Domínio é um nome que serve para identificar um site na web, deve ser exclusivo e a obtenção dele depende de algumas políticas que veremos a seguir.
Podemos dizer ainda que domínio é um nome próprio e exclusivo que cada site precisa ter para facilitar o acesso dos usuários ao conteúdo dele. 10itens.com.br, uol.com.br, brasil.gov.br, wikipedia.org, são alguns exemplos de nomes de domínio.
O nome é composto de uma identificação fornecida pelo interessado (desde que não haja registro anterior desta identificação) seguido de identificadores de atividade (categoria) e região. Então basicamente um domínio é dividido em três partes. Veja o exemplo: 10itens.com.br, 10itens é a identificação, com é a categoria e br é a região.
Pode ser um nome qualquer desde que este nome esteja disponível para o registro. Quando você se propõe a registrar um domínio será necessário efetuar uma consulta a fim de verificar se o nome pretendido está disponível. Se estiver disponível não haverá problemas para o registro, se não estiver é porque ele já foi registrado, está congelado ou é uma palavra reservada. Você não poderá registrar o domínio internet ou web, por exemplo.
No Brasil, dentre as categorias de domínios podem ser usadas para registro, temos:
A relação completa de todas as categorias pode ser encontrada neste link no site do registro.br: https://registro.br/dominio/categoria.html
Existem duas classificações que podemos aplicar os domínios, são eles:
gTLD (Generic Top Level domain): São as extensões mais comuns e utilizadas na Internet e não estão associados a nenhum país ou região, exemplo: .com, .net e .org.
ccTLD - (Country Code Top Level Domain): São domínios registrados e mantidos em cada país e tem sempre dois dígitos no final para caracterizar o país de origem. Alguns exemplos:
A lista completa pode ser acessada no seguinte endereço: https://www.iana.com/root-whois/index.html
No Brasil as categorias disponíveis para registro podem ser acessadas no site (https://registro.br/dominio/categorias). Algumas categorias exigem documentação específica para o registro. Veja as exigências no seguinte endereço: (https://registro.br/ajuda/registro-de-novos-dominios)
O Registro.br é um site que faz parte do CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil, e através dele é feito o registro e manutenção de domínios no Brasil. Todos os domínios com a terminação .br é feito através do registro.br ou por sites que eles credenciam para este fim.
Qualquer domínio com a terminação .br, dentro das diversas categorias disponíveis para registro. Os domínios com outras terminações, como o .com, .org. net, .us, .pt, .es, entre outros são registrados e administrados através de outros órgãos e serviços fora do Brasil.
Atualmente (julho/2022), os domínios nacionais tinham o preço de R$ 40,00 por ano para registro e manutenção dele.
Para comprar um domínio ou o endereço de um site é necessário fazê-lo através de uma empresa credenciada para a venda de domínios. No Brasil a responsabilidades pela manutenção dos domínios é do Registro.br e caso queira poderá comprar diretamente dela através do site www.registro.br. Mas existem outras empresas que também fazem a venda como o UOLHost, Locaweb e boa parte das empresas de hospedagem de sites.
A partir de aproximadamente 30 dias antes de vencer o prazo do registro, você é avisado. Se a partir da data limite não for pago, o domínio fica congelado, isto é, o site fica inacessível, mas você ainda é o dono do dele. 30 dias depois o domínio será expirado e você o perde. A menos que faça o registro dele novamente.
Não. O CGI é um órgão não governamental e portanto o registro e manutenção de domínios no país não passa pela regulamentação de qualquer esfera de governo, seja ele municipal, estadual ou federal.
Pelo menos por enquanto não.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp