Fuso horário, a linha internacional da data e o horário de verão

Conheça as definições dos diversos fusos horário no Brasil e outros países pelo mundo, a linha internacional da data e o horário de verão visando a economia de energia e como ele terminou no Brasil em 2019.

Home » Educação

Como nós sabemos que existem diversos fusos horários em todo globo terrestre. Enquanto no local que você está considera-se a hora local, ao mesmo tempo em outras partes do país ou do globo terrestre considera-se outro horário.

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que corta o globo de alto a baixo ou de norte a sul e a partir dela que se estabelece o final de um dia e o começo de outro. Assim ao cruzar a linha de oeste para leste volta se um dia, sendo necessário atrasar um dia no calendário e, ao passar de leste para oeste ganha-se um dia, sendo necessário adicionar um dia no calendário.

Esta linha situa-se no oceano Pacífico entre a Ásia e as Américas e portanto é o ponto de partida para a definição dos fusos horários que temos no globo terrestre.

Abaixo você tem uma série de imagens que mostram a localização desta linha e como ela corta o globo terrestre.

Galeria de fotos: Linha Internacional da Data

Quais as linhas imaginárias cortam o Brasil e o globo terrestre?

O que são linhas imaginárias, para que elas servem e quais as linhas imaginárias existem na terra? Existe alguma delas que passam pelo Brasil e se sim em qual parte do país?

O que são essas linhas imaginárias? Quantas existem e quais dessas linhas imaginárias que cortam o Brasil? Onde exatamente elas passam e se é possível ver algum sinal dela nesse local?

Como o próprio nome sugere as linhas imaginárias foram criadas para dividir a terra em hemisférios ou criar grandes divisões para efeitos de geografia e estabelecer limites imaginários como zonas climáticas, entre outras características. Existem seis ou sete linhas imaginárias, dependendo de como você enxerga a questão. A sétima seria a linha internacional da data.

Dessas seis ou sete linhas imaginárias, duas apenas passa pelo Brasil sendo a primeira delas Trópico do Equador que passa no extremo norte do país e que divide a terra em hemisfério sul e hemisfério norte. Portanto o Brasil é um dos poucos países do mundo que estão nos dois hemisférios da terra embora a maioria esteja no hemisfério sul, a uma pequena parte do país está na verdade no hemisfério norte.

A segunda linha que passa pelo Brasil trópico de capricórnio que corta os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ele divide as zonas climáticas Tropical de Zona Temperada do Sul.

Quais as linhas imaginárias existem na terra?

Basicamente existem seis linhas imaginárias que cortam a terra criando algumas divisões e estabelecendo importantes limites geográficos imaginários. Antes de mais nada é preciso deixar claro que essas linhas não existem na prática e você não terá nenhuma evidência física dela se for até o local onde elas passam, no máximo encontrará alguns monumentos destacando onde passa determinada linha, mas apenas isso.

As duas linhas imaginárias mais fortes são: Trópicos do Equador é o Meridiano de Greenwich.

O primeiro divide a terra em dois hemisférios sendo norte e sul: O Equador recebeu este nome em homenagem ao país Equador, pois esta linha corta aquele país. Sua importância é grande para a geografia e também para a meteorologia, sem contar outras ciências. A linha do Equador é onde o sol se alinha perfeitamente com a terra nos equinócios da primavera e do outono.

O segundo também divide em dois hemisférios sendo lado ocidental lado oriental. Esta divisão é mais política, não tendo assim grande relevância para a questão científica. Talvez a maior contribuição para a ciência seja a questão do fuso horário, que considera esta linha como sendo a hora zero, também chamada de UTC-0 ou GMT-0.

Além essas duas linhas, existem ainda o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer que são paralelas ao Equador, o Trópico de Capricórnio passa mais ao sul e o Trópico de Câncer mais ao norte estabelecendo os limites daquilo que se chamamos de áreas temperadas. Os dois últimos trópicos são chamados de Círculo Polar Ártico que fica o extremo norte e Círculo Polar Antártico que fica ao extremo sul.

Poderíamos considerar ainda mais uma linha imaginária que a linha internacional da data, onde se separa a hora zero onde se inicia a contagem de horas no sistema de fuso horário. Veja que algumas imagens relatando mostrando a posição dessas linhas imaginárias no globo terrestre

PS: Como já visto acima, o Trópico do Equador eu Trópico de Capricórnio passa pelo Brasil.

Quais estados brasileiros são cortados pela linha do equador?

A linha do equador passa pelo território Brasileiro e ele é um importante indicador por se divide o hemisfério sul é o hemisfério norte, em outras palavras ele corta a terra no meio deixando uma parte eu sou e outra norte. Em quais estados brasileiros a linha do equador passa fazendo essa marcação os hemisférios?

A linha do equador divide o mundo hemisfério sul e hemisfério norte, é um importante referencial para qualquer atividade de posicionamento e localização que envolva qualquer entendimento desses dois hemisférios. Na prática ele é uma linha imaginária que corta a terra horizontalmente dividindo a bem é o meio sendo a parte de cima do mapa como hemisfério norte é a parte de baixo com menu esfera do sul.

O trópico do equador passa exatamente em cima do Brasil, o que significa que o território brasileiro está situado nos dois hemisférios da terra. Ele passa sobre 4 estados brasileiros que são os seguintes: Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Então algumas partes desses 4 estados ficam no hemisfério norte e outras partes fica no hemisfério sul. Esta é uma característica bastante peculiar do Brasil por estar situado nos dois hemisférios da terra.

Como calcular fuso horário e o horário mundial?

Como funciona o fuso horário em todo o planeta? Como e definido as horas para cada local da terra e como podemos fazer o calculo de diferença de horas entre um país e outro ou entre uma cidade e outra, por exemplo?

O fuso horário é uma tabela fixa e global que dividiu o planeta terra em várias faixas e cada uma delas recebe um determinado valor em horas em relação ao meridiano de Greenwich que passa pela Inglaterra onde é considerada a hora zero.

O meridiano de Greenwich corta a terra no norte ao sul e é usado como o separador entre as horas negativas e positivas. Assim, tudo que estiver a direita deste meridiano ou a leste é considerado hora positiva e tudo que estiver a esquerda ou a oeste é considerado como hora negativa.

O horário de Brasília é -3, isto é, menos três horas em relação a hora zero (meridiano de Greenwich). Já a cidade de Atenas na Grécia, por exemplo, tem o fuso horário de +2 em relação à hora zero. Para calcular a diferença em horas entre Brasília e Atenas, devemos considerar as 3 horas de Brasília e as duas de Atenas, assim chegaremos a 5 horas de diferença. Desta forma, quando for 15:00 no Brasil, será 20:00 na Grécia.

Para fazer o cálculo de qualquer lugar no planeta é preciso ter em mãos o mapa mundi com as respectivas faixas e valores das horas de cada uma delas. Você poderá encontrar na internet várias alternativas, como esta aqui: https://24timezones.com/hora_certa.php

Quais estados adotavam o horário de verão?

Quais são os estados brasileiros que faziam a adoção do chamado o horário de verão que acontecia todos os anos no Brasil geralmente entre outubro e fevereiro qual o intuito de economizar energia elétrica aproveitando a luminosidade do sol que se estende até mais tarde todos os dias?

O horário de verão era uma estratégia adotada pelo governo visando economizar energia elétrica nos horários de pico que ocorre entre 18 e 20 horas, aproximadamente. Neste horário estava concentrado grande consumo de energia elétrica e nos dias de verão como o dia é mais extenso com a adoção do horário de verão, nesta faixa de horário daria para aproveitar a luz solar e assim evitar com consumo de energia elétrica.

Mas o horário de verão era adotado apenas em parte do Brasil nos seguintes estados:

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
  • Região Centro Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Evidentemente que inclui também o Distrito Federal que está geograficamente dentro de Goiás.

Nesses estados o horário era adiantado em uma hora no período de meados de outubro até meados de fevereiro.

Fim do horário de verão no Brasil

No início de 2019, o então presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, determinou o fim do horário brasileiro de verão já a partir deste mesmo ano. A justificativa é que os hábitos de consumo de energia elétrica alteram e a adoção do horário de verão já não traz tanta economia como foi no passado.

Com isso o que fica é apenas a história desde, amado por muitos e odiado por outros, horário que perdurou por tantos anos no Brasil.

Com informações de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.