Onde e como criar um blog pessoal, comercial ou corporativo?

Veja como e onde criar um blog para ser usado como site para sua empresa ou negócio qualquer. Em qual site criar e hospedar seu blog pessoal ou profissional, comercial ou corporativo, Wordpress, Blogger?

Home » Tecnologia

Os blogs tornaram-se comuns na internet brasileira e mundial e foi um fenômeno antes da popularização das redes sociais. Embora muito do que se fazia nos blogs tenham migrados para as principais plataformas de redes sociais, na prática eles ainda continuam a existir e são tão relevantes hoje, como era no passado.

Blogs e mais blogs são criados e acessados por milhares de pessoas em busca de informações, opiniões, reviews de produtos, tutoriais e outros conteúdos. Existem muitos conteúdos que não são publicados em redes sociais, pois as propostas são diferentes.

Desta forma, um profissional ou uma empresa pode explorar de maneira muito positiva um blog para produzir um conteúdo mais extenso ou aprofundado, coisa que não é possível nas redes sociais. Este é um ponto importante que as pessoas precisam levar em conta na hora de planejar sua estratégia digital. Ou seja, cada coisa tem seu valor e deve ser usado respeitando o seu respectivo contexto.

Blogs como sites

Há várias formas de criar um blog, este que você acessa, por exemplo, foi criado inicialmente de forma personalizada, isto, como sou programador, eu mesmo criei a estrutura do blog. Hoje eu uso uma ferramenta para publicação, mas continuo criando as páginas de forma personalizada. Mas a opção mais recomendada é usar um serviço que já provê toda a estrutura para você usar.

Para criar um blogs como sites é recomendado usar uma ferramenta de publicação que oferecem a estrutura pronta de um blog/site, cabendo a você apenas personalizá-lo para o uso. Existem várias opções e entre os principais ferramentas para este fim, destaco os seguintes:

Blogger / Blogspot (www.blogger.com)

O blogspot é o serviço do Google para criação de blogs, é o mais comum e talvez o mais fácil de ser usado. Recomendado para iniciante na blogosfera, ele conta com recursos suficientes para criar um blog.

Para usá-lo você precisa ter uma conta no Google, aquela mesma que você usa para acessar o Orkut ou o Gmail.

WordPress

É um dos serviços que mais cresce e é o preferido por muitos brasileiros. O Wordpress tem um diferencial em relação ao Blogger/blogspot, ele pode ser baixado e instalado no seu próprio site. Se você não sabe nada de PHP, banco de dados, FTP, registro de domínios, esqueça esta opção.

  • Para usar o Wordpress no site deles (recomendado para iniciantes na blogosfera), acesse:  https://wordpress.com/
  • Para baixar o Wordpress e instalar no seu site (indicado para sites comerciais ou corporativos), acesse: https://wordpress.org

Wix (www.wix.com)

É uma opção que tem sido usada por muitas pessoas e empresas. Dá para criar um site com uma boa estrutura, mas neste caso ele é mais indicado para sites institucionais. Vale lembrar que esta ferramenta não é gratuita.

Qual é o melhor?

WordPress e Blogspot rivalizam entre eles como as melhores ferramentas para este fim. Como já usei e conheço ambos, minha opinião é que para certos tipos de usuários o blogspot é melhor, enquanto que o WordPress é indicado para outros.

Entre aqueles que podem se dar melhor com o blogspost estão as pessoas mais leigas em tecnologia e que querem um espaço para escrever e publicar seus textos de maneira mais simples. A ferramenta é bastante intuitiva, conta com bons recursos e não exige grande conhecimento para usá-la.

O WordPress é mais indicado para quem quer algo mais robusto e tem algum conhecimento que permita explorar isso. A melhor forma de usá-lo é instalar a ferramenta em seu próprio servidor e assim fazer as personalizações necessárias.

Ele conta com muitos temas gratuitos, mas há também muitos sites que vendem temas premium e pagos a preços bastante atrativos. Um bom exemplo é o site Themeforest que tem uma seção específica para WordPress.

Qual a diferença entre blog pessoal e corporativo?

Um blog pessoal é aquele criado para publicar assuntos diversos e pelos quais a pessoa tem interesse ou conhecimento suficiente para escrever sobre tal. Pode ser uma dona de casa que resolva escrever sobre seus pratos e dicas culinárias, um professor que queira escrever sobre a matéria que leciona, um estudante que queria escrever sobre hobbies, livros ou expor seus pensamentos sobre assuntos diversos, entre outros exemplos.

Já um blog corporativo é aquele que está ligado a uma empresa ou tem o interesse de tratar de questões empresariais. As empresas podem explorar este recurso publicando textos relacionados a seus produtos e serviços e assim atrair leitores que terão a oportunidade de conhecer seus produtos.

Mas o tema também pode ser explorado por profissionais como consultores, palestrantes e prestadores de serviços no ambiente empresarial. É uma excelente estratégia para engajar pessoas, apresentar produtos e serviços, bem como para relacionar-se com o mercado como um todo.

Conclusão

Criar um blog é um processo relativamente simples, mantê-lo é outra história. Antes de criar seu blog, faça um bom planejamento de assuntos que pretende abordar, defina o foco e a linguagem que pretende usar. Avalie o conhecimento que você tem sobre aquilo que vai escrever e se tem bagagem suficiente para escrever não apenas meia dúzia de post, mas, manter uma regularidade de postagem sem perder o foco ou a qualidade dos seus textos. Observe ainda se deseja criar um site pessoal, profissional ou de uma empresa, neste caso um blog comercial ou corporativo.

Dicas simples como essas podem determinar o sucesso ou o fracasso do seu blog. Boa sorte!

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.