Tipos de comunicação e a linguagem verbal e não-verbal

Qual a importância da comunicação em massa e individual. Como ela pode definir nossa visão de mundo. Conheça também as formas de comunicação como verbais e não verbais.

Home » Cidadania

Comunicar é tão antigo como o próprio homem. Nos primeiros capítulos da Bíblia, logo após a criação do homem, Deus começou a comunicar com a sua criação, dando-lhe instruções e ensinando como deveria guardar e cultivar o Jardim do Éden. De lá para cá muita coisa aconteceu e evolui no campo da comunicação, mas uma coisa é certa, sem comunicação o mundo para.

Importância da comunicação

Quando criança vivia em um sítio no interior de Minas e o único meio de comunicação que tínhamos era o rádio. Minha visão de mundo era limitada a comunicação que recebia dali, mais tarde ao ter contato com outros meios percebi que a realidade era muito mais ampla e complexa do que eu havia imaginado.

Mas isto não era tudo, embora a TV, os jornais, revistas, entre outros meios de comunicação em massa exerçam grande influência na vida das pessoas, foi a internet que provocou em mim e acredito que em muitas pessoas uma verdadeira revolução na maneira de se comunicar.

Comunicação em massa e individual

A internet cumpre um papel múltiplo entre a comunicação em massa comum até então na televisão, rádio, jornais, entre outros e comunicação individual como é o caso do telefone, correspondências, entre outros. Outro aspecto importante da comunicação via internet é que ela pode ser complementada com investigação, descobertas e pontos de vistas relacionados.

Se um amigo recomenda no Facebook a leitura de um determinado livro, por exemplo, antes de comprá-lo eu posso descobrir na Wikipedia, por exemplo, quem é o autor, que outros livros escreveu, etc. Posso ainda nos sites de compra verificar a opinião de outras pessoas que compraram o livro, entre outras análises. Isto eu chamaria de comunicação rica, pois difere enormemente de você ver um comercial na TV e não saber nada além do que foi dito ali.

sinalização comunicação horizontal

Formas de comunicação

As formas de comunicação podem ser verbais e não verbais.

Verbal

É a comunicação escrita e falada. Jornal, revista, livros, cartas são exemplos de comunicação escrita, enquanto que rádio e telefone, por exemplo, são formas de comunicação falada, ambos se classificam como verbal.

Não verbal

expressões corporais faciais comunicação

Não verbal é a forma de comunicar-se por sinais, ícones, símbolos, expressões corporais e faciais. Algumas dessas formas não exigem expertise como as famosas expressões corporais e faciais onde todos de alguma forma se comunicam e em boa parte dos casos até sem perceber que está comunicando.

Perguntas e respostas

Quais são os principais tipos de linguagem?

Os principais tipos de linguagem e que conheceremos a seguir são linguagem verbal, linguagem não verbal, linguagem mista, linguagem oral, linguagem escrita e linguagem virtual.

O que é linguagem verbal?

A linguagem verbal nada mais é do que a linguagem em que há uso de palavras/expressões para a comunicação de algo, sendo ela escrita ou falada. Sendo assim, toda vez que as palavras são usadas, estamos falando de linguagem verbal.

Exemplo: Todos foram para a festa.

E linguagem não-verbal?

A linguagem não-verbal engloba todo tipo de linguagem que não utiliza palavras. Sendo assim, sinais ou placas de trânsito, linguagem de sinais ou corporal, expressões faciais, figuras e gestos são alguns entre os representantes da linguagem não-verbal.

O que é linguagem mista?

Linguagem mista é o uso concomitante de linguagem verbal e não-verbal, ou seja, quando se usa palavras e imagens para transmitir uma mensagem. Temos como exemplos história em quadrinhos, jornal ou revistas que disponha de fotos ou imagens, imagem com legendas, entre outros que você ode identificar no seu dia a dia. Exemplo:

O que é linguagem digital?

A linguagem digital é formada principalmente pelo hipertexto (apresentação de informações escritas, organizada de tal maneira que o leitor tem liberdade de escolher vários caminhos, a partir de sequências associativas possíveis entre blocos vinculados por remissões, sem estar preso a um encadeamento linear único), no qual o leitor lê o texto na ordem que quer e escolhe as partes de seu interesse. Eles são encontrados em sites, portais ou internet

Qual é utilizada no meio eletrônico?

Já a linguagem do meio eletrônico é a linguagem virtual ou internetês (linguagem abreviada) é a linguagem usada para responder rapidamente uma mensagem via online. Ela é a mais nova entre as denominações de linguagem e é representada, especialmente, pelo ‘dialeto’ criado pelos internautas para se comunicarem na rede. Porém devemos lembrar que este tipo de escrita não serve para a norma culta da língua portuguesa, por isso na hora da escrita em sala de aula os jovens devem rever sua forma de escrita e os professores devem chamar a atenção para que eles escrevam de forma correta. Este tipo de escrita serve somente para a comunicação rápida e a troca de informações informalmente.

Qual é a diferença entre linguagem oral e escrita?

A linguagem escrita e oral não deve ser confundida, uma vez que são bem distintas. A linguagem falada é muito mais dinâmica e espontânea, até porque é nela que todas as formas linguísticas são abrangidas. Por outro lado, a linguagem escrita vai muito além da simples representação da linguagem oral – uma vez que ela conta com um sistema rígido e disciplinado de regras (principalmente quando nos referimos à linguagem formal).

Existem diversos fatores que influenciam a linguagem oral e escrita. São eles:

  • fatores culturais (o que também engloba o grau de escolarização do indivíduo),
  • fatores regionais (já que um morador do sudeste e nordeste brasileiro fala a língua nativa de modo bem diferenciado devido aos sotaques),
  • fatores contextuais, fatores naturais (como sexo e faixa etária)
  • fatores profissionais.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.