Conta de luz por email na Elektro, CPFL e Eletropaulo

Veja como cadastrar seu email para receber a conta de luz de várias empresas fornecedoras de energia elétrica. Fornecedoras como a Elektro, CPFL, Eletropaulo, entre outras companhias.

Home » Cidadania

Até hoje quando você recebia um email de bancos, empresas de água, luz ou outras a recomendação era sempre de ignorar, principalmente quando esses emails traziam cobranças, solicitação de alterações cadastrais, entre outras. O motivo é que essas empresas não enviam email para clientes com essas solicitações, logo, se você recebe é porque alguém está se passando por essas empresas para aplicar algum golpe.

Conta de luz por email

Mas em alguns casos já é possível receber por email alguns serviços, por exemplo a sua fatura da conta de eletricidade. Este serviço já está disponível para clientes das empresas Elektro, Eletropaulo e CPFL. Outras empresas pesquisadas como a Cemig, Light e Bandeirante Energia não constava no site a disponibilidade do serviço, mas por tratar-se de um serviço de grande utilidade é possível que quando você estiver lendo este texto o serviço já esteja disponível. Consulte o site da empresa que fornece energia elétrica em sua cidade.

Este serviço é útil por vários motivos: primeiro ele pode resolver o problema da entrega, que em muitos casos pode ser prejudicada por greves, dificuldades de acesso, entrega errada, entre outras. Por outro lado evita a impressão em papel economizando recursos. Por fim e talvez a mais importante é a questão da comodidade.

Elektro

Se você é cliente da Elektro, como eu, siga os passos abaixo para cadastrar seu email para recebimento da conta de luz.

Primeiro acesse o site da Elektro e vá em Serviços ao Cliente ou acesse diretamente através deste link. https://elektro.com.br/.

Conta de luz por email de Elektro

Você precisa ter em mãos a conta de luz para obter os dados solicitados que são o código do cliente (Seu código) ou o número do medidor. Além disso, precisa fornecer o CPF o CNPJ para pessoas físicas e jurídicas, respectivamente.

Depois de entrar, acesse a opção Conta de luz por email e clique no botão Cadastrar Faturamento por Email.

Cadastro de Conta de luz por email de Elektro

Após este processo o site enviará um link para seu email, clique no link que recebeu e confirme os dados solicitados. Após este procedimento o cadastro já estará efetivado e a próxima conta já deverá vir por email.

Importante: Ele usará o email do seu cadastro que já deverá existir no site, caso não exista, primeiro será necessário fazer o seu cadastro para depois solicitar a conta por email, OK?

Eletropaulo e CPFL

Os clientes da Eletropaulo e CPFL também poderão solicitar o serviço, como eu não sou cliente dessas empresas não tenho como detalhar o processo de cadastramento, já que não tenho acesso a área de clientes do site. Contudo, os endereços para cadastramento são:

  • Eletropaulo:  www.aeseletropaulo.com.br
  • CPFL (Paulista, Piratininga, Santa Cruz, Mococa, Leste Paulista, Jaguari e Sul Paulista): www.cpfl.com.br
  • Energisa (Presidente Prudente, Adamantina, Osvaldo Cruz, Tupã, Catanduva, Assis e outras cidades dessas regiões ): https://www.energisa.com.br/
  • EDP – Bandeirantes (No estado de São Paulo, atende o Vale do Paraíba, litoral norte e parte da grande São Paulo. No estado do Espírito Santo atende diversas cidades, incluindo a capital, Vitória): https://www.edp.com.br/

CPFL (Paulista, Piratininga, Santa Cruz, Mococa, Leste Paulista, Jaguari e Sul Paulista): www.cpfl.com.br

MAS CUIDADO

Rejeite qualquer tipo de email que você não tenha solicitado e ao receber email que tenha solicitado ainda assim certifique se o link aponta mesmo para o site da empresa . Na dúvida não clique em links enviados por email.

Algumas perguntas

Qual a vantagem de receber a conta de luz por e-mail?

É mais prático, pois não há a necessidade de ficar guardando papel ou correr o risco de perder a conta, cachorro comer, chuva estragar, etc. Para as empresas é mais econômico, prático e rápido do que a emissão dela em papel.

Todas as companhias oferecem este serviço?

Creio que a maioria delas já oferecem ou devem oferecer em breve pelas vantagens que ela tem para os consumidores e para a própria empresa, pelos motivos acima mostrados. Consulte o site da companhia de energia da sua cidade e veja a disponibilidade do serviço em sua região.

Conta em débito automático substitui a conta por e-mail ou física?

Não. Mesmo que você coloque o pagamento em débito automático, você continuará a receber a conta, só que agora muito mais como um comprovante de consumo do que uma conta a ser paga. Geralmente eles colocam uma informação na conta orientado a não pagar, pois a mesma está em débito automático.

Como pagar conta de luz em atraso?

Conta de luz, água, telefone e outros similares são chamados contas de consumo e devem ser regularizadas (pagas) pontualmente e normalmente mensalmente para que o fornecimento do serviço não seja interrompido.

Quando ocorre de haver atraso no pagamento é necessário procurar a operadora do serviço e fazer a regularização. A maneira de fazer isso dependerá da operadora ou fornecedora. Na maioria dos casos você precisa ir pessoalmente até a agência de atendimento para que seja gerada a segunda via das contas com a devida correção dos valores em atraso.

Em alguns casos é possível resolver isso por telefone, mas como disse acima, dependerá da empresa. Sugiro que inicialmente entre em contato por telefone com a fornecedora de energia elétrica da sua cidade e peça informações de como proceder para regularizar a situação.

Quais eletrodomésticos gastam mais energia?

De todos os produtos elétricos que usamos em nossa casa, quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia e qual contribui para a formação da conta de luz que pagamos no final do mês? Eletrodomésticos mais novos gasto menos do que os mais antigos?

Basicamente todos os eletroeletrônicos que produzem calor como é o caso do chuveiro, geladeira, ferro de passar, lâmpadas incandescentes e outros. Esse tipo de aparelho geralmente está relacionado ao consumo maior de energia elétrica, daí a recomendação de usar o chuveiro de forma responsável, acumular roupas e passar de uma única vez e não manter a geladeira aberta por muito tempo nem ter o hábito de abri-la e fechar constantemente.

Os aparelhos ou eletrodomésticos antigos também podem consumir mais eletricidade do que os novos que geralmente tem tecnologia melhorada e portanto faz um consumo mais adequado, especialmente aqueles marcados com a letra A na tabela de consumo de eletricidade.

Um cuidado especial precisa ser dado ao ar condicionado que é um dos que mais consomem energia elétrica. Este aparelho tornou-se comum na s residências e por isso é importante ter um cuidado especial com ele.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.