Como evitar o desperdício no consumo de água? Por que isso é importante?

Veja algumas dicas importantes para o uso e consumo da água, evitando o desperdício e ajudando a manter este recurso indispensável e cada vez mais escasso em alguns locais. Entenda a importância do consumo consciente.

Home » Cidadania

Que o Brasil possui uma das maiores reservas de água doce no mundo isso não é novidade para ninguém, mas a questão é que se estamos tendo consciência em relação ao usa da água, e que o seu mau consumo pode nos deixar um dia sem uma das maiores riquezas que possuímos no Brasil, o desperdício leva a escassez.

É isso mesmo a forma que estamos utilizando a água é o desperdiço evidente. Uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que 18% dos lares brasileiros não dispõem de rede de abastecimento de água e 31,9% deles nem sequer estão ligados à rede coletora de esgoto, enquanto muitos possuem e mesmo desperdiçam.

Desperdício da água

Para o Brasil vencer essa luta contra o desperdício e a escassez da água, será preciso a colaboração de toda população brasileira. Além do desperdício há outros fatores em que devemos nos preocupar tais como a poluição, o desmatamento, a má ocupação do solo, falta de saneamento todos eles são negativos as reservas de água.

Atualmente já existem vários projetos para aprovação no Congresso Nacional, todos visando a conservação e preservação da água, e também os que estão a frente da questão além de ajudarem os municípios a planejar projetos de preservação ambiental analisará todos os projetos direcionado a água.

Dicas para economia da água

Algumas dicas para o uso e o consumo racional da água tais como:

  • Ao lavar a louça desligue a torneira enquanto ençaboa o que será lavado;
  • Molhe as plantas usando o regador e utilize matéria vegetal para reduzir a evaporação;
  • Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca aciona a descarga a toa, pois ela gasta 40 litros de água.
  • Conserte os vazamentos e verifique hidrômetros, caixas d’água e registros. O vazamento de apenas um gato por segundo desperdiça cerca de 10 mil litros de água por ano;
  • Evite banhos demorados. Um banho de 20 minutos consome 120 litros de água. Com isso, tomar um banho mais rápido é sem dúvida uma boa solução.
  • Não lave roupa no chuveiro;
  • Não escove os dentes ou faça a barba coma torneira aberta;
  • Invista em torneira e válvulas automáticas, bacias sanitárias com caixa, registros controladores de vazão e arejados para torneiras. Os equipamentos podem economizar de 20% a 50%  de consumo de água;
  • Não lave a calçada ou o carro com mangueira. Use a vassoura e balde, pois a economia pode chegar a 300 litros de água;
  • Deixe as roupas de molho para retirar a sujeira mais pesada e reutilize essa água.Use a maquina de lavar roupa quando estiver cheia economizando água e energia.
  • Cubra a piscina. Exposta ao sol e ao vento ela pode perder água por evaporação. Quando coberta, a perda é reduzida em 90%.

Essas dicas estão disponíveis neste link: https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/Agua/image/infocidadaniav.jpg.

Reaproveitamento da água da chuva

As vezes a economia de água pode acontecer pelo reaproveitamento da água da chuva que é abundante em algumas partes. Quando cai muita chuva, usar esta água de alguma forma, evita que você faça o uso da água da torneira que é paga e em muitos casos cara.

A água da chuva pode ser reaproveitada com um projeto de captação ou de maneira manual, como por exemplo, colocar um tambor embaixo da goteira.

Existem também sistemas para reaproveitar a água que sai da máquina de lavar e que pode ser usada depois para regar jardim, lavar calçadas e outros fins.

Se o tratamento da água é caro, então reaproveitar a água que é gratuita é no mínimo inteligente.

Quer dizer que vai faltar água?

Já falta em muitos locais e é possível que esta falta aumente ainda mais. Não por que a água está acabando, como já explicado acima, mas porque a população demanda cada vez mais água e ai a tendência é faltar.

Atualização: Na data de atualização deste artigo em agosto de 2021, estamos vivendo um período de muita seca aqui no Sudeste. Depois de meses com chuvas abaixo da média, os reservatórios e fontes de captação de água de muitas cidades estão muito baixos e as notícias são de um possível racionamento no fornecimento de água em muitas cidades.

Não bastasse isso, os reservatórios das usinas hidrelétricas também sofrem com a falta de água e agora já se fala em risco no fornecimento de energia elétrica. Isto porque o Brasil tem nas usinas hidrelétricas sua principal fonte de produção de energia.

Por que o mar não se enche, já que os rios estão constantemente desaguando no mar?

Na verdade esta curiosidade parece ser bem antiga, pois na Bíblia no livro de Eclesiastes capítulo 1 e verso 7 diz: Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez.

Naquela época, muito antes de Cristo, já que este livro é do antigo testamento, não havia ainda sido formulado a compreensão que temos hoje do processo do ciclo das águas que conhecemos hoje, mas mesmo assim o escritor deste livro, que foi o Rei Salomão, diz que a água volta para onde nascem os rios. Então, mesmo sem ter a definição que temos hoje ele já sabia que havia um ciclo da água.

Então a resposta para esta pergunta é que o mar não se enche pois a água do mar evapora e forma as nuvens que condensa e cai em forma de chuva, alimentando os rios que voltam para o mar novamente. Desta maneira é possível dizer que a água está em constante movimento.

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.