10 itens sobre emprego e trabalho: insalubridade e periculosidade
Conheça os termos usados nas relações de trabalho, como insalubridade e periculosidade e as definições para trabalho e emprego, bem como a questão do pedido de demissão.
Índice deste artigo
Diferenças
Qual a diferença entre emprego e trabalho? São a mesma coisa? A verdade é que não. E entre insalubridade e periculosidade? Conheça os detalhes que habitualmente geram certa confusão no nosso cotidiano.
Veremos aqui algumas definições. O que é cada um desses conceitos, de forma de poder fazer uma simples comparação e esclarecer possíveis dúvidas.
Emprego
Um emprego implica uma relação entre duas ou mais pessoas que trabalham em troca de uma remuneração, comumente um salário. Nessa relação está quem organiza o trabalho e quem faz o trabalho. O segundo cobra ao primeiro por investir seu tempo e capacidade para desenvolver o trabalho solicitado. Um emprego é geralmente uma relação estável, por um tempo determinado ou indeterminado. Geralmente em um emprego por tempo determinado existe um contrato que especifica o tempo de duração do trabalho contratado.
Duração do emprego
Nos empregos convencionais, a duração vai depender de fatores como o desempenho do trabalhador e/ou a situação da empresa que contrata, que por diversos motivos pode decidir acabar com a relação de trabalho. Indo atrás da história, o conceito de emprego aparece recém na época da revolução industrial onde alguns vendiam sua força de trabalho e outros pagavam uma remuneração por recebê-la.
Trabalho
O conceito de trabalho se refere a capacidade mental e física de um ser humano para desenvolver uma tarefa específica utilizando seus conhecimentos. Esse propósito perseguido significa a transformação de um ou vários elementos em algo total ou parcialmente novo. O trabalho pode se apresentar em inúmeras formas, dependendo da área de atuação. Antigamente o homem começou a implementar sua força de trabalho para modificar seu entorno e a natureza, e fabricar suas próprias ferramentas.
Insalubridade
O conceito de insalubridade pode ser aplicável a diferentes âmbitos. Continuando com a linha do laboral, um ambiente de trabalho insalubre se refere a um espaço que pode ser nocivo para a saúde das pessoas, em maior ou menor medida dependendo do tipo de empresa e indústria de atuação. A insalubridade se mede de acordo com os limites impostos pelas normas técnicas. Por maior informação sobre normas técnicas recomendamos visitar o site oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT (https://www.abnt.org.br/).
Periculosidade
A periculosidade é um conceito estritamente ligado a saúde e segurança do trabalho. A periculosidade se associa a possibilidade e/ou presença de um risco imediato. Em poucas palavras, o conceito de periculosidade caracteriza o risco. Esse risco se observa em diferentes operações, atividades, métodos de trabalho, natureza dos materiais e substâncias com as que o trabalhador deve estar em contato diariamente. A periculosidade pode se justificar em casos de exposição continua ou intermitente.
CLT
Vale lembrar que o Brasil tem uma legislação específica para tratar de assuntos relacionados a trabelho e emprego. Trata-se de um documento importante nesses assuntos que vale a pena tomar como referência. Me refiro a CLT ou Consolidação das Leis do Trabalho. (https://www.brasil.gov.br/para/servicos/direitos-do-trabalhador/consolidacao-das-leis-do-trabalho-clt)
Vale a pena pedir demissão do emprego?
Ninguém gosta de ser demitido da empresa onde trabalha, ou pelo menos não deveria gostaria, mas e quanto a demissão, será que vale a pena pedir demissão do emprego atual? Quais as desvantagens de pedir demissão sem ter um novo emprego em vista?
Pense bem
Pedir demissão é tão complicado como ser demitido, afinal de contas trata-se de uma ruptura com o emprego atual e para muitas pessoas nem sempre é uma boa alternativa sair de um emprego visando entrada em outro. Se a pessoa já tem um novo emprego em vista terá grande probabilidade de dar certo, então a situação pode ser mais tranquila, mais pedir demissão sem ter um novo trabalho certo não é uma atitude muito prudente, especialmente para pessoas que têm compromissos financeiros já assumidos ou pessoas que têm dependentes como é o caso de pai de família.
Desvantagens
As desvantagens de pedir demissão é que você não irá receber todos os direitos que a lei trabalhista prevê e além de receber menos do ponto de vista rescisório, o quadro mais preocupante é a possível incerteza em relação ao futuro em um novo emprego. Pessoas que trabalham muitos anos em uma determinada empresa e tem certa estabilidade precisa pensar bem antes de fazer isso, pois nem sempre vale a pena pedir a demissão por uma simples insatisfação no trabalho. Como disse acima é um assunto delicado e cada um precisa avaliar bem o que está fazendo, pois assim como a dispensa o ato de pedir demissão também pode trazer prejuízos.
[ref]
Referências:
https://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/projetos/fim-dos-empregos/empregoEtrabalho.htm
https://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/seguranca_no_trabalho/o_que_e_periculosidade (indisponível)
[/ref]
Veja também
- 10 itens sobre o SISU: Vagas, universidades, cursos e mais
- Como evitar o desperdício no consumo de água? Por que isso é importante?
- Como calcular no Excel a quantidade de meses entre datas?
- Conta de luz por email na Elektro, CPFL e Eletropaulo
- Onde tem curso de Administração a Distância - EAD, gratuito e pago?
- Curso de Ciências Contábeis EAD: Faculdade de Contabilidade a Distância
- Migrar e Exportar dados no SQL Server. Limites SQL Server e Oracle
- Melhores faculdades de Comunicação Social: jornalismo, cinema, PP, Outras
- Tarifa Social de Água e Luz. Conta mais barata na Sabesp, CPFL, outros
- Viação Cometa: Horário de ônibus e Venda de Passagens online