Sites de pesquisa escolar em educação, filosofia e sociologia

Preparei um artigo com diversos sites para que você possa fazer consultas para suas pesquisas escolares nas disciplinas de educação, filosofia e sociologia. Confira.

Home » Educação

A educação hoje em dia é mais facilitada que há alguns anos quando a biblioteca era a única opção. Fazer trabalho escolar ficou mais fácil, pois muitas vezes não se tem tempo ou uma biblioteca disponível perto do aluno. Com a internet, os conhecimentos e suas fontes, a informação vai direto à casa do estudante. São diversos os sites que trazem pesquisas, conteúdo de obras, ensaios e estudos diversos que possibilitam a facilidade para estudar e fazer pesquisas e trabalhos escolares.

Uma forma de manter essas informações guardadas organizadamente e sem ocupar considerável espaço de memória é mantê-los registrados nos “favoritos” de seu navegador. Como consigo fazer isso? Quando acessar um site de seu interesse e julgar importante, pode pressionar “Ctrl D” e gravar em “pastas” com o título que se deseja. Por exemplo: Acesse a página www.filosofia.com.br e se considerar interessante pressione simultaneamente (“control” D) e abre uma janela sugerindo onde armazenar. Caso tenha interesse em mantê-la em pasta já existente, é só escolher. Caso contrário, é possível criar.

Diversos sites trazem conteúdos feito por professores, separam conteúdos por tópicos e muitos são bem organizados. Abaixo alguns sites para pesquisa escolar em educação, filosofia e sociologia:

Sites sobre Educação

educacao.uol.com.br – Este é um site bem variado que fala sobre a educação, dados, pesquisas, entrevistas e várias matérias relacionadas ao assunto. Facilitando a vida do estudante, a página traz informações importantes sobre calendário de provas de vestibulares, dicas para fazer as provas de um modo bem moderno e dinâmico, prendendo assim a atenção dos seus leitores. O site também traz dicas de locais para fazer faculdade e cursos, simulados com testes online e até fala sobre opções de financiamentos estudantis.

revistaescola.abril.com.br – É o site da Revista Nova Escola, da Editora Abril. Apesar de ter várias propagandas, o site dispõe de um acervo educacional muito bom. Com reportagens, textos, vídeo aulas, jogos, dentre várias outras atividades. No site o internauta pode navegar escolhendo pelo nível escolar e pela disciplina que deseja. Também traz informações e notícias sobre a educação no país e no mundo.

O site www.revistaescola.com.br está voltado na divulgação de cursos e treinamentos em instituições técnicas como SENAI, SEBRAE, CEADnet;

Pode ocorrer que após algum tempo, necessite revisão dos favoritos pois, algumas páginas surgiram e outras não se atualizaram, consequentemente deixaram de ser interessante.

Sites para Filosofia

https://www.filosofiaparatodos.com.br – Neste se encontram artigos, livros, poesias, resumos e outras definições sobre filosofia.

www.filosofia.com.br – Este é bem completo, mas para ter acesso ao conteúdo é necessário um cadastro, que é gratuito. Isto dará ao usuário a permissão para acessar ao vasto conteúdo disponível, biblioteca virtual, histórias filosóficas, dicionário filosófico, além de imagens, curiosidades e fóruns.

O sie www.acervofilosofico.com.br é um site que foi criado no último trimestre de 2015 visando transmitir conteúdos de filosofia para um púbico variado desde profissionais até os curiosos. Permite receber materiais de autorias diversas como estudantes e pesquisadores sob a tutela de Juliana Vannucchi e Paulo Pedroso.

A internet é um mundo sem fronteiras e a semelhança entre o português e o espanhol permite que busquemos outros inúmeros sites em espanhol. Você conhece alguns? Em outro momento, descreveremos mais sobre páginas estrangeiras que ajudarão em suas pesquisas.

Sites para Sociologia

www.sociologia.com.br – Aqui o leitor pode estudar sobre diversas áreas que a sociologia abrange como a jurídica, educacional e as suas origens perante a sociedade.

cec.vcn.bc.ca (desativado, aparentemente) – Este site está todo dividido em módulos, o que facilita o estudo de acordo com o tema que se queira. Também está disponível em outras línguas e foi criado por um professor PHd em sociologia.

sociologialimite.blogspot.com.br – Este blog é bem interessante, pois é rico em conteúdo abordando diversos temas e situações sobre a sociologia até os tempos atuais.

https://cafecomsociologia.com/ é um blog criado por sociólogos da USP visando a distribuição de material para estudantes e arquivo de notas de aula. Diante do sucesso de suas consultas, ampliou para um suporte de materiais de pesquisas em todos os níveis, inclusive, para curiosos e interessados.

www.sbsociologia.com.br – Sociedade Brasileira de Sociologia – apoia e realiza eventos de encontros dos estudiosos e especialista para amplificação da sociologia como ciência promovendo o fortalecimento no Brasil e sua divulgação no mundo através da literatura especializada, anais e periódicos.

Existe alguma sociedade ou associação especializada voltada para a sociologia e disponível? Sim, a secretaria de educação do Paraná disponibiliza uma página voltada especificamente para o mundo da sociologia: “www.sociologia.seed.pr.gov.br”. Nessa página, além de materiais de estudos diversos (no rodapé da página encontra uma lista variada de opções de estudos), traz, também, notícias atualizadas do que acontece no Brasil e no mundo. Viaja ao longo do tempo para informar grandes obras e pensadores do assunto.

Por Luis Ribeiro e Geraldo Martins de Souza

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.