Guia de Universidades Federais no Brasil. SP, MG, RJ, RS e outros

Veja a relação das Universidades federais nos estados de SP, RS, PR, BA, MG e em outros estados do Brasil. Instituições públicas e com ensino gratuito. Qual a vantagem de estudar em uma universidade federal e todos os cursos de universidade federal são gratuitos?

Home » Educação

Fazer uma faculdade deixou de ser status, agora é necesssidade. O mercado de traalho cada vez mais competitivo tem obrigado as pessas a buscar uma melhor qualificação. Quando o assunto é um curso superior a grande questão é o custo. Não fica barato pagar 4 ou 5 anos de faculdade, portanto, uma universidade pública e portanto gratuita é uma alternativa interessante.

Para quem pretende ingressar em uma faculdade pública no Brasil, selecionei uma lista com as Universidades Federais nos estados brasileiro, bem como o link para o site da universidade. Desta forma, mesmo a distância você poderá obter informações sobre os cursos oferecidos, data de vestibular e outras informações pertinentes.

Os dados foram compilados do Ministério da Educação. Segue a lista instituições públicas federais nos estados do Brasil.

Rio Grande do Sul

Para aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública, mais especificamente em uma universidade federal nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, fiz uma seleção das universidades públicas federais nesses estados. Os dados são públicos e estão disponíveis no site do MEC, onde foram obtidos.

São Paulo

Paraná

Santa Catarina

O estado de Minas Gerais é o estado com o maior número de universidades federais no Brasil. Ao todo são 11 universidades públicas federais. Fiz uma relação dessas instituições para ajudar aqueles que pretendem prestar vestibular nas públicas de MG ou simplesmente obter informações dessas universidades.

Minais Gerais

Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo contam com diversas universidades federais, algumas delas são bastante conceituadas. Para ingressar nessas universidades é necessário prestar o vestibular nas datas especificadas por cada instituição. Segue abaixo uma listas das universidades federais nos dois estados.

Rio de Janeiro

  • Universidade Federal Fluminense (UFF) - www.uff.br
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - www.ufrrj.br
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - www.unirio.br
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - www.ufrj.br

Espírito Santo

  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - www.ufes.br

Nos sites indicados você poderá encontrar informações sobre a instituição, corpo docente, cursos, datas de vestibulares e possivelmente inscrições. Para outras informações, localize as formas de contato nos sites acima.

A região nordeste do Brasil conta com diversas universidades federais espalhadas pelos diversos estados desta região, com maior número na Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Segue abaixo a relação das universidades federais na região nordeste do Brasil.

Bahia

Universidade Federal da Bahia (UFBA) - www.ufba.br

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - www.ufrb.edu.br

Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS) - www.ufs.br

Alagoas

Universidade Federal de Alagoas - (UFAL) - www.ufal.br

Pernambuco

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - www.univasf.edu.br

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - www.ufpe.br

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - www.ufrpe.br

Paraíba

Universidade Federal da Paraiba (UFPB) - www.ufpb.br

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - www.ufcg.edu.br

Rio Grande do Norte

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - www.ufersa.edu.br

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - www.ufrn.br

Ceará

Universidade Federal do Ceará (UFC) - www.ufc.br

Piauí

Universidade Federal do Piauí (UFPI) - www.ufpi.br

Maranhão

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - www.ufma.br

Informações sobre cursos, vestibulares, corpo docente e outras informações deverão ser obtidas nos sites das respectivas universidades federais da região nordeste citadas acima.

A região norte do Brasil conta com diversas universidades federais espalhadas por todos os estados desta região. No norte temos os estados do Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. Segue abaixo a relação das universidades federais na região norte do Brasil.

Tocantins

Universidade Federal do Tocantins (UFT) - www.uft.br

Pará

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - www.ufra.edu.br

Universidade Federal do Pará (UFPA) - www.ufpa.br

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - www.ufpa.br/ufopa

Amazonas

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - www.ufam.edu.br

Rondônia

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - www.unir.br

Acre

Universidade Federal do Acre (UFAC) - www.ufac.br

Roraima

Universidade Federal de Roraima (UFRR) - www.ufrr.br

Amapá

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - www.unifap.br

Informações como datas de processos seletivos, cursos disponíveis e outras informações relacionadas às universidades mencionadas, bem como seus respectivos cursos, deverão ser obtidas nos links indicados de cada universidade.

Algumas perguntas e respostas

Qual a diferença de universidade Federal universidade pública?

De certa forma nenhuma. Uma universidade federal é uma universidade pública, mas nem todas as universidades públicas são federais, pois existem as estaduais e até municipais.

A ideia de uma universidade pública é aquela que a criada e mantida pelo poder público, e nesse âmbito estão as federais que são criadas e mantidas pelo governo federal do Brasil.

Qual a diferença de universidade pública e privada?

Conforme explicado acima, as universidades públicas são criadas e mantidas pelos governos, sejam eles estaduais ou federal. Existem algumas universidades que são municipais, mas é preciso lembrar que não é competência dos municípios criar universidades, portanto quando elas existem, são casos excepcionais.

Já uma universidade privada é aquela que a criada e mantida pela iniciativa privada, portanto não tem ligação direta com os governos. Contudo, é importante considerar que mesmo as universidades particulares estão sujeitas às mesmas regulamentações do Ministério da Educação para funcionar.

Qual a vantagem de estudar em uma universidade federal?

Historicamente as universidades federais sempre foram muito bem vistas e portanto a concorrência por uma vaga em uma dessas instituições sempre grande. Vale lembrar que os cursos são gratuitos e claro que este é um fator extremamente importante e que leva muitos alunos a buscarem uma vaga em uma universidade pública, ao invés de uma instituição particular.

Todos os cursos de universidade federal são gratuitos?

A gratuidade dos cursos em universidades públicas se limita a graduação. Os demais cursos como de pós-graduação, cursos livres e outros programas que elas oferecerem a sociedade, podem ser cobrados. Portanto é importante ficar atento a esta diferenciação que existe entre a gratuidade na graduação, mas não necessariamente nos demais programas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.