A tecnologia é um termo bastante amplo e ela está relacionada com a aplicação do conhecimento técnico e científico em uma determinada área, como nas indústrias, comércio, no campo, entre outros.
Tecnologia da informação ou TI, como é também conhecido, diz respeito a área que estuda, planeja e executa ações relacionadas ao uso, controle, armazenamento e distribuição da informação através de processos, recursos e dispositivos computacionais.
Sistema de informação é algo mais focado em software, enquanto TI é abrangente e inclui também toda a parte de hardware, bem como todos os processos de configuração, sistemas operacionais, redes, entre outros.
Em partes sim. O software é o programa em si, enquanto sistema de informação é algo mais amplo e pode inclusive incluir não só o programa, mas todo o processo envolvido nele.
Um exemplo é quando você vai sacar dinheiro no caixa eletrônico do seu banco, você está usando o software do banco para caixa eletrônico. Contudo, aquele software precisará consultar o banco de dados para saber se você tem dinheiro ou não, usará outros softwares, protocolos e serviços de comunicação, afinal o banco de dados fica na matriz do banco e não na sua agência. Todo este aparato por traz daquele software podemos dizer que faz parte do que chamamos de sistema de informação.
O termo informática foi muito usado no passado e era muito abrangente, mas hoje seu uso está mais restrito a hardware. Desta forma o TI ou tecnologia da informação é muito amplo pois engloba tanto hardware (parte física) como software (programas e recursos virtuais).
É comum as pessoas associarem as duas coisas, mas na verdade informática é apenas um braço da tecnologia. Atualmente o termo informática inclusive vem sendo substituto ou melhor empregado, como tecnologia da informação. Esta nova denominação é muito boa e mais aplicável mesmo, já que se trata do uso da tecnologia aplicado ao controle e processamento da informação. É isso que a informática faz.
As duas coisas. Primeiro que a internet é algo muito ampla e se olharmos para a sua estrutura veremos a aplicação correta para tecnologia da informação. Mas boa parte dos recursos que acessamos são softwares e portanto são também sistemas de informação.
Resumidamente, podemos considerar assim:
A tecnologia pode ser resumida como uma ciência – uma ciência que envolve métodos, instrumentos e técnicas voltadas a resolução de problemas.
Muitos são os indivíduos que, erroneamente, associam tecnologia apenas com as mais novas descobertas da atualidade. Grande erro. A tecnologia é um conceito que surgiu já na antiguidade. Na Etiópia, por exemplo, há o registro de desenvolvimento de ferramentas com pedra há mais de 2 milhões de anos.
Estima-se, porém, que a tecnologia tenha algo como 50 mil anos de idade. Pouco, não é mesmo? A descoberta do fogo, invenção da escrita, da roda, do avião e muitas outras são consideradas tecnologias. Mas afinal, qual será a diferença entre elas? Confira a seguir.
Entre as tecnologias clássicas podemos destacar: construção civil, invenção e reinvenção de artigos de roupa/moda, técnicas de agricultura, descobertas astrológicas, surgimento e atualização da medicina, invenção do fogo, do parafuso, mineração, escrita, roda e meios de transporte.
As tecnologias modernas podem ser resumidas como as tecnologias da informação, que começaram a se desenvolver a partir do século XX. Essas tecnologias cresceram principalmente a partir da globalização e da evolução dos idiomas.
Já as tecnologias avançadas se destacam nos seguintes segmentos e assuntos: biotecnologia, engenharias (hidráulica, molecular, metalurgia), genética, purificação da água, microtecnologia, nanotecnologia, microtecnologia, instrumentação, armazenamento de energia, reatores nucleares, raios x, fusão nuclear, automação da indústria, micro fluidos e desenvolvimento de armas biológicas, químicas e nucleares.
As tecnologias da comunicação, por sua vez, são as seguintes: criação e desenvolvimento da fotografia e vídeo, tecnologia de áudio e som, reprodução musical, criação de satélites artificiais, gravações digitais e, principalmente, internet e seus avanços contínuos.
Já as principais tecnologias elétricas fundamentais são: energia elétrica, resistor, controle de energia, eletricidade, motor elétrico, circuitos integrados, transmissão e distribuição de energia elétrica, geração de eletricidade, transistor, tubo de vácuo, engenharia eletrônica e robótica e demais conceitos de informática.
A agricultura, pecuária e outros ramos produtivos do campo desenvolveram e usam atualmente muita tecnologia para melhor aproveitamento do solo, melhorar a produção de alimentos e produzir com mais sustentabilidade. Alguns exemplos desta tecnologia podem ser:
Muita. A construção civil vem se modernizando muito e usando muita tecnologia de ponta para a construção de edifícios e residências. Alguns exemplos do uso de tecnologia podem ser:
Talvez a informática ou a tecnologia da informação seja onde as pessoas tenham uma maior percepção do uso da tecnologia. Até porque ela é usada para apoiar outras áreas e portanto ela aparece em todos os lugares. Entre os avanços mais recentes da tecnologia nesta área, podemos citar os seguintes:
A tecnologia tem limite?
Não. Pelo menos ao que parece não. O conhecimento não tem limite, logo a sua aplicação também não tem. Então é razoável pensarmos que sempre haverá evoluções em processos provindo do uso de novas tecnologias ou melhor aproveitamento das já existentes.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp