10 itens sobre a nota do ENEM: Nota de corte, nota máxima e mais

O Sisu usa a nota do Enem de que forma, ou seja, existe uma nota de corte em que o aluno não possa participar, como no caso de uma pessoa que foi mal no Enem e não conseguiu tirar uma boa nota?

Home » Educação

Enem no SISU

O Sisu usa a nota do Enem de que forma, ou seja, existe uma nota de corte em que o aluno não possa participar, como no caso de uma pessoa que foi mal no Enem e não conseguiu tirar uma boa nota? Como funciona a nota do Enem e a nota de corte?

Todos os alunos que se inscrevem no Sisu para tentar uma vaga em uma universidade pública precisa obrigatoriamente ter participado do Enem no ano anterior, então no primeiro momento e respondendo a primeira pergunta, o Enem e o Sisu têm tudo a ver e é o primeiro pré-requisito para você se inscrever.

Nota baixa

Mas o que acontece se o tirou uma nota muito baixa no Enem? Neste caso a inscrição é normal, mas como o Sisu é um processo de concorrência, obviamente que você terá menos chances de ser selecionado já que sua nota do Enem não irá lhe ajudar muito. Mas o que precisa ficar claro aqui é o que é uma nota baixa?

Exemplo

Por exemplo: um aluno que tirou 600 pontos no Enem, ele deve considerar isso como uma nota baixa? Sim e não. Depende do curso e que este se inscreveu para concorrer, se foi um curso de medicina, por exemplo, é bem provável que não seja a melhor nota do mundo, mas para um curso pouco concorrido, pode ser uma nota ótima.

Nota de corte

A nota de corte é apenas um referencial, ela atualizada diariamente pelo sistema do Sisu e mostra qual é a nota mínima para que um aluno seja classificado para o curso que ele escolheu. De novo entra a questão das diferenças de exigências e concorrências de cada curso. Neste caso, após a inscrição você deverá ficar atendo às atualizações do Sisu quanto a nota de corte para o seu curso.

Nota máxima do Enem

A metodologia de avaliação das provas do Enem se baseia na metodologia estatística denominada TRI (Teoria De Resposta ao Item) que avalia o desempenho do aluno em relação aos milhares de alunos que prestaram a prova. Dentro desta metodologia mesmo que dois alunos acertem uma mesma quantidade de questões no exame, não significa que eles terão a mesma nota, a menos que tenham acertado as mesmas questões.

Existe nota 1000 para a redação, mas a redação é apenas parte da prova do ENEM. Na parte objetiva é possível ter 100% de acertos, mas são poucos os casos.

Objetivo da prova

O objetivo da avaliação não é saber quantas questões o aluno acertou sim conhecer seu grau de domínio dos diferentes problemas e conteúdos apresentados, e saber como ele relaciona estes conhecimentos.

Com relação a redação e sua avaliação, esta não segue a metodologia TRI, portanto, nesta prova se o aluno escrever for bem, ele poderá alcançar a nota máxima 1000.

Como saber as notas no MEC, como do Enem, SISU, Prouni e Fies?

Em qual site e onde podemos encontrar os resultados das provas oficiais feitas no MEC, como é o caso do Enem, SISU, Prouni e Fies? Quando o Ministério da Educação libera os resultados dos alunos que prestaram as provas ou que fizeram a inscrição nesses programas?

A liberação dos resultados das provas oficiais do MEC como é o caso do Enem, bem como a classificação dos demais programas como o Fies, Prouni e outros dependem do calendário de cada programa. Para facilitar o acompanhamento o Ministério da Educação disponibiliza nos sites dos respectivos programas as informações, bem como o calendário para divulgação dos resultados, é preciso ficar atento a isso.

ENEM: https://enem.inep.gov.br: O resultado do Enem ocorre após a correção das provas e a divulgação ocorre no site acima.

FIES

O Fies é individual e portanto não necessariamente um calendário específico para divulgação dos resultados. Você precisa realizar os procedimentos descritos no site acima e a liberação depende da conclusão deste processo. Acesse aqui: https://acessounico.mec.gov.br/fies

Prouni

Para o Prouni a classificação ocorre em várias etapas, conhecidas como chamadas, ou seja, eles fazem uma primeira chamada e caso houver vagas remanescentes por alunos que não compareceram, então ocorre uma segunda chamada e assim por diante. O calendário é divulgado no site acima. Acesse aqui: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

SISU

O Sisu ocorre de maneira bastante similar ao Prouni, ou seja, por sistema de chamadas, então o aluno deverá ficar atento ao calendário que também é divulgado no site acima e aguardar o início das chamadas. Isto acontecerá duas vezes no ano, sempre no início de cada semestre letivo. Acesse aqui: https://acessounico.mec.gov.br/sisu

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.