10 itens sobre computação na nuvem: OneDrive, iCloud, Docs e mais

O que é cloud computing ou computação na nuvem? Veja algumas opções para você guardar seus arquivos na nuvem, com os conhecidos Google Docs, Onedrive, iCloud e Ubuntu.

Home » Educação

O que é nuvem?

A expressão nuvem é muito usada atualmente e causa certa confusão, mas a coisa é mais simples e mais conhecida do que se parece. O termo vem na verdade de cloud computing ou computação na nuvem, que ficou muito popular mais recentemente quando a maioria das empresas de tecnologia passaram a oferecer serviços que podem ser acessados por um dispositivo qualquer conectado a internet.

Exemplos de computação em nuvem

O mais antigo dele talvez seja o webmail, como é o caso do Hotmail, Gmail, Yahoo Mail e agora o iCloud também. O fato de suas mensagens não serem baixadas para seu computador e sim ficar disponível nos servidores das empresas detentoras desses serviços, configura a nuvem. Melhor dizendo, esses e-mails não estão sob seu controle, você não sabe exatamente onde eles estão, mas eles estão fisicamente em algum lugar, por isso dizemos que eles estão na nuvem ou vagando por aí.

Armazenamento na nuvem

Ultimamente tem se falado muito em armazenamento na nuvem ou seu nome em inglês, Cloud Computing. Ambos são a mesma coisa: acesso a seus dados de qualquer lugar do mundo, através dos programas online de armazenamento de documentos, vídeos e imagens.

Armazenar arquivos na nuvem pode ser usado apenas com um local para deixar guardado seus arquivos, pode ser para uso em outros dispositivos ou em alguns casos pode ser para trabalho online, como em alguns dos exemplos abaixo.

Vejamos alguns exemplos

iCloud

iCloud, termo que se pronuncia em português como “aiclaud” é um conjunto de serviços na nuvem da Apple que está disponível para os usuários de seus produtos, especialmente para usuários do iPhone e iPad. Ele pode ser acessado tanto pelo dispositivo móvel, como pelo PC através do navegador. O endereço é www.icloud.com

No iCloud existe o serviço de email, contatos, Calendário, Fotos, Drive, Notas, Lembretes, Pages, Numbers, Keynote, Amigos, Buscar iPhone e Ajustes.

Esses serviços são sincronizados com o celular?

É possível definir nas configurações se você deseja sincronizar ou não. Na maioria dos casos, exceto email, é necessário fazer configurações na opção Ajustes do iPhone ou iPad para que as informações, como fotos, lembretes e outros sejam sincronizados.

É possível usar o iCloud mesmo sem ter um iPhone ou iPad?

Sim, é possível. Para isto basta acessar o site www.icloud.com e realizar seu cadastro como em qualquer outro serviço digital. Contudo pelo fato de você não ter os dispositivos móveis da Apple, não poderá fazer sincronização ou usar certas facilidades que dependeria de um dispositivo móvel.

Tenho um celular com Android ou Windows Phone. Posso usá-lo para fazer a sincronização?

Não. O iCloud funciona com o celular e tablet da Apple apenas, a saber o iPhone e iPad.

Google Docs

O Google Docs é um dos mais usados armazenadores de arquivos da internet. Nele você pode guardar uma infinidade de arquivos de texto, imagens, vídeos e o que mais você precisar. Os planos têm capacidades de armazenamento que vão de 15 GB (gratuito) até 2 TB (nas versões pagas). Você pode guardar desde suas fotos pessoais, arquivos de escola e vídeos do trabalho, e acessá-los até mesmo do seu smartphone. Tudo simples e bem rápido ao seu dispor.

Link do serviço: https://docs.google.com

Onedrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft, antigamente este tipo de serviço era chamado apenas de disco virtual ou drive virtual, mas atualmente é mais comum chamar de armazenamento na nuvem.

Para os assinantes do Office 365, o tamanho do disco virtual é de 1 TB, algo realmente grande e que atende muito bem ao uso pessoal ou profissional.

Link do serviço: https://onedrive.com

Office 365

O Office 365 é a versão do Office (Word, Excel, Power Point...) que funciona como assinatura. Nesta versão você não compra os softwares, mas paga uma assinatura anual e pode baixar todas as atualizações que houver. Por ele também é possível salvar seus arquivos e documentos na nuvem, usando o serviço OneDrive explicado acima.

Link do serviço: https://www.office.com

Ubuntu

Já o Ubuntu é bem conhecido entre as pessoas que gostam do sistema operacional Linux, a qual é um sistema de código aberto totalmente gratuito e quase que completamente livre de vírus. Assim como os outros programas já citados, o Ubuntu tem uma versão de armazenamento em nuvem bem eficiente e todo baseado em Linux. Bem interessante, grátis e facilitado, mas quem não está familiarizado com o programa pode sentir um pouco a diferença. Para conhecer estes serviços, basta acessar o site de cada um e fazer o cadastro da sua conta. Os serviços podem ser gratuitos em sua versão mais simples e compacta ou pagos quando se necessita um espaço maior.

Link do serviço: https://www.ubuntu.com/download/cloud

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.