10 itens sobre tecnologia da informação: TI, informática e mais

Perguntas e respostas sobre tecnologia da informação e sistema de informação. Entenda as diferenças entre TI, informática, software, sistema de informação, internet e outros. Tecnologia e a sua aplicação em diversas áreas como na construção civil, agricultura e informática.

Home » Educação

O que é tecnologia da informação?

A tecnologia é um termo bastante amplo e ela está relacionada com a aplicação do conhecimento técnico e científico em uma determinada área, como nas indústrias, comércio, no campo, entre outros.

Tecnologia da informação ou TI, como é também conhecido, diz respeito a área que estuda, planeja e executa ações relacionadas ao uso, controle, armazenamento e distribuição da informação através de processos, recursos e dispositivos computacionais.

Tecnologia da informação e sistema de informação

Sistema de informação é algo mais focado em software, enquanto TI é abrangente e inclui também toda a parte de hardware, bem como todos os processos de configuração, sistemas operacionais, redes, entre outros.

Sistema de informação e software é a mesma coisa?

Em partes sim. O software é o programa em si, enquanto sistema de informação é algo mais amplo e pode inclusive incluir não só o programa, mas todo o processo envolvido nele.

Um exemplo é quando você vai sacar dinheiro no caixa eletrônico do seu banco, você está usando o software do banco para caixa eletrônico. Contudo, aquele software precisará consultar o banco de dados para saber se você tem dinheiro ou não, usará outros softwares, protocolos e serviços de comunicação, afinal o banco de dados fica na matriz do banco e não na sua agência. Todo este aparato por traz daquele software podemos dizer que faz parte do que chamamos de sistema de informação.

Qual a diferença entre informática de TI?

O termo informática foi muito usado no passado e era muito abrangente, mas hoje seu uso está mais restrito a hardware. Desta forma o TI ou tecnologia da informação é muito amplo pois engloba tanto hardware (parte física) como software (programas e recursos virtuais).

É comum as pessoas associarem as duas coisas, mas na verdade informática é apenas um braço da tecnologia. Atualmente o termo informática inclusive vem sendo substituto ou melhor empregado, como tecnologia da informação. Esta nova denominação é muito boa e mais aplicável mesmo, já que se trata do uso da tecnologia aplicado ao controle e processamento da informação. É isso que a informática faz.

E a internet, ela é tecnologia ou sistema de informação?

As duas coisas. Primeiro que a internet é algo muito ampla e se olharmos para a sua estrutura veremos a aplicação correta para tecnologia da informação. Mas boa parte dos recursos que acessamos são softwares e portanto são também sistemas de informação.

Resumidamente, podemos considerar assim:

  • Tecnologia da informação ou TI é o todo.
  • Sistema de informação é um braço do TI.
  • Informática pode ser sinônimo de TI, embora atualmente pareça fazer mais sentido tratá-la também como um braço do TI.
  • Software ou programa é um braço de sistema de informação.

O que é tecnologia?

A tecnologia pode ser resumida como uma ciência – uma ciência que envolve métodos, instrumentos e técnicas voltadas a resolução de problemas.

Muitos são os indivíduos que, erroneamente, associam tecnologia apenas com as mais novas descobertas da atualidade. Grande erro. A tecnologia é um conceito que surgiu já na antiguidade. Na Etiópia, por exemplo, há o registro de desenvolvimento de ferramentas com pedra há mais de 2 milhões de anos.

Estima-se, porém, que a tecnologia tenha algo como 50 mil anos de idade. Pouco, não é mesmo? A descoberta do fogo, invenção da escrita, da roda, do avião e muitas outras são consideradas tecnologias. Mas afinal, qual será a diferença entre elas? Confira a seguir.

Clássicas

Entre as tecnologias clássicas podemos destacar: construção civil, invenção e reinvenção de artigos de roupa/moda, técnicas de agricultura, descobertas astrológicas, surgimento e atualização da medicina, invenção do fogo, do parafuso, mineração, escrita, roda e meios de transporte.

Modernas

As tecnologias modernas podem ser resumidas como as tecnologias da informação, que começaram a se desenvolver a partir do século XX. Essas tecnologias cresceram principalmente a partir da globalização e da evolução dos idiomas.

Avançadas

Já as tecnologias avançadas se destacam nos seguintes segmentos e assuntos: biotecnologia, engenharias (hidráulica, molecular, metalurgia), genética, purificação da água, microtecnologia, nanotecnologia, microtecnologia, instrumentação, armazenamento de energia, reatores nucleares, raios x, fusão nuclear, automação da indústria, micro fluidos e desenvolvimento de armas biológicas, químicas e nucleares.

O que são tecnologias da comunicação?

As tecnologias da comunicação, por sua vez, são as seguintes: criação e desenvolvimento da fotografia e vídeo, tecnologia de áudio e som, reprodução musical, criação de satélites artificiais, gravações digitais e, principalmente, internet e seus avanços contínuos.

Já as principais tecnologias elétricas fundamentais são: energia elétrica, resistor, controle de energia, eletricidade, motor elétrico, circuitos integrados, transmissão e distribuição de energia elétrica, geração de eletricidade, transistor, tubo de vácuo, engenharia eletrônica e robótica e demais conceitos de informática.

O que é a tecnologia do campo?

A agricultura, pecuária e outros ramos produtivos do campo desenvolveram e usam atualmente muita tecnologia para melhor aproveitamento do solo, melhorar a produção de alimentos e produzir com mais sustentabilidade. Alguns exemplos desta tecnologia podem ser:

  • Uso de maquinário moderno para plantio e colheita de grãos, frutas e até hortaliças. Vi um programa da TV americana que mostrava como uma máquina colhia alface na Califórnia e já embalava, deixando pronta para envio aos supermercados e outros destinatários. Outro exemplo pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w-_t2V8bQ38
  • Uso de defensivos agrícolas no controle de pragas e na melhoria da produção.
  • Entre outros

Existe tecnologia na construção civil?

Muita. A construção civil vem se modernizando muito e usando muita tecnologia de ponta para a construção de edifícios e residências. Alguns exemplos do uso de tecnologia podem ser:

  • O uso de elementos pré-fabricados que reduzem é muito o tempo de construção;
  • Processos construtivos ecologicamente corretos, como blocos ecológicos, reaproveitamento de água da chuva, microgeração de energia elétrica, tintas e materiais isolantes e térmicos (veja um exemplo aqui), entre outros.

E a informática?

Talvez a informática ou a tecnologia da informação seja onde as pessoas tenham uma maior percepção do uso da tecnologia. Até porque ela é usada para apoiar outras áreas e portanto ela aparece em todos os lugares. Entre os avanços mais recentes da tecnologia nesta área, podemos citar os seguintes:

  • A internet. Talvez a maior de todas os feitos da tecnologia;
  • Celulares altamente conectados e multiusos;
  • Sistemas de reconhecimento de voz, biometria e facial;
  • GPS e o posicionamento global;
  • Entre outros.

A tecnologia tem limite?

Não. Pelo menos ao que parece não. O conhecimento não tem limite, logo a sua aplicação também não tem. Então é razoável pensarmos que sempre haverá evoluções em processos provindo do uso de novas tecnologias ou melhor aproveitamento das já existentes.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.