Resumo crítico filme Eu Robô de Will Smith. Inteligência artificial

Os robôs são construídos pela empresa USR e cada um deles é criado de acordo com a chamada três leis. Veja a análise crítica do filme do ponto de vista tecnológico.

Home » Tecnologia

Na época da faculdade é comum precisarmos fazer a chamada as atividades complementares que são aquelas extra classe e que compreende participar de atividades culturais, teatros, cinemas, feiras, dentre outros eventos de natureza diversa. A ideia é que essas atividades complementares irão agregar conhecimento e enriquecer a aprendizagem.

Na minha época de faculdade, eu assisti alguns filmes e fiz um resumo crítico de cada um deles. Apesar de fazer um pouco de tempo, os filmes não perdem a validade e portanto resumo crítico abaixo do filme Eu Robô ainda é válido para aqueles que pretende entender melhor o que é o filme do Will Smith.

Resumo do filme:

O filme Eu Robô narra a história que se passa no ano de 2035 na cidade de Chicago nos EUA, onde a evolução dos tempos levou o homem a construir robôs para auxiliá-lo em diversas tarefas do dia-a-dia.

As pessoas tem em casa um robô como se fosse um empregado e estes obedecem a seus senhores os servindo-os em tarefas domésticas.

Tudo parece muito bem aos olhos de todos, menos os olhos de um detetive meio paranoico que não acredita que os robôs sejam tão bonzinhos assim.

Os robôs são construídos pela empresa USR e cada um deles é criado de acordo com a chamada três leis:

  • 1) Um robô não pode por um ser humano em perigo.
  • 2) Um robô deve obedecer as ordens dos humanos.
  • 3) Um robô pode se defender.

Mas o assassinato de um dos criadores do robôs coloca o tal detetive frente a frente com a empresa  USR e consequentemente com os robôs. Ele começa a ser atacado por robôs que o persegue tentando mata-lo. Ninguém acredita nele, até que Suzan, uma psiquiátrica que trabalha na USR para tornar os robôs mais parecidos com humanos descobre que eles estão sendo influenciados por um erro de programação que gerou uma espécie de livre-arbítrio a agora eles podem agir por conta própria e desobedecer as três leis.

Daí para frente entra o heroísmo típico de Hollywood, onde o mocinho  e a mocinha realizam quase o impossível para destruir o cérebro dos robôs que está causando todo o descontrole.

O filme é puramente “hollywoodiano” e embora use conceitos aplicáveis no futuro, ele peca como sempre na insistência paranoica de muitos que a tecnologia irá dominar o homem. Mas se há algo positivo no filme, creio que é a mensagem de que em tudo há limites, inclusive no uso da tecnologia que pode ser perfeitamente boa, mas maléfica se usada de forma irresponsável.

Há contudo uma mensagem quase indistinguível, mas interessante que os erros de projetos. Muitos erros de projetos só são percebidos muito tempo depois e geralmente quando o estrago já e grande. Creio que se observado assim, veremos que os sistemas de informação são resultados daquilo que projetamos e nem sempre sabemos se os resultados serão os mesmos que esperamos.

Veja o trailler do filme Eu Robô com Will Smith:

Atualização 2023

Muitos anos se passaram desde que vi este filme e consequentemente que escrevi este artigo. Mas o que houve de novo desde então nesta área? Será que o filme causaria tanto espanto hoje?

A inteligência artificial

No final de 2022, portanto alguns meses atrás apenas, foi lançado o já popular ChatGPT que já pode ser considerado muito badalado.  Ele vem despertando a atenção de especialistas e leigos que se lançam no uso dele para os mais diferentes usos e maravilhados com os surpreendentes resultados obtidos.

A inteligência artificial não é uma tecnologia nova, a ideia do próprio filme mostrado acima é exemplo disso. Embora um filme seja uma ficção, mas ele já mostrava o que estava na cabeça do pessoal. E na prática sabemos que primeiro é preciso ter ideias, depois transformar essas ideias em projetos e finalmente desenvolver.

O que estamos vendo agora é o desenvolver de projetos que há muito tempo certamente já era ideia de alguns visionários.

Ainda é muito cedo para dizer se o ChatGPT, a tecnologia que está por trás dele ou outra tecnologia de inteligência artificial irá longe o bastante para vermos coisas acontecendo na vida real, o que antes víamos apenas nos filmes.

Mas uma coisa já é certa: a inteligência artificial já é uma realidade e isto poderá trazer impactos enormes em nossas vidas. As vezes dá medo e assusta. Limite, como dizem por aí, quem tem é município. Os caras não vão parar por ai e muita coisa devemos esperar neste sentido.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.