Tipos de liderança e os modelos de líder

Conheça os tipos básicos de liderança, como: democrática, autocrática e liberal e os tipos de líder, como rei, mito, servo e transformador.

Home Cidadania

O conceito de liderança surgiu há muito tempo atrás, quando os primeiros grupos humanos decidiram viver em comunidade, neste momento surgiu à necessidade da existência de um líder, alguém que pudesse guiar e organizar o grupo em suas atividades. Em resumo o líder é aquele que domina a arte de conduzir pessoas em direção aos seus objetivos.

O líder precisa liderar, mas é desejável que ele consiga ir além da simples liderança. O bom líder precisa conseguir inspirar as pessoas de tal modo, que mesmo em sua ausência elas seguirão suas ideias e conceitos, para conseguir este efeito o líder deve utilizar ao máximo todo seu carisma e sua capacidade de motivar e persuadir as pessoas a seguirem suas ordens e ideais.

Tipos básicos de liderança.

tipos de liderança lideres

Liderança democrática

O líder democrático é aquele que lidera o grupo com inteligência e equilíbrio criando um ótimo clima de trabalho onde as pessoas se sentem valorizadas porque acreditam que suas opiniões são importantes para a tomada de decisões do grupo. O líder democrático é inteligente, carismático e político, ele sabe como mediar conflitos sem perder sua autoridade.

Liderança autocrática

O líder autocrático é aquele que lidera o grupo com firmeza e autoridade. Normalmente apaixonado por aquilo que faz, sua figura impõe respeito e admiração o líder autocrático costuma centralizar todas as decisões em sua pessoa, ele pode ate ouvir algumas opiniões, mas a palavra final é sempre sua.

Liderança liberal

O líder liberal é o liberal normalmente comanda uma equipe de profissionais maduros e bem treinados, ele não pune e não demite ninguém, apenas acompanha o andamento dos projetos e auxilia com pequenas instruções sem interferir diretamente no andamento do trabalho final. O modelo de liderança liberal só é possível com uma equipe coesa e bem treinada, do contrario o grupo corre o risco de ficar disperso e desmotivado.

Arquétipos de líder

Existem diversos tipos de líder, com diferentes personalidades e arquétipos, possuindo diferentes formas de conseguir respeito e liderança. Vejamos abaixo alguns exemplos:

O líder Rei

Líder por natureza, o líder possuidor deste arquétipo, geralmente provem de uma família rica e poderosa, sua personalidade magnética inspira respeito por onde passa, ele é a imagem e a alma de uma organização. Ex: Roberto Justus.

Mito

Independente de sua origem este líder possui enorme carisma. Ele é capaz de inspirar as pessoas e envolvê-las profundamente com seus discursos. As pessoas gostam e confiam neste líder que é visto por seus seguidores como uma figura quase mítica e lendária. Ex: Luis Inácio Lula Da Silva.

O líder Servo

O líder servo acredita que servir aos outros é o mais importante. Este tipo de líder é humilde e carismático. Ele acredita no potencial humano e antes de exigir qualquer coisa dá o exemplo, este líder é visto e respeitado por todos como um modelo de pessoa a ser seguido. Ex: Gandhi.

Líder único e transformador

Suas palavras são tão fortes que pode produzir vida. Desafia o entendimento de sábios e ao mesmo tempo soa como muito familiar e simples para os humildes. A existência deste líder aqui na terra foi tão forte que ele dividiu a história do homem como antes de depois dele. Seus seguidores ou liderados foram inicialmente 12 pessoas e hoje estão na casa de milhões. Jesus Cristo, líder por excelência, único, pois não houve nem haverá outro igual e transformador, pois suas palavras é capaz de transformar o pior dos seres humanos.

Liderança estratégica:

As teorias de liderança atualmente não são taxativas quanto ao tipo de líder certo nem quanto ao estilo correto. As teorias contingenciais de liderança trazem a ideia de uma liderança situacional e estratégica. Na teoria da liderança situacional temos que a depender da maturidade do grupo e do tipo de tarefa tem-se um estilo que melhor se adeque a situação, dando privilégio a líderes resilientes. Segundo Rowe, (2002, p. 8): “Liderança estratégica é a capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo”.

Já para Robbins (2002, p. 322): “as lideranças são classificadas a partir dessas qualidades: Capacidade de mostrar a visão para os outros, ser inteligível. Ser a capaz de demonstrar sua visão a partir do seu comportamento. Identificar e ampliar essa visão aos diversos tipos de liderança”.

Então podemos concluir que liderança é um fenômeno social incrível, não existe líder e situação perfeitos, existe sim líder adequada a situação adequada que consiga levar de forma saudável o grupo ao objetivo pretendido.

Referências:

ROWE, W. Glenn. Liderança estratégica e criação de valor. Revista de administração de empresas, v. 42, n. 1, p. 7-19, 2002.

ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. ed. Rio de Janeiro:Prentice Hall, 2005.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio