Diferença de Graduação e pós-graduação, extensão e sequenciais

Bacharelado, Tecnológico, mestrado, doutorado, sequenciais, entre outros. Conheça como está estruturada as modalidades de educação superior no Brasil. Quais os tipos de Instituição que oferecem esses cursos?

Home » Educação

A educação superior é considerada o ensino de nível mais elevado entre as modalidades de ensino, sendo ensino fundamental, ensino médio e enfim o ensino superior, no Brasil há uma grande procura pela educação superior, que são oferecidas por instituições universitárias publicas ou privadas. O ensino superior inclui estudos, investigação, trabalhos práticos, e atividades sociais realizadas na instituição de ensino superior. A educação superior também tem um grande prestigio para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais de seus funcionários, dando assim mais oportunidades de ampliar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas.

No Brasil, a educação superior é composta por diversas modalidades. Veja abaixo uma síntese delas.

Educação Superior

Cursos Sequenciais

Cursos sequenciais, os quais podem ser de formação específica, (que conferem diploma), ou de complementação de estudos, que oferecem certificado de conclusão;

Graduação

Graduação, que compreende:

bacharelado:

O bacharelado pode ser iniciado somente após ter concluído o ensino médio, corresponde a varias áreas da educação, normalmente duram de quatro a seis anos. São exemplos: direito, medicina, administração, engenharia, agronomia, entre outros.

licenciatura:

Assim como o bacharel também pode ser iniciada após concluir o ensino médio, no entanto, a educação superior em na modalidade de licenciatura, direciona os alunos a serem apenas profissionais do ensino à educação, sendo professores de ensino infantil, fundamental e médio. São exemplos: pedagogia, história, letras, geografia, entre outros.

Tecnologia:

Faz parte ensino superior e confere grau de tecnólogo ao concluinte. São conhecidos também como curso de curta duração ou curso de 2 anos. Muitos desses cursos são encontrados nas modalidades de educação a distância. Exemplos: gestão de RH, gestão de TI, secretariado, etc.

Pós-graduação

Disponível aos concluintes de uma graduação seja bacharel, licenciatura ou tecnológica. A pós- graduação pode ser: Lato sensu ou Stricto sensu.

Lato sensu: Lato sensu engloba os cursos de especialização, como também o MBA que é bastante conhecido, normalmente eles tem curta duração.

Stricto sensu: Já o stricto sensu, está direcionado para área cientifica e acadêmica relacionada à pesquisas, estão divididas em mestrado com duração de dois anos a dois anos e meios destinados a formação acadêmica e na pesquisa, e em doutorado, com duração em cerca de quatro anos, disponibilizados ao trabalho, estruturação e apresentação de sua tese.

Extensão

Representada por cursos livres e abertos a candidatos que atendam aos requisitos determinados pelas instituições de ensino.

As instituições publicas que oferecem a educação superior são criadas e mantidas pelo poder publico que se divide em federal, estadual e municipal, e por isso o ensino é gratuito, mas não fácil de se conseguir, é preciso muito estudo e força de vontade para passar nos exames que são dados para concorrer a vaga da educação superior.

Já nas instituições privadas os cursos têm um valor mensal, mas existem outras maneiras de se conseguir inserir em uma instituição privada, por meio de bolsa como o PROUNI, ou até mesmo por programas da própria instituição.

As expectativas que se tem sobre a educação superior são grandes e relevantes, pois vem abrindo portas no mercado de trabalho e possibilidades para os alunos futuros profissionais.

Perguntas e respostas

Quais os tipos de Instituição que oferecem esses cursos?

Existem três tipos de Instituições que oferecem cursos de ensino superior. Muitas pessoas não conhecem as suas diferenças e peculiaridades, mas vamos explicar isso hoje para você.

Os três tipos são:

  • Universidade
  • Faculdade
  • Centro Universitário

A Universidade é a Instituição que pode desenvolver atividades extras e que tem a autonomia e capacitação suficiente para criar seus próprios cursos. Ela pode oferecer cursos de graduação, pesquisa, extensão e especialização. É o tipo mais completo dentre os três.

A Faculdade, muito conhecida, não tem a autonomia necessária para a criação de seus próprios cursos, se quiser aumentar a sua grade de ensino vai precisar da aprovação do Ministério da Educação. Quem ensina lá precisa ter, no mínimo, mestrado ou doutorado.

Nos Centros Universitários vemos uma semelhança com as Universidades, eles podem criar os próprios cursos sozinhos, mas não são obrigados a oferecer material e subsídios relativos a atividades extras e pesquisas de extensão.

Quais os cursos que englobam essa modalidade?

Dentro do grau superior, não há somente uma modalidade de curso, e sim três modalidades que podem ser feitas por qualquer pessoa que tenha terminado o ensino médio e obtenha nível de proficiência suficiente ao ingresso na instituição que deseja.

As três modalidades de graduação são:

  • Bacharelado
  • Tecnólogo
  • Licenciatura

Todas as três têm características próprias, e não devem ser confundidas. Quem se forma em uma modalidade tem oportunidade de trabalho diferente de quem se forma em outra.

Agora, se você fizer uma e quiser fazer outra diferente, você pode! Um exemplo seria se você tivesse se formado em Bacharelado em Matemática (que te permite ser um Matemático) e depois escolheu fazer também Licenciatura em Matemática (que te fará um professor na área).

O que é bacharelado?

O Bacharelado é a modalidade de curso que permite a quem se forma nela a oportunidade de ter conhecimentos bem amplificados na área desejada. É a forma de graduação mais comum atualmente.

Um dos motivos que levam muitas pessoas a escolherem ela na hora de fazer o Ensino Superior é que eles podem escolher entre diversas formas de atuação depois de formados, já que o estudo é muito abrangente e possibilita isso.

Um exemplo seriam os profissionais de Administração, que podem atuar em Marketing, Gestão ou Recursos Humanos sem nenhuma complicação.

O que é tecnólogo?

O curso Tecnólogo é aquele que se foca na profissão, que leva o aluno a entender e aprimorar as técnicas que serão desenvolvidas na hora de exercer a função trabalhista.

Eles são bem parecidos com os Técnicos, mas são de grau Superior. Quem se forma neles pode exercer apenas a profissão que escolheu e que intitula o curso.

É indicado para quem já está trabalhando ou para quem tem certeza do que quer trabalhar.

O que é licenciatura?

A Licenciatura é a modalidade destinada à quem está querendo ser professor ou docente, seus conteúdos são bem específicos e voltados para técnicas de transmissão do que se aprende.

Quais os tipos de ensino?

Atualmente, com o advento das novas tecnologias ficou bem mais fácil ter o Ensino Superior no currículo sem tanto esforço.

Dentre os tipos de ensino oferecidos hoje em dia, estão:

  • Presencial – feito totalmente na Instituição
  • Semipresencial – parte à distância e parte presencial
  • À distância – feito totalmente à distância (em casa, por exemplo)

Como faço para ingressar nas instituições de ensino de forma gratuita?

Hoje em dia, o Governo oferece muitas oportunidades como programas bem conhecidos (PROUNI, FIES e SISU) para quem está precisando de uma bolsa em uma Instituição Pública ou Privada, seja ela integral ou parcial. Todos eles por ingresso pela nota do ENEM.

Além disso, existem muitos projetos e plataformas que disponibilizam bolsas de estudos espalhados pela internet, e muitas Instituições já fazem isso por conta própria.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.