10 itens sobre o Microsoft Windows: Versões, pirataria, preço e mais

Da primeira versão realmente popular até os dias atuais, o Windows coleciona popularidade e críticas, admiradores e críticos. O fato é que o Windows foi um divisor de águas em termos de tecnologia. Veja um pouco desta importante história explicada em 10 itens para você entender.

Home » Educação

Soberano em sistemas operacionais para PC

Lançado ainda nos anos 80, o Windows tornou-se em um dos maiores sucessos de venda e uso, sendo responsável por criar uma verdadeira indústria em torno de si. Isto porque, um sistema operacional é a base para que outros programas possam rodar e neste aspecto a quantidade de software que já feito para Windows é impressionante.

O Windows é o principal sistema operacional para computadores pessoais, os chamados PCs e notebooks. Sua utilização nesse tipo de dispositivo supera 90% de participação no mercado e esta liderança parece pouco ameaçada por outros concorrentes como poderemos ver melhor abaixo.

Sucessor do MS-DOS

O Windows é o sistema operacional da Microsoft e ele é o sucessor do MS-DOS que era o principal sistema operacional da empresa até então.

O MS-DOS tinha como característica o fato de não ter interface gráfica e sim o chamado “modo texto”, uma tela com fundo escuro e tudo que se podia fazer deveria ser em formato texto. O Windows trouxe o conceito de ambiente gráfico, que permite a utilização do mouse para ter acesso à botões, janelas, arrastar e soltar, dentre outras características desta interface.

Ambiente gráfico

O ambiente gráfico no Windows, assim como no Mac, trouxe uma grande revolução na maneira como as pessoas utilizavam o computador na época.

Ao invés de ficar digitando texto em uma tela preta, as pessoas agora podiam usar o mouse, arrastar e soltar objetos e interagir com eles clicando em botões, menus e outros elementos da janela gráfica.

Esta mudança tornou-se o uso do PC mais popular, graças a facilidade de uso e uma tela muito mais intuitiva do que nos exemplos anteriores com MS-DOS.

Várias versões

Desde o seu lançamento, o Windows já teve diversas versões e cada uma delas trouxe inovações de acordo com o seu tempo.

Embora exista versões para usuários domésticos, servidores e até algumas que foram lançadas para dispositivos móveis, as versões abaixo foram as mais populares para os desktops:

Windows 3.1, 95, 98, XP, Vista, Windows 7, 8, 10 e agora o 11.

Quase todos os sistemas operacionais quando lançados as novas versões apresentaram algum tipo de dificuldade por parte dos usuários e também esse questionamento se vale a pena ou não migrar para a nova versão. Isto é natural e se explica pelo fato de estarmos acostumados com uma versão do Windows e quando aparece a nova versão muita coisa muda, o que nem sempre agrada no primeiro momento. Com o Windows, não foi diferente.

A primeira versão realmente popular

Windows 31 foi provavelmente a primeira versão realmente popular do Windows e que ficou bastante conhecida aqui no Brasil também. Antes dele teve as versões 1 e 2.

Foi a partir daí que o Windows ganhou enorme popularidade, muito embora esta versão ainda estaria muito longe de alcançar os níveis de performance e qualidade que nós temos hoje nas atuais versões.

Mas foi com a versão 3.1 que boa parte dos usuários na época tomaram gosto pelo novo sistema operacional e assim permitiu que ele se tornasse tão popular.

A "melhor versão"

O Windows 7 foi provavelmente uma das versões mais populares e aclamadas por muitos profissionais da área como uma das melhores versões que o Windows lançou.

Talvez a explicação para isso seja, pelo menos em parte, pelo fato de que ele sucedeu ao Windows Vista, que foi uma versão que não agradou a muitas pessoas. O fato é que a popularidade do Windows 7 foi bem grande, especialmente no ambiente corporativo.

A atual versão (2022)

A última versão lançada foi o Windows 11 que veio para suceder a versão 10. Esta versão trouxe algumas novidades significativas como uma limitação de hardware, ou seja, nem todos os computadores podiam rodar essa versão por conta de não atender os requisitos mínimos de hardware.

Apesar disso é uma versão bem elegante em termos de recursos gráficos e com funcionamento muito bom.

Pirataria

Um dos aspectos que ficou muito forte no passado ligado a Windows foi a questão da pirataria. O termo foi muito usado para designar as cópias ilegais não só do Windows, mas também de outros programas que eram instalados em diversos computadores mundo afora.

Muito se falava na época que as cópias ilegais ajudavam a popularizar o Windows. Verdade ou não, o fato é que muita gente utilizava o Windows sem ter comprado o programa.

Hoje a Microsoft tem um recurso no próprio Windows que permite a validação on-line, onde ela indica se a cópia que você está utilizando é legal ou não.

Se você pretende usar o Windows, precisa comprá-lo, assim como muitos outros programas que são pagos. Veja os preços abaixo.

Concorrentes

Ao longo da sua história, Windows não teve muitos concorrentes, talvez os dois mais conhecido seja o Mac OS e o Linux.

O Mac OS, hoje conhecido como iOS, tem como característica rodar apenas em dispositivos da Apple. Por isso nunca foi um concorrente direto na questão do PC.

O Linux tinha essa proposta de concorrer com a Microsoft em sistemas operacionais para PC. Muito computadores novos foram vendidos com Linux e ainda é possível encontrar esses casos. Mas infelizmente o sucesso do Linux nesse ambiente não foi muito grande, muito embora ele seja imensamente usado em servidores.

Preço

A questão da pirataria citado anteriormente tinha como justificativa no passado o fato de o Windows ser um produto muito caro. Na verdade, ele ainda é bastante caro.

De acordo com a pesquisa realizada em 22 de junho de 2022 no site da Microsoft os preços praticados para as versões disponíveis eram as seguintes:

  • Windows 11 – Home: R$ 1.099,00
  • Windows 11 – Pro: R$ 1.599,00

Esses preços não se aplicam a quando você compra um computador ou notebook novo. Nesses casos eles já vem com o Windows instalado e você paga uma versão OEM que é uma licença mais barata concedida a fabricantes para incluir o Windows nos dispositivos que eles fabricam.

[ref]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows, acesso em 22/06/2022

https://www.microsoft.com/pt-br/windows, acesso em 22/06/2022

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.