanos que existem? Embora pareça a mesma coisa é possível afirmar que existe diferença entre mar e oceano? E como diferenciar os termos pluvial e fluvial, ambos não se aplicam a volumes de água ou não?

Home » Educação

Dizem que a terra é chamada de planeta água, pois boa parte de sua superfície está coberta pela dos mares e oceanos. Quais são e quantos são os oceanos que existem no mundo e quais as características principais de cada um deles, como dimensão e a localização?

Existe no mundo basicamente três grandes oceanos que são os oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Desses três, dois deles banham o continente americano como um todo.

O lado leste do continente é banhado pelo Oceano Atlântico que banha a costa leste do continente sul-americano e atinge diretamente o Brasil, Uruguai, Argentina, entre outros. Os países da América Central como Panamá, México e outros e na América do Norte os Estados unidos e Canadá.

O Oceano Pacífico que atinge a costa oeste do continente americano com incidência direta sobre o Chile, Peru, Colômbia e outros sul-americanos. Na américa Central há vários países como o Panamá, Costa Rica, México e outros. Na América do Norte os Estados unidos e Canadá também são banhados pelo Oceano Pacífico.

Um detalhe importante é que na América Central, mais precisamente no Panamá, existe o Canal do Panamá que é um canal construído para ligar os dois oceanos e permitir a navegação de grandes navios de um lado para o outro, integrando assim os dois oceanos.

Quais e quantos são os oceanos que existem?

Basicamente a três grandes oceanos que são o Atlântico, Índico e Pacífico. Há também dois outros oceanos que se localizam nos extremos norte e sul da terra. Embora o planeta tenha o nome de terra ele é na verdade coberto na maior parte por água e por isso é chamado às vezes de planeta água. Segue abaixo a relação dos cinco principais oceanos que existem na terra e as características de cada um deles.

  • Oceano Pacifico: É o maior oceano do mundo, tendo 179 700 000 Km³
  • Oceano Atlântico: O Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, com sua extensão de quase 106 200 000 km³
  • Oceano Índico: Tem aproximadamente 74 900 000 Km³
  • Oceano Glacial Antártico: Formado pela extensão sul dos três oceanos em torno da Antártica.
  • Oceano Glacial Ártico: Fica no extremo norte em torno do Polo Norte.

América do Sul

América do Sul é cercada por diversos oceanos que tem grande importância e influência no clima e outras atividades no continente sul-americano, mas quais são os oceanos que banham os países da América do sul?

Como vimos acima, existem no mundo basicamente três grandes oceanos que são os oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Desses três, dois deles banham a América do Sul, sendo o Oceano Atlântico que banha a costa leste do continente sul-americano e atinge diretamente o Brasil, Uruguai, Argentina, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

O outro oceano que banha o continente sul-americano é Oceano Pacífico que atinge a costa oeste do continente com incidência direta sobre o Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Existe ainda Oceano Glacial Antártico que fica ao extremo sul na terra e que teoricamente pode ser considerado como uma incidência no extremo sul do continente sul-americano nos países da Argentina e do Chile, mas é basicamente uma área de confluência dos oceanos Pacífico e Atlântico e alguns acreditam que pode ser considerado também como parte do Oceano Glacial Antártico.

Qual a diferença entre mar e oceano?

Quem nunca disse que tomou um banho de praia? Pois praia é a areia e mar é a água. Esta confusão é constante e muitas pessoas confundem os termos quando dizem que estão indo para a praia. Agora você já sabe que está indo tomar banho de mar e não de praia. Entenda mais sobre termos que são confundidos muito e são importantes que se saiba a grafia correta para não errar na escrita.

Mar é a extensão de água do oceano mais próximo do continente. Não existe um limite muito claro sobre quando acaba o mar e quando começa o oceano, mas eles podem ser diferenciados por fatores como temperatura, profundidade e quantidade de água.

O mar tem uma porção de água limitado, menor e fica bem próximo da praia. Ela se estende a no máximo três quilômetros distante da faixa de areia. Já o oceano possui águas mais profundas. Ambos são feitos de água salgada, mas o oceano geralmente não há contato com o continente, apenas com ilhas caso estejam no meio do oceano.

Apesar de serem bem próximos, existem peixes que vivem apenas no mar e peixes que vivem apenas em oceanos. Os tubarões, por exemplo, são peixes de oceano, mas podem ser encontrados no mar quando seus alimentos ficam escassos. Do mesmo jeito há peixes e vegetais que são encontrados apenas em mares e não saem deste limite.

Qual a diferença entre fluvial e pluvial?

Apesar de serem palavras muito semelhantes na escrita, o uso dos termos fluvial e pluvial são completamente diferentes e os usuários devem levar isso em consideração na boa escrita e no bom uso do português.

Fluvial sempre vai se relacionar a rios e para isso não há erro para diferenciar no uso das frases. Se você estiver navegando em águas fluviais, estará navegando em águas de rio sempre. Quem vive nos rios vive em ambiente fluvial. No pluvial as águas são relacionadas a chuvas sempre. Quando em sua cidade está com aumento do índice de chuvas, há um aumento do índice pluvial em sua região.

Apesar de serem palavras muito parecidas, seus usos são completamente diferentes. O uso é bastante confundido porque as pessoas costumam usar a fonética semelhante (som das palavras).

Com informações de: Gramática da Língua Portuguesa

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.