10 itens sobre a internet: Influência e como ela funciona

Existe como descrever de forma mais concreta a importância da internet na vida das pessoas como um todo? Que mudanças ela provocou na sociedade atual ou ainda poderá provocar que seja positiva ou negativa?

Home » Educação

O que é a internet?

A internet não é necessariamente uma grande rede de computadores e sim um conjunto de grandes redes. Cada computador é conectado em uma rede que pode ser uma rede pequena ou grande e esta rede conectará com outra e com outra e com outra, formando assim a grande rede que chamamos de internet. Para que tudo isso aconteça é necessário muito recurso de infraestrutura de telecomunicações.

Como a internet funciona?

Como é possível ela integrar todas as pessoas? Como a internet funciona de uma maneira geral? Como é possível a internet ser distribuída para todas as pessoas ao mesmo tempo e funcionar em diversos dispositivos como computadores, celulares, entre outros meios de acesso digital?

É preciso pensar que por trás de tudo isso tem grandes empresas de telecomunicações como a Embratel, Vivo, AT&T e outras gigantes de telecomunicações que através de recursos de fibra ótica, satélites e outros recursos de comunicação permitem que pessoas sejam ligadas a outras utilizando a suas redes de comunicação.

Os sites

Outro detalhe importante é que toda vez que você acessa um site o mesmo foi registrado anteriormente e para que isso aconteça existem empresas que são responsáveis por fazer o registro de domínios com o nome dos sites propriamente dito, como exemplo o site www.10itens.com.br. A partir do momento que essas empresas registram esse site eles devem ser hospedados em algumas empresas que fazem hospedagem das páginas que contém os textos, imagens, vídeos e outros recursos que você acessa pelo seu navegador. Tudo isso é uma gigantesca operação de tecnologia e telecomunicações e movimenta milhares de pessoas em torno do mundo para que você possa abrir o seu navegador acessar o site que você quer.

Importância para as pessoas

A importância da internet para as pessoas não pode ser questionada atualmente, a sociedade moderna depende muito da tecnologia especialmente da internet para realização de inúmeras atividades que vão desde às atividades comerciais como compra e venda através da web, cursos ensino à distância, comunicação entre as pessoas ou empresas, relacionamento é uma plataforma com uma diversidade de serviços e conteúdos extremamente úteis para as pessoas.

Exemplos

Importância da internet pode ser definida quando uma dona de casa coloca um celular conectado internet o mesmo notebook na cozinha para pegar a receita o que pretende fazer naquele momento, mas também pode ser definida por uma empresa que usar internet para distribuir seus produtos e fazer vendas em qualquer lugar do país ou do mundo. A sociedade atual está cada vez mais conectada e relacionadas do que nunca isto só foi possível graças a derrubada de algumas barreiras culturais, mas principalmente por existir uma ferramenta que proporciona o relacionamento entre pessoas e empresas de uma forma barata e acessível a grande maioria das pessoas.

Influência na vida comum

A internet influencia a minha vida no sentido de proporcionar ferramentas e formas de trabalho para que eu possa desenvolver atividades que até então sem a internet não seria possível fazer. Naturalmente que isso tem uma influência muito forte pois modifica a minha maneira de trabalhar e relacionar com as demais pessoas. Pelo fato de eu trabalhar em casa isto tem uma influência muito grande pois eu não preciso pegar trânsito todos os dias para ir ao trabalho e também não tenho contato físico e direto com as pessoas no escritório, como é comum acontecer com as demais pessoas. Logo a internet proporcionou um novo estilo de trabalho é uma perspectiva bastante diferente daquilo que até então eu conhecia como profissionalismo e exercício de uma profissão qualquer.

Influência no modelo home office

Como citei acima, eu adotei o modelo home office há mais de uma década e isto não seria possível sem a internet. O home office é certamente um dos melhores modelos de trabalhos, pelo menos na minha avaliação.

Com a pandemia do COVID em 2020, as pessoas foram obrigadas a adotar o modelo de trabalho a distância e ali ficou muito claro o importante papel que a internet desempenhou, pois teria sido muito pior se não tivéssemos a internet para trabalhar remotamente.

Influência nos relacionamentos

A também a influência da internet nos relacionamentos com as demais pessoas, pois através dela eu recuperei contatos que eu não tinha e embora eles sejam muito superficiais no sentido de dar a sensação de que todo mundo está perto, mas todo mundo está longe ao mesmo tempo. Uma influência diferente, mas que acontece especialmente como uso das redes sociais.

Influência no consumo

Para finalizar creio que a internet tem uma influência muito forte na maneira como consumimos as informações pois hoje sabemos que se precisarmos de alguma coisa basta fazer uma busca e encontrar. No passado as coisas não funcionaram assim é o conhecimento estava mais distante mais difícil de ser encontrado.

Como a internet influencia sua vida?

A internet tem algum tipo de influência na sua vida em termos pessoais, de trabalho educacionais em outros. Como a grande rede de computador interferiu na sua relação com o meio em que você vive e como ela influencia sua vida cotidiana?

Certamente que sim, mas cada pessoa deveria responder a si mesmo esta pergunta para tentar entender se esta influência é positiva ou negativa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.