Como abrir uma conta na Caixa e BB: conta corrente e poupança?

Conta comum, especial, poupança, entre outras. Veja como abrir uma conta bancária na Caixa ou Banco do Brasil com ou sem o uso de cheque, para guardar ou movimentar dinheiro.

Home » Cidadania

Você ainda guarda dinheiro em casa? Debaixo do colchão, por exemplo? Acho que não né? A vida moderna impôs algumas formas de vida que gostemos ou não, acabamos tendo que nos adaptar a ela. Entre algumas dessas coisas está a conta bancária. Abrir uma conta no banco é importante não só para guardar dinheiro, mas para receber salário, movimentar pagamentos, entre outras coisas.

Como abrir uma conta na Caixa

A Caixa é um banco estatal, ou seja, ela é do governo federal e um dos principais bancos brasileiros. Muito usado por ser o banco usado pelo governo para pagamento de auxílios e benefícios sociais, os benefícios do trabalhador como o PIS, FGTS e outros e ainda por ser o principal financiador da casa própria no Brasil.

Para abrir uma conta corrente ou poupança na Caixa os seguintes procedimentos devem ser adotados:

Conta corrente

Para abrir uma conta corrente você deverá procurar uma agência da Caixa ou um correspondente devidamente autorizado levando os seguintes documentos:

  • RG (que pode ser também sua carteira de habilitação)
  • CPF. Neste caso é importante observar que ele precisa estar regular junto a Receita Federal.
  • Comprovante de renda. Holerite, pró-labore, declaração de imposto de renda ou outros.
  • Comprovante de endereço. (conta de água, luz, gás ou outro)

Você poderá consultar a situação do seu CPF diretamente no site da Receita Federal, através deste link. Há vários motivos que pode tornar seu CPF irregular, como a falta de entrega da declaração de imposto de renda, falta de atualização dos dados cadastrais, entre outros.

Conta poupança

A conta poupança é um tipo de conta usada para quem deseja guardar dinheiro fazendo um depósito único inicialmente ou fazendo depósitos mensais ou esporádicos. A poupança é uma das principais modalidades de economia de dinheiro usada pelos brasileiros e apesar do baixo rendimento, ela é vista como um investimento seguro e de baixo risco.

Para abrir uma conta poupança na Caixa é necessário o mesmo procedimento da conta corrente descrito acima, com algumas diferenças:

  • Não é necessário o comprovante de renda;
  • Pode ser aberto em nome de pessoas com idade de 0 a 16 anos, desde que assinadas pelo seu responsável legal.

Como abrir uma conta no BB – Banco do Brasil

O banco do Brasil, assim como  a Caixa, é também um banco estatal e também um dos principais bancos brasileiros. Quem deseja abrir e manter uma conta no BB deverá seguir os procedimentos abaixo:

Procurar uma agência do Banco do Brasil ou um correspondente bancário autorizado.

Levar consigo os seguintes documentos:

  • RG (que pode ser também sua carteira de habilitação)
  • CPF. Neste caso é importante observar que ele precisa estar regular junto a Receita Federal.
  • Comprovante de renda. Holerite, pró-labore, declaração de imposto de renda ou outros.
  • Comprovante de endereço. (conta de água, luz, gás ou outro)

Além da conta poupança e da conta corrente comum, o BB tem também a chamada conta eletrônica que é uma conta corrente com todos os recursos, exceto o uso de talão de cheques. Neste caso a movimentação bancária deverá ser feita com o cartão magnético. Este tipo de conta é particularmente útil para pessoas que já tiveram problemas com cheque e não querem usar mais, concentrando apenas nos recursos disponíveis na conta.

Além das contas descritas acima, o Banco do Brasil ainda mantém outros tipos de conta como:

  • Conta especial;
  • Conta universitária;
  • Conta comissão de formatura;
  • Conta jovem.

Para outras informações sobre conta corrente, poupança ou outros produtos bancários na Caixa ou Banco do Brasil, acesse os links abaixo:

https://www.caixa.gov.br

https://www.bb.com.br

Observações

Documentos atualizados para uso nos bancos são aqueles com até 60 dias da data de vencimento, exceto a declaração de imposto de renda e outros documentos anuais.

A manutenção de conta corrente é feita mediante o pagamento de uma tarifa mensal cujo valor varia de banco para banco. A conta poupança não tem tarifa de manutenção na Caixa, no Banco do Brasil ou outras instituições.

Vale lembrar que para conta corrente existe a possibilidade de inclusão do cheque especial ou o limite de crédito como é também conhecido, neste caso os valores e as condições para liberação de recursos dependerá do seu comprovante de renda e da análise de crédito que tanto a Caixa como Banco do Brasil fará. Vale lembrar ainda que a Caixa é reconhecida por ser um banco onde historicamente as pessoas abriram e mantinham uma conta poupança.

Como acessar a conta Bradesco, Caixa, BB e outros bancos?

Todos os bancos permitem acessar a conta pela internet? Como fazer para acessar uma conta bancária nos bancos Bradesco, Caixa, BB e outros? Existe um padrão que funciona para todos os casos?

O acesso a uma conta bancária pela internet é possível mediante algumas condições, sendo a primeira delas a autorização na agência bancária. Alguns bancos tem um processo de cadastramento de correntistas para o acesso a internet e portanto a primeira coisa a fazer é verificar isso em sua agência.

Estando OK no banco a etapa seguinte é preparar seu computador para isso e neste caso eu recomendo que seja instalado um bom antivírus e que mantenha o mesmo sempre atualizado. A maioria dos bancos obrigam a instalação de um módulo de segurança, no meu caso que acesso conta pela internet pelo banco Santander e Caixa, ambos tem este pré-requisito. Acredito que outros bancos como o Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e outros também sigam esta mesma linha.

Após instalado o antivírus e o módulo de segurança, basta acessar o site do seu banco e informar os dados necessários para o acesso como a agência, conta e senha de acesso que você deve ter cadastrado na sua agência.

Autenticação em duas etapas

Esta é outra forma que os bancos podem adotar para permitir o acesso a conta, bem como realizar transações bancárias. Neste caso a autenticação ou a transação só será feita depois que você digitar um código recebido por e-mail ou SMS no momento da transação.

Há outros bancos que usam o aplicativo do celular para ler um QRCode que permitirá o acesso à conta.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.