Polos de educação a distância credenciados pelo MEC

Veja como consultar no site do Ministério da Educação os polos de educação a distância que estão credenciados para oferecer curso e prestar apoio presencial ao aluno.

Home » Educação

Recentemente o Ministério da Educação – MEC, liberou uma lista de 108 polos de educação a distância que estava funcionando de forma irregular. A maioria dos polos eram da Unip – Universidade Paulista, seguido pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e mais três universidades a distância. A lista completa pode ser vista aqui.

É muito importante estar atento se o polo é mesmo da instituição que diz ser e se ele está autorizado pelo MEC para funcionar legalmente. Mas você sabe o que é um polo de educação a distância?

O que é um polo EAD?

Polo é são pontos de apoio que as universidades credenciam em todo o país para oferecer suporte e apoio local aos seus alunos. Por exemplo, a Unip que tem sua sede na cidade de São Paulo possui polos em todo o Brasil, porém, esses polos precisam ser credenciados no MEC também.

A situação é preocupante para aqueles que desejam ingressar em uma faculdade a distância, mas não sabe se o polo presencial onde ele irá estudar está credenciado no MEC. É verdade que a grande maioria está com a situação regular junto ao Ministério da Educação, mas como saber os que não estão?

A melhor maneira de ter certeza é fazer uma consulta no site do eMEC. Lá é possível saber quais universidade, polos e cursos estão devidamente autorizados e assim evitar futuros problemas.

Para facilitar um pouco realizei um procedimento passo a passo para mostrar como você poderá fazer a consulta no site do MEC.

Passo 1: Acesse o site https://emec.mec.gov.br

Passo 2: Preencha o formulário de consulta como mostrado abaixo, alterando apenas o curso desejado, o estado e outras informações:

Consulta no MEC de polos de educação a distância

Passo 3: Assim que clicar no prosseguir será mostrado a tabela abaixo, nela clique no nome do curso que deseja consultar.

Segunda etapa da consulta de polos credenciados pelo MEC

Passo 4: Clique no curso que deseja ver os polos credenciados.

Detalhes da instituição de ensino e seus polos EAD no MEC

Passo 5: IMPORTANTE. Se ele não rolou a tela até o final você deverá fazer isso, pois na parte de baixo da tela ele mostrará a relação dos endereços em que a universidade está autorizada a oferecer o curso e prestar apoio ao aluno.

Relação de polos de educação a distância junto ao MEC

Faculdade a distância requer ensino médio

quero saber com concluir o ensino fundamental em pouco tempo e em seguida concluir o ensino médio pois tenho39 anos e quero prestar concursos mas não tenho tempo de estudar no período que algumas instituições determinam Marlene // São Paulo

Para fazer uma faculdade a distância você precisa ter concluído o ensino médio. Para aqueles que pararam de estudar e precisam concluir o ensino médio uma alternativa é a Educação de Jovens e Adultos. Siga o link e obtenha mais informações. luis.blog.br

Como saber se uma faculdade é credenciada?

preciso imensamente saber se o faculdade que estou fazendo está registrada no mec, porque estou muito preocupada da faculdade ser clandestina. Identificação da faculdade: IFETE-Faculdade de Educação teológica em Cidade Ocidental/GO Elizabeth de Freitas Mattos // cidade ocidental/GO

Volte no passo 1 e 2.

No passo 2 ao invés de buscar por curso, selecione Instituição de Ensino Superior e em seguida informe o nome da instituição no campo que aparecerá logo abaixo. luis.blog.br

Como credenciar um polo de educação a distância

a agencia de desenvolvimento da Amazônia OSCIP. solicita informações sobre parceria para implantação de polo EAD no município de Marabá; Estado do Pará região Norte 270 mil hab Luana Claudia Tavares bastos // Marabá

Quem credencia polo de educação a distância são as próprias universidades, neste caso, entre em contato com a faculdade ou universidade que deseja credenciar e obtenha as informações. Este blog não está ligado a nenhuma instituição e portanto não tenho competência para isso. luis.blog.br

Outras perguntas e respostas

Para que servem os polos de Educação a Distância?

Os polos de Educação a Distância servem como um local de apoio presencial aos estudantes. Os polos são locais em que os estudantes podem encontrar toda a infraestrutura necessária para estudar, tais como biblioteca, computadores com acesso à internet, laboratório, auditório, salas de estudos e material didático disponível aos alunos. Em geral, os polos são localizados dentro da instituição de ensino que oferece o curso em questão.

Em alguns casos, quando há a exigência do curso, os polos servem como um local para a aplicação de provas e testes presenciais. Há ainda a possibilidade de os polos abrigarem grupos de estudos ou grupos de apoio aos estudantes com professores disponíveis para tirar as dúvidas de cada disciplina estudada.

Quais são os critérios utilizados pelo Ministério da Educação, o MEC, para conceder o credenciamento a um polo de Educação a Distância?

O critério mais importante de todos é a qualidade, tanto dos cursos e corpo docente, quanto do material e estrutura física.

O Ministério da Educação precisa se certificar de que o local conta com laboratórios equipados, bibliotecas com livros e apostilas e todo o material que seja de interesse do aluno, além de corpo docente qualificado e cursos que apresentem boa e completa metodologia.

Qual é a importância para um estudante de contar com um polo de Educação a Distância?

O aluno que opta pela modalidade de Educação a Distância, tem a flexibilidade e a liberdade de estudar quando, quanto e de onde desejar. Os polos de Educação a Distância surgem como uma forma de apoio para os estudantes que precisam buscar por conteúdo em algum material didático ou que queiram pesquisar em livros que estejam na biblioteca destinada aos estudantes, ou mesmo caso não possuam em sua residência acesso a uma boa internet para ajudar nas pesquisas escolares.

Dependendo do curso ou da matéria, os alunos podem ainda precisar estar em contato com laboratórios equipados. Nestes casos, os estudantes podem contar com os polos de Educação a Distância que chegam para enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos.

Além disso, muitos cursos fazem a exigência da aplicação de avaliações e testes de forma presencial, acompanhados por um professor.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.