Classificação dos computadores como desktop e notebook ou PC e Mac, etc

Quais as diferenças entre Laptop e Notebook. Como comparar Desktop com notebook? Veja ainda as definições e comparações entre PC e Macintosh, entre PC e Servidor, smartphone e tablets. Veja nosso artigo explicativo e informativo sobre esses assuntos.

Home » Tecnologia

Pessoas do mundo inteiro usam computadores para os mais diversos fins: trabalho, estudos, entretenimento, entre outros. Uns usam PC, outros Macintosh, uns gostam de notebook, já outros não abrem mão do desktop.

Mas atualmente a moda é celular ou melhor smartphone, assim como tablet, smartTV e já se fala muito na chamada Internet das Coisas, onde passaremos a ver cada vez mais dispositivos diferentes, ligados à internet, sendo tratado como computadores.

Toda essa dimensão de modelos pode trazer alguma dificuldade de compreensão e alguns poderiam se perguntar se todos são computadores ou ainda o que define um computador?

Mas a final qual a diferença entre esses diversos termos associados aos computadores?

Laptop

O termo laptop vem da junção de duas palavras em inglês: lap (colo) e top (em cima), então poderíamos entender laptop como em cima do colo que é o que acontece geralmente com os computadores laptops ou notebooks que são usados com muita frequência desta forma.

Embora já tenha sido bastante usado, no Brasil o termo laptop foi quase que completamente substituído por notebook já que não há diferenças significativas entre eles.

Notebook

Já notebook é usado como referência ao caderno em inglês (notebook = caderno em inglês) e talvez o termo tenha sido usado para fazer um contraponto com os desktops que são os computadores de mesa. Desta forma notebook se associa a um computador menor e em formato de um caderno.

Desktop

O termo desktop vem também dá junção de duas palavras em inglês: desk (mesa) e top (em cima). O desktop pode ser definido então como o computador de mesa ou simplesmente os computadores tradicionais que conhecemos, com monitor, teclado e CPU, separados e apoiados em uma mesa ou bancada projetada para este fim.

Diferença entre laptop e notebook: basicamente é a mesma coisa, principalmente no Brasil onde o notebook é usado em quase todos os casos.

Diferença entre notebook e desktop: o primeiro é computador de colo (tradução livre) e o segundo é computador de mesa.

PC

O termo PC é sigla de Personal Computer ou computador pessoal e é um antigo conceito que foi aplicado aos computadores na época em que eles começaram a tornar-se popular, menores e mais acessíveis à todas as pessoas. Foi nesta época também que surgiu o MS-DOS, o primeiro sistema operacional voltado para usuários domésticos, ajudando assim a popularizar o termo PC.

Hoje a principal característica do PC é que em sua maioria ele usa o Windows como sistema operacional. Então se você tem um desktop com Windows, significa que você tem um PC.

Mac ou Macintosh

Mac ou Macintosh é o computador da Apple e principal concorrente do PC. A linha de computadores Mac é bastante peculiar e tem como grande apelo o design de altíssima qualidade. Ainda diferencia do PC quando ao sistema operacional, enquanto o PC usa Windows, o Mac usa o Mac OS ou IOS.

Outra característica é que o Mac é um conjunto da Apple, ou seja: computador + sistema operacional, enquanto que os PC´s são mistos, ou seja: sistema operacional da Microsoft (Windows) + computadores de outros fabricantes como Dell, HP, Lenovo, Positivo, entre outros.

Servidor

Servidor é o nome dado a um computador que é usado para servir outros computadores. Normalmente ele tem mais recursos de memória, processador e disco que um PC tradicional visto que pode ser acessado por múltiplos computadores ao mesmo tempo.

Há vários tipos de servidores, como:

  • Servidor de arquivos: usado em empresas para guardar e compartilhar os arquivos de interesse comum da empresa;
  • Servidor de internet: usado em empresas para compartilhar a conexão à internet com todos os demais computadores;
  • Servidor de hospedagem de sites: usado por empresas especializadas para prover o serviço de hospedagem de sites para terceiros. Este blog (luis.blog.br) utiliza (em 2023) os servidores da DigitalOcean.
  • Entre outros.

Diferença entre PC e Mac: o primeiro usa sistema operacional Windows e é fabricado por diversos fabricantes. O segundo é exclusividade da Apple e usa o sistema operacional IOS.

Diferença entre PC e Servidor: o primeiro é destinado a usuários domésticos ou como estações de trabalho nas empresas, o segundo é destinado a serviços mais pesados e tem por finalidade guardar, compartilhar ou prover recursos para outros computadores ou usuários.

Smartphone

A mais nova novidade no mercado de hardwares e dispositivos são os smartphones. Inicialmente eram apenas celulares ou telefones móveis, mas com a evolução eles passaram a ter sistema operacional, daí o termo smartphone.

Na prática, smartphone é um pequeno computador e que com isso passa a ter um sistema operacional, que pode ser o Android, Windows phone ou o iOS.

Eles se tornaram extremamente populares no mundo todo e é a versão mais recentes dos dispositivos computacionais em uso em grande escala.

Tablet

O tablet é um termo relativamente novo no mundo dos computadores e ele se refere aos modelos de dispositivos móveis maiores que os celulares e menores que os notebooks. Na verdade, eles estão mais próximos dos smartphones, pois também são móveis, compartilha os mesmos sistemas operacionais e tem os mesmos aplicativos. Eles são praticamente idênticos em termos de funcionamento, mas diferem de tamanho.

O iPad é o tablet da Apple, enquanto que há vários modelos de tablets de outras empresas, como a Samsung, por exemplo. Esses, usam o sistema Android.

Novos computadores

Mas a evolução tecnológica não para enquanto os smartphones são a bola da vez, novos dispositivos devem aparecer e provavelmente estamos nos referindo aos novos “smarts” ou a chamada internet das coisas.

Smartphone é um telefone que tem sistema operacional, smartTV é uma Tv que tem sistema operacional, assim é possível que surjam novos dispositivos neste mesmo formato.

A chamada internet das coisas promete levar a internet a eletrodomésticos e outros eletrônicos em geral e se isso se confirmar teremos uma nova geração de computadores que estarão embutidos na geladeira, no fogão, nas lâmpadas elétricas, máquinas de lavar e outros.

Ainda é cedo, mas a coisa caminha neste sentido.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.