Sistemas de informação Operacional, Tático e estratégico

O que são sistemas de informação de níveis operacionais, estratégicos, gerenciais ou Táticos? Veja a classificação dos sistemas de informação quando ao seu nível. Veja alguns exemplos de sistemas mais conhecidos e usados nas empresas.

Home » Tecnologia

Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.

Esta pirâmide mostra que nas organizações as informações têm níveis diferenciados e dependendo da importância que ela tem ou da forma que ela deve ser gerenciada, torna-se necessário classificá-la a fim de um melhor gerenciamento.

Os sistemas de informação de acordo com a sua finalidade, seguem esta mesma classificação, ou seja, se ele trabalha com informações operacionais, será um sistema de nível operacional, se trabalha com informações de nível médio, tático ou gerencial, será um sistema de nível tático e se trabalha com informações altamente privilegiadas e de grande impacto na organização, nas pessoas ou e processos, será um sistema de nível estratégico.

A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:

 

Sistemas de informação operacional, tático e estratégico

Sistemas de Informação Operacional

Formado por operações rotineiras,  normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. A maioria dos sistemas de informação estão neste nível e são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.

Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

Sistemas de Informação: Gerencial ou Tático

Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações

Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos. Relatórios analíticos e sintéticos.

Sistemas de Informação: Estratégico

Formado por operações  estratégicas; apoia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas.

Exemplos: Sistemas de controle de tráfego aéreo, sistemas de UTI e neonatal, Controle de trânsito, sistemas que apoiam a alta direção das organizações e governos, entre outros.

Um sistema poderá estar relacionado com mais de um dos níveis acima. Um exemplo disso é um grande sistema bancário, nesse caso teremos:

  • Operacional: caixa, caixa eletrônico, abertura de contas, contratos, etc;
  • Tático: balanço da agência, dashboard, curva ABC de clientes e produtos, etc;
  • Estratégico: Curva ABC de agências, cidades e regiões, desempenho de produtos, desempenho do banco x desempenho do mercado, etc.

Perguntas frequentes:

O que são os sistemas de informação?

Os sistemas de informação surgiram como uma subdisciplina na área de Ciências da Computação. Sua ideia era racionalizar a administração da tecnologia utilizada pelas empresas. Hoje em dia, os sistemas de informação fazem parte também dos estudos da Administração de Empresas.

Os sistemas de informação são um conjunto de elementos organizados. Eles podem ser dados, recursos materiais ou mesmo pessoas que interajam entre si em busca de processar informações e utiliza-las de acordo com os objetivos propostos pela empresa.

Para que servem os sistemas de informação?

Hoje em dia os sistemas de informações são muito utilizados em empresas e se tornaram fundamentais para a grande maioria delas. Com os sistemas de informação é possível gerenciar dados e realizar tarefas antes complexas e demoradas com muito mais agilidade.

De um modo geral, os sistemas de informação ajudam as empresas e organizações a realizarem seu trabalho de forma mais produtiva e eficaz.

Eles podem ser usados em qualquer tipo de empresa, com o objetivo de cadastrar clientes, criar relatórios, controlar as finanças da empresa (armazenar dados dos valores que entram e dos que saem), controlar e organizar estoque, além de captar novos clientes.

Em que são usados os sistemas de informação?

Os principais tipos de sistemas de informação encontrado nas empresas e utilizados por elas são:

  • SPT ou Sistema de Processamento de Transações:

    São responsáveis por supervisionar as atividades e transações das empresas. Além disso, registram as informações necessárias para o funcionamento da organização.

  • SIG ou Sistemas de informações gerenciais:

    São os sistemas responsáveis por desenvolver relatórios de desempenho das empresas, possibilitando desta forma, monitorar e prever o desempenho futuro. Além disso, é capaz de controlar o fluxo do trabalho nas empresas.

  • KWS ou Knowledge Work Systems:

    Utilizados nas empresas para aplicações de engenharia, aplicações gráficas e de gestão para a concepção e projeto de novos produtos.

  • OAS ou Office Automation Systems:

    São sistemas destinados ao aumento da produtividade dos funcionários que atuam na área de dados.

  • SAD ou Sistema de apoio à decisão:

    São mais focados na solução de problemas, utilizando informações obtidos pelo SPT e SIG para a análise e solução dos mesmos. Auxiliam nas atividades dos gestores das empresas como supervisores para controle e tomada de decisão.

  • MIS ou Management Information Systems:

    São sistemas utilizados na gestão de vendas, planejamento anual, análise de investimento e análise de recolocação dos recursos humanos. Muito usados para informações internas das empresas.Com ele é possível gerar relatórios e obter informações da atividade diária dos funcionários.

  • DSS ou Decision Support Systems:

    Responsável por mostrar dados como análise de vendas e de custo. Usa modelos analíticos sofisticados para ajudar na gestão e organização das empresas.

  • SAE ou SIE ou Sistema de apoio ao executivo:

    Ajuda os funcionários de cargos gerenciais a apresentar gráficos e dados e é conhecido por sua interface de fácil manuseio. O sistema é capaz de filtrar dados específicos e mostrar apenas os que são mais importantes para a empresa e seus funcionários.

  • Entre outros

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.