Como enviar uma página ou link por email?

Dicas de como enviar uma página ou link por email usando os navegadores Internet explorer e Firefox. Veja também diversas perguntas e respostas sobre o uso de contas de e-mail, a possível solução de alguns problemas.

Home » Tecnologia

Sempre que tivermos a necessidade de encaminhar uma página por email ou o link da página por email, podemos fazer isto usando os recursos do próprio browser e também do programa de email padrão do seu micro.

É importante observer que o procedimento de enviar a página ou o link por email vai variar de acordo com o navegador ou versão do navegador. Veremos abaixo algumas opções.

Enviar uma página por email

Se você estiver usando o Internet Explorer 7, basta clicar em Página e depois em Enviar Página por Email.

Se você estiver usando o Internet Explorer 6, basta clicar em Arquivo, Enviar e depois em Página por Email.

Neste caso é necessário que você tenha um programa de envio de email no seu computador. Programas de envio de emails são o Outlook Express, Microsoft Outlook, Windows Mail ou outro programa compatível.

Preencha o email que irá receber aquela página e clique em enviar.

OBS: Em alguns casos poderá surgir a seguinte mensagem: Uma ou mais imagens nesta mensagem não puderam ser encontradas. Ao ser enviada esta mensagem, as imagens não serão incluídas. Tem certeza de que deseja enviar esta mensagem?

Isto significa que algumas mensagens não serão enviadas junto com o conteúdo, ainda sim você deverá confirmar o envio.

Um outro detalhe importante é a formatação que este conteúdo irá chegar no destinatário. As vezes a página chega deformada pois o seu programa de email não tem a mesma leitura que o navegador tem da página, embora o conteúdo seja o mesmo, a formatação poderá ser apresentada de forma diferente.

Enviar o link por email

Você pode enviar um link por email de duas formas:

Copiar a URL completa (endereço da página), abrir seu programa de email, abrir uma nova mensagem, colar o endereço na mensagem e depois enviar para os destinatários escolhidos.

Clicar em página e depois em enviar link por email (IE7) ou Arquivo, Enviar, Link por email (IE6). Neste caso será aberto o seu programa de email padrão para o envio da mensagem. Programas de envio de emails são o Outlook Express, Windows Mail ou um outro programa compatível.

A primeira opção é mais vantagosa para quem usa webmail, como o Hotmail, Gmail, Yahoo mail, etc. Já a segunda opção é mais interessante e prático para quem tem um programa de email padrão como o Outlook Express (Windows XP) ou Window Mail ( Windows Vista)

Há uma terceira opção que pode ser usada quando o próprio site oferece a opção para você enviar o link por email, com ocorre aqui no blog luis.blog.br (ver a opção Indique no meu superior da página).

Perguntas e respostas

Anexos dos e-mails que mando naum abrem, por quê?

Há várias razões para isso. Alguns exemplos: O programa de email da pessoa está configurado para bloquear anexos (muito comum em ambientes ampresariais). O anexo que você está enviando está sendo visto pelo firewall da pessoa como conteúdo malicioso e então ele bloqueia. As configurações do programa de email está em um nível muito alto, com isso ele fica mais sensível e acaba bloqueando até o que não deve. Enfim, existem muitas possibilidades.

Bancos como o BB, Itaú, Bradesco e outros enviam dados por emails?

É muito comum ao abrirmos o e-mail encontrarmos mensagens enviadas pelos bancos com cobranças, solicitação de alteração de endereço ou atualização de dados cadastrais, entre outros. Esses emails são enviados mesmo pelos bancos como o Bradesco, Santander, BB e outros ou isto é algum tipo de golpe?

Esta é uma pergunta interessante e precisa ser bem esclarecida, afinal é possível que o relato da pergunta já tenha acontecido ou irá acontecer com muita gente. Os bancos como o Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco, HSBC e outros NÃO ENVIA este tipo de email. Quando você recebê-lo, apague imediatamente pois é um golpe.

Mas que tipo de golpe?

Simples. Os sites dos bancos, como qualquer outro site, pode ser clonado com faciclidade, então eles usam o mesmo layout e as informações do site para montar um email que parece de fato ser do banco. Neste email eles colocam um link apontando para uma página deles onde está o clone do site do banco. Ao clicar no link, você não perceberá, pois o layout do site é o mesmo do banco, mas o endereço não é. Então você informa os dados de acesso a sua conta e a partir daí já era.

Outra possibilidade e no email vir um arquivo anexo que é um vírus. Mas não se preocupe, se não abrir o arquivo não acontecerá nada.

Os bancos nunca envia email?

Na verdade os bancos usam outra forma de comunicação com seus clientes. Bradesco, Santander, Itaú e outros normalmente usam o telefone, correspondência via correio ou pessoalmente quando o cliente é mais importante. Eventualmente poderá sim um funcionário do banco, como o gerente enviar um email, mas neste caso a comunicação é diferente e você estará ciente disso.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.