10 itens sobre a importância da tecnologia nas escolas e empresas

Entenda qual é a importância da tecnologia e informática na educação, como a interação, melhor percepção dos alunos e aumento no interesse deles. Qual a importância da TI - Tecnologia da Informação para estratégia organizacional?

Home » Educação

Tecnologia, escolas e empresas

A escola, de maneira geral está conectada às empresas, pois elas são as formadoras de mão de obra para sustentar as organizações. Desde a pré-escolas à pós-graduação, de alguma forma o que se aprende nas escolas será, mais cedo ou mais parte, usado nas empresas.

Esta conexão já existir, mas a tecnologia, em especial a tecnologia da informação trouxe mudanças significativas esta relação. Assim, a tecnologia tem uma importância enorme para as escoas, bem como para as empresas.

Veremos alguns pontos sobre isso.

Qual a importância da tecnologia na educação?

Diante do uso constante na tecnologia no cotidiano das pessoas, qual seria a sua importância para a educação no Brasil e de que forma a tecnologia e à informática propriamente dita pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos na escola?

A tecnologia pode ser muito útil para escola e à educação como um todo abaixo veremos com os motivos que justificam este pensamento:

Interatividade

Computador, notebook, tablet e outros dispositivos eletrônicos podem ser usados na sala de aula explorando o fator interatividade, algo bastante comum entre os alunos.

Como uso da informática alunos pode acessar a internet para fazer uma viagem virtual usando o Google Maps, por exemplo. Pode também consultar as diversas enciclopédias, dicionários e outros recursos linguísticos, sites de jogos educativos como os de matemática, física, química, entre outros. Neste caso os alunos podem não ouvir a aula, como interagir permitindo melhor assimilação.

Descontração

Outro fator importante é que a tecnologia pode tornar aula mais descontraída e isto poderá ajudar os alunos na concentração naquilo que estão estudando, ou seja, evita a dispersão e à falta de interesse muito comum em muitas escolas atualmente. Naturalmente que o professor precisará estar preparado para usar corretamente os recursos tecnológicos a seu favor garantindo uma aula mais produtiva que com maior descontração.

Percepção

A importância da tecnologia na educação tem a ver com a percepção que ela pode proporcionar aos alunos uma vez que os dispositivos de informática são geralmente perceptivos. Os tablets, por exemplo são sensíveis ao toque o computador exige o uso do teclado e mouse, desta forma os alunos precisam interagir e perceber as respostas dos dispositivos os comandos que vocês estão emitindo.

Cotidiano

A importância do uso da informática também está relacionada com o fato de que os alunos já estão acostumados com a tecnologia no cotidiano. Nas relações com os colegas muitas vezes tudo isso é feito via tecnologia e, portanto na escola seria apenas uma extensão daquilo que eles já vivem no dia a dia. Sabemos que o aprendizado é mais fácil quando caracterizado de uma forma mais natural, se isto é verdade, então é correto dizer que a tecnologia poderia beneficiar no processo de aprendizado.

Interesse

Uma grande dificuldade que professores de todos os níveis escolares enfrenta é a falta de interesse de muitos alunos que por sua vez alegam que as aulas são cansativas, especialmente as aulas expositivas. Talvez nós dois lados estejam corretos. O uso de métodos mais eficazes poderá ajudar tanto alunos como professores e uma aula interativa utilizando recursos de informática e tecnologia atual poderá ser útil para despertar interesse de alunos e facilitar o trabalho dos professores.

Qual a importância da tecnologia da Informação para estratégia organizacional?

A tecnologia da informação é de vital importância para as empresas ou ela exerce um papel secundário nos processos dessas organizações?

A tecnologia da informação transformou a maneira como as organizações administram seus ativos, produção, vendas, distribuição e outros recursos como financeiro, humanos, etc. Hoje as empresas estão mais dependentes do que nunca da informática para manter suas posições no mercado e buscar novos mercados.

A internet

A última grande contribuição da tecnologia da informação para as empresas foi o surgimento da internet que tirou muitas organizações das suas plantas físicas para ganhar outros mercados através do e-commerce ou comércio eletrônico e outras formas de negócios online. Diante disso a importância da tecnologia para as empresas é enorme e em muitos casos ela é determinante para o sucesso da organização.

Alguns exemplos

  • Bancos. Dependem muito da tecnologia da informação para atendimento e prestação de serviços bancários aos clientes.
  • Indústria. Depende do TI para garantir melhor produção, controle de qualidade e outros fatores ligados a cadeia produtiva.
  • Comércio. Sua dependência está ligada a forma de comercializar e distribuir os produtos, com uma inteligência visando vender pelo menor preço, entregar no menor prazo e maximizar os lucros.
  • Serviços em geral. Prestadores de serviços dependem da tecnologia para dar agilidade aos processos e poder atender o cliente da melhor maneira possível.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.