Educação e Utilidade Pública Educação e Utilidade Pública

10 Perguntas e Respostas sobre a Lista de Cursos Técnicos no MEC

Lista de cursos técnicos regulamentados pelo Ministério da Educação, idade mínimo, pré-requisitos, cursos a distância e gratuitos, entre outras perguntas e respostas.

Os cursos de nível técnico são de grande valor para estudantes, empresas e para o país como um todo. Compreender sua natureza, vantagens e características deles é de vital importância para poder explorá-lo melhor. Veja abaixo uma seção de perguntas e respostas que podem ajudar a compreender melhor o que são e como funciona as formações de nível técnico, bem como as escolas que ofertam essas formações.

1: O que é curso técnico?

É um curso de nível médio que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho, para isso, eles são formatados visando a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos. O mercado de trabalho é o foco e, portanto é adequado para pessoas que estão buscando qualificação profissional ou requalificação.

2: Com que idade pode se inscrever?

Não há uma idade mínima, contudo é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental. Segundo o MEC, para a obtenção do diploma na conclusão do curso o aluno precisa ter terminado o ensino médio. Normalmente as escolas técnicas exigem que o aluno esteja cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio, pois leva-se em conta que quando ele terminar o curso, terá terminado o ensino médio e assim poderá obter o certificado de conclusão.

3: Curso técnico substitui o ensino médio?

Não, mas ele pode ser feito de forma integrada ou concomitante ao ensino médio. Com isso o aluno desenvolve as duas competências ao mesmo tempo. Há ainda a opção subsequente que é indicada para quem já concluiu o ensino médio.

Escolas como o Centro Paula Souza do governo do estado de São Paulo, por exemplo, promove este tipo de ensino integrado, ou seja, ensino médio e curso técnico.

4: O que é melhor: uma formação técnica ou uma faculdade?

Creio que as duas coisas são válidas, porém, cada uma a seu tempo, seu propósito e possibilidade. Um aluno que faz um curso técnico antes de entrar na faculdade geralmente consegue um desenvolvimento melhor na faculdade. Já ouvi isso de ex-alunos que fizeram curso técnico comigo e depois foram para a faculdade. Há um vídeo (abaixo) que também relata isso.

A lógica entre um e outro é bem simples: a formação técnica geralmente aponta mais para a prática, enquanto que a faculdade visa uma formação mais sólida e, portanto mais conceitual ou teórica.  Contudo teoria e prática estão presentes nos dois casos, talvez apenas em dosagens diferentes.

5: Quais as opções de cursos gratuitos?

Várias. Você poderá estudar nas escolas técnicas federais, escolas técnicas estaduais ou ainda através das diversas opções de gratuidade nas escolas particulares. Um bom exemplo disso são os cursos do Senai, Senac e outras escolas do Sistema S, que atualmente tem boa parte de seus cursos gratuitos.

6: Dá para fazer a distância?

Existe um projeto do Governo Federal chamado E-TEC Brasil que visa exatamente a educação técnica a distância. Há também um projeto do Centro Paula Souza em São Paulo chamado Telecurso TEC que oferece alguns cursos na modalidade EAD.

Algumas escolas particulares também oferece cursos técnicos na modalidade EAD, mas é notório que este tipo de curso, por ter um caráter muito prático, seja melhor na modalidade presencial.

7: Quais os pré-requisitos?

Cada caso é um caso. É necessário observar o programa em que deseja se inscrever e as exigências que a própria escola estabelece. Não há padrão de pré-requisitos, exceto a conclusão do ensino fundamental.

8: Onde eu encontro um curso técnico?

Veja este post que mostra uma relação de escolas técnicas no Brasil.

9: Qual a diferença entre curso técnico e curso livre ou profissionalizante?

O termo profissionalizante pode ser definido também como curso livre, ou seja, aquele em que qualquer escola ou empresa pode oferecer sem a necessidade de credenciamento ou autorização do Ministério da Educação. Já os cursos técnicos precisam de autorização e são fiscalizados. Veja este post que mostra a diferença entre eles.

10: Quais são os cursos técnicos reconhecidos pelo MEC?

Os cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação e são catalogados em alguns eixos temáticos. Veja abaixo a relação de todos os cursos e as suas respectivas áreas ou eixos.

Cursos Técnicos em Ambiente, Saúde e Segurança

Cursos Técnicos em Apoio Educacional

Cursos Técnicos em Controle e Processos Industriais

Cursos Técnicos em Gestão e Negócios

Cursos Técnicos em Hospitalidade e Lazer

Cursos Técnicos em Informação e Comunicação

Cursos Técnicos em Infraestrutura

Cursos Técnicos na Área  Militar

Cursos Técnicos em Produção Alimentícia

Cursos Técnicos em Produção Cultural e Design

Cursos Técnicos em Produção Industrial

Cursos Técnicos em Recursos Naturais

Os cursos acima foram obtidos diretamente no catálogo de cursos técnicos do MEC. Uma versão atualizada pode ser obtida diretamente no portal do MEC, acesse aqui.

Veja também